Lista completa de Questões de Ética para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sávio, servidor público há 10 anos, é gerente intermediário de um órgão do ramo de desenvolvimento tecnológico. Ele tem competência técnica e interpessoal e está sempre se atualizando acerca das inovações na sua área de atuação. Além disso, sabe reconhecer o bom trabalho de seus colaboradores, cujas opiniões acata. Marta, chefe de Sávio, é uma profissional de grande competência técnica. Ela enfatiza os aspectos práticos do trabalho, mas deixa a desejar em relação à competência interpessoal. Sávio sempre relevou essa dificuldade de Marta, justificando, às vezes, como originário de sua sobrecarga de trabalho o comportamento de autoritarismo, descortesia e desrespeito que ela dirige aos empregados hierarquicamente inferiores. Porém, em certa ocasião, Marta apresentou a seus superiores uma idéia de inovação no trabalho, de autoria de Sávio, como se fosse sua. Isso fez que Sávio se sentisse injustiçado e decidisse tomar providências. Assim, ele comunicou aos superiores os fatos relativos ao comportamento inadequado de Marta com relação a esse episódio e aos maus tratos dispensados aos empregados.
Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os itens a seguir, relativos a ética, postura profissional, liderança e relacionamento interpessoal.
Marta é uma gerente cuja liderança exercida é orientada para o empregado.
Sávio, servidor público há 10 anos, é gerente intermediário de um órgão do ramo de desenvolvimento tecnológico. Ele tem competência técnica e interpessoal e está sempre se atualizando acerca das inovações na sua área de atuação. Além disso, sabe reconhecer o bom trabalho de seus colaboradores, cujas opiniões acata. Marta, chefe de Sávio, é uma profissional de grande competência técnica. Ela enfatiza os aspectos práticos do trabalho, mas deixa a desejar em relação à competência interpessoal. Sávio sempre relevou essa dificuldade de Marta, justificando, às vezes, como originário de sua sobrecarga de trabalho o comportamento de autoritarismo, descortesia e desrespeito que ela dirige aos empregados hierarquicamente inferiores. Porém, em certa ocasião, Marta apresentou a seus superiores uma idéia de inovação no trabalho, de autoria de Sávio, como se fosse sua. Isso fez que Sávio se sentisse injustiçado e decidisse tomar providências. Assim, ele comunicou aos superiores os fatos relativos ao comportamento inadequado de Marta com relação a esse episódio e aos maus tratos dispensados aos empregados.
Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os itens a seguir, relativos a ética, postura profissional, liderança e relacionamento interpessoal.
Marta e Sávio possuem inteligência emocional na mesma graduação.
Ética no setor público pode ser qualificada como
Estão corretos os itensI, II e III.
I, III e IV.
II, III e V.
I, IV e V.
II, IV e V.
No que se refere a ética profissional, legislação e aspectos relacionados ao exercício profissional, julgue os itens seguintes.
O profissional de engenharia tem o dever de resguardar o sigilo profissional quando do interesse de seu cliente ou empregador, salvo quando há a obrigação legal da divulgação da informação.
No que se refere a ética profissional, legislação e aspectos relacionados ao exercício profissional, julgue os itens seguintes.
A ART define para os efeitos legais os responsáveis técnicos pelo empreendimento de engenharia.
No que se refere a ética profissional, legislação e aspectos relacionados ao exercício profissional, julgue os itens seguintes.
Os direitos de autoria de um plano ou projeto de engenharia são sempre do contratante do plano ou projeto.
Abílio, gerente de um órgão do Poder Judiciário, desempenha diversos papéis em seu trabalho. Ele coordena o setor administrativo, executa atividades técnicas de sua área de formação, gerencia o atendimento do setor e ainda participa da diretoria da associação dos servidores daquele órgão. Abílio é muito religioso, bom pai de família, excelente profissional e mantém bom relacionamento interpessoal no trabalho, tanto no nível vertical quanto no horizontal.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes, relativos à ética e à qualidade de atendimento no serviço público.Por ser fiel a sua religião, que é a mesma da maioria das pessoas que com ele trabalham, Abílio resiste a aceitar a adesão, na associação de servidores do órgão, de empregados que possuam outras crenças religiosas, o que dificulta o acesso dessas pessoas a essa entidade. Esse comportamento de Abílio é compatível com a ética no serviço público, pois previne a ocorrência de conflitos de natureza religiosa na referida associação.
Abílio, gerente de um órgão do Poder Judiciário, desempenha diversos papéis em seu trabalho. Ele coordena o setor administrativo, executa atividades técnicas de sua área de formação, gerencia o atendimento do setor e ainda participa da diretoria da associação dos servidores daquele órgão. Abílio é muito religioso, bom pai de família, excelente profissional e mantém bom relacionamento interpessoal no trabalho, tanto no nível vertical quanto no horizontal.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes, relativos à ética e à qualidade de atendimento no serviço público.Para garantir a prestação de bom atendimento aos clientes de seu setor, Abílio exige que seus colaboradores atendam à clientela rigorosamente conforme os padrões estabelecidos pelo órgão. Agindo dessa maneira, Abílio está sendo intransigente com sua equipe, o que caracteriza conduta antiética.
Abílio, gerente de um órgão do Poder Judiciário, desempenha diversos papéis em seu trabalho. Ele coordena o setor administrativo, executa atividades técnicas de sua área de formação, gerencia o atendimento do setor e ainda participa da diretoria da associação dos servidores daquele órgão. Abílio é muito religioso, bom pai de família, excelente profissional e mantém bom relacionamento interpessoal no trabalho, tanto no nível vertical quanto no horizontal.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes, relativos à ética e à qualidade de atendimento no serviço público.Ao atender seus clientes internos e externos, Abílio evita ser redundante na comunicação. Essa conduta de Abílio é correta, pois a redundância é uma barreira à comunicação eficaz.
Abílio, gerente de um órgão do Poder Judiciário, desempenha diversos papéis em seu trabalho. Ele coordena o setor administrativo, executa atividades técnicas de sua área de formação, gerencia o atendimento do setor e ainda participa da diretoria da associação dos servidores daquele órgão. Abílio é muito religioso, bom pai de família, excelente profissional e mantém bom relacionamento interpessoal no trabalho, tanto no nível vertical quanto no horizontal.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes, relativos à ética e à qualidade de atendimento no serviço público.De acordo com a situação apresentada, Abílio é hábil no relacionamento interpessoal tanto com seus superiores quanto com seus pares. Essa característica de Abílio demonstra que ele tem inteligência emocional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...