Questões de Estatística da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Considerando que, de acordo com Marshall, os fatores de risco podem ser compreendidos em termos de suas distribuições de probabilidade ao longo de um horizonte de tempo, com modelos muito diferentes sendo úteis conforme a situação seja de curto ou longo prazo, julgue os itens de 101 a 107, acerca de modelos e métodos analíticos.

A probabilidade de um sistema funcionar sem falhas durante um período de tempo (t) é dada pela soma contínua (integral) da probabilidade de falha p(t) ao longo de todo o tempo possível até o tempo t. O índice de falhas pode ser definido como o coeficiente da probabilidade de o evento ocorrer durante um período de tempo particular dividido pela confiabilidade do sistema nesse tempo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao levantamento referido no texto, considere a situação hipotética a seguir.

        Um analista deseja testar a hipótese nula — H0 — de que o tempo T, referido no texto, segue uma distribuição exponencial. Sob essa hipótese, os percentuais acumulados esperados são aproximadamente iguais a 22%, 39% e 78%, respectivamente, para os intervalos de classe T  0,5 ano, T  1 ano e T  3 anos.

 A partir dessas informações, julgue os itens subseqüentes.

Os testes de aderência de Shapiro-Wilk, de Lilliefors e de Cramer-Von Mises são adequados para se testar H0 .

  • C. Certo
  • E. Errado

                 Não é só pela proximidade da cadeia pública que é difícil ser criança e adolescente em Planaltina de Goiás. A cidade tem um dos mais baixos índices de desenvolvimento humano (IDH) do estado de Goiás, com 0,723 — o que coloca o município na posição 163.º entre os 243 municípios do estado. Um dos pontos que rebaixam o local no parâmetro de direitos humanos é a baixa oferta e qualidade do ensino. De acordo com o IBGE, dos 75 mil habitantes de Planaltina de Goiás, 27 mil estão em idade escolar. No entanto, o número de matrículas na rede pública e particular para os ensinos infantil, fundamental e médio não passa das 23 mil vagas, ou seja, 4 mil crianças, entre meninas e meninos, ficam fora da escola. 

                                                                  Correio Braziliense (com adaptações).

 Com base no texto acima, julgue os próximos itens.

O IDH é um indicador proposto e mantido pelo IBGE para monitorar a qualidade de vida da população brasileira.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao assunto abordado no fragmento do texto acima, julgue os próximos itens.

A simulação de Monte Carlo é considerada uma simulação estática, uma vez que simplesmente repete, de forma aleatória, o mesmo tipo de experimento diversas vezes.

  • C. Certo
  • E. Errado

O teste t é um teste não-tendencioso uniformemente mais poderoso (uniformly most powerful unbiased).

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da tabela acima que mostra as notas de uma amostra de 10 alunos em provas de matemática e física, julgue os próximos itens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nessas informações e considerando que o valor 100 é representado nesses diagramas como 10|0, julgue os itens que se seguem.

Suponha que a regressão linear simples da variável Y em X resulte no modelo ajustado por mínimos quadrados ordinários Y = aX + b + e, em que b representa a estimativa do intercepto. Nessa situação, o coeficiente b foi superior a 40 e inferior a 45.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao assunto abordado no fragmento do texto acima, julgue os próximos itens.

Rodadas de simulação resultam em estimativas de medidas do desempenho do sistema. Uma vez que os processos de entrada e de saída de uma simulação são variáveis aleatórias, as estimativas dessas medidas não estão sujeitas a erro amostral.

  • C. Certo
  • E. Errado

A estatística do teste t é equivalente ao teste da razão de verossimilhança.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Embora o texto afirme que a pesquisa contraria a tese de que a escola pública é ruim, não se pode afirmar que a maioria dos pais de filhos de escola pública a consideram como boa ou ruim. Quando o universo se restringe às escolas públicas, a aprovação é aleatória: 50% dos pais as consideram como boas ou ótimas e 50% as consideram como ruins ou péssimas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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