Lista completa de Questões de Ética para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Não têm a obrigação de constituir as comissões de ética previstas no Decreto nº 1.171/1994 (Código de Conduta do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal):
as autarquias federais.
as empresas públicas federais.
as sociedades de economia mista.
os órgãos do Poder Judiciário.
os órgãos e entidades que exerçam atribuições delegadas pelo poder público.
As comissões de ética previstas no Código de Conduta do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal
não podem instaurar, de ofício, processo destinado a apurar infração de natureza ética, cometida por servidor do órgão ou entidade a que pertençam.
podem conhecer de representação, formulada por entidade associativa regularmente constituída, contra servidor público, por violação a norma éticoprofissional.
não podem conhecer de representação formulada contra o órgão ou entidade a que pertençam, porque a representação tem de ser feita contra servidor.
não têm por função conhecer de consulta sobre norma ético-profissional.
têm competência para aplicar a pena de advertência.
As decisões das comissões de ética previstas no Código de Conduta do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal
Estão corretos os itens:I, II e III
II, III e IV
I, III e IV
I, II e IV
I, II, III e IV
Para os fins do Código de Conduta do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, entende-se por servidor público:
Estão corretos os itens:I, II, III e IV
II, III e IV
I, III e IV
I, II e IV
I, II e III
As infrações de natureza ética apuradas pelas comissões de ética previstas no Código de Conduta do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal
não podem ser informadas a outros órgãos encarregados de apuração de infração disciplinar ou criminal, mesmo que sejam de natureza grave.
devem ficar restritas ao âmbito da própria comissão, sob pena de configurar um bis in idem.
devem ser informadas ao órgão encarregado da execução do quadro de carreira do servidor infrator, para o efeito de instruir e fundamentar promoções.
não podem ser sancionadas com a pena de censura ética se o processo de apuração não tiver observado o contraditório e a ampla defesa, com todos os meios de prova assegurados em direito, inclusive testemunhal e pericial.
não podem ser objeto de qualquer recurso.
São regras de conduta que devem ser observadas pelas autoridades submetidas ao Código de Conduta da Alta Administração Federal:
Estão corretos os itens:I, III e IV
II, III e IV
I, II e III
I, II e IV
I, II, III e IV
Ética - Ética na Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Sávio, servidor público há 10 anos, é gerente intermediário de um órgão do ramo de desenvolvimento tecnológico. Ele tem competência técnica e interpessoal e está sempre se atualizando acerca das inovações na sua área de atuação. Além disso, sabe reconhecer o bom trabalho de seus colaboradores, cujas opiniões acata. Marta, chefe de Sávio, é uma profissional de grande competência técnica. Ela enfatiza os aspectos práticos do trabalho, mas deixa a desejar em relação à competência interpessoal. Sávio sempre relevou essa dificuldade de Marta, justificando, às vezes, como originário de sua sobrecarga de trabalho o comportamento de autoritarismo, descortesia e desrespeito que ela dirige aos empregados hierarquicamente inferiores. Porém, em certa ocasião, Marta apresentou a seus superiores uma idéia de inovação no trabalho, de autoria de Sávio, como se fosse sua. Isso fez que Sávio se sentisse injustiçado e decidisse tomar providências. Assim, ele comunicou aos superiores os fatos relativos ao comportamento inadequado de Marta com relação a esse episódio e aos maus tratos dispensados aos empregados.
Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os itens a seguir, relativos a ética, postura profissional, liderança e relacionamento interpessoal.
A liderança exercida por Sávio segue o modelo de gerência participativa.
Relativamente às autoridades submetidas ao Código de Conduta da Alta Administração Federal:
Estão corretos os itens:I, II e III
II, III e IV
I, III e IV
I, II e IV
I, II, III e IV
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca da ética no serviço público, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Maria das Graças, no exercício de cargo de gerência pública distrital, atenta às ordens de seus superiores, dá pronto atendimento a elas, mesmo tendo de estabelecer prazos inexeqüíveis para a execução das tarefas, impondo sobrecarga de trabalho a sua equipe. Nessa situação, Maria das Graças cumpre com ética o desempenho da função pública.
É finalidade da quarentena estabelecida na Medida Provisória nº 2.225-45
garantir uma remuneração adequada à autoridade, após deixar o cargo.
proporcionar à autoridade tempo para buscar uma nova atividade, sem influência política.
impedir que a autoridade possa exercer cargo bem remunerado na iniciativa privada, após deixar o cargo público.
impedir o exercício de cargo de administração em órgão ou entidade da Administração Pública Federal.
impedir o uso de informação privilegiada e o tráfico de influência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...