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Os atos de improbidade administrativa são considerados:
falta ética
faltas penais
falta disciplinar
faltas éticas, disciplinares e penais
O servidor público deve ser assíduo, sabendo-se que:
não se prevêem situações regulamentares de dispensa
não se prevêem situações regulamentares de dispensa
o comparecimento à repartição em dias alternados é prática corriqueira e legalmente admitida
mesmo no caso de férias, licença ou exoneração, deve aguardar em exercício, até que o substituto assuma a função ou seu superior o dispense
Assinale a situação que não se relaciona com o princípio da impessoalidade, em alguma das suas acepções.
Vedação ao uso da imagem da autoridade para promoção pessoal.
Provimento de cargo público efetivo mediante concurso público.
Anulação de ato cometido com desvio de finalidade.
Verificação da presença do interesse público em todo ato cometido pela Administração Pública.
Obrigação da divulgação pública dos atos oficiais.
O tipo penal referente à cobrança de tributo, ainda que devido, por meio vexatório ou gravoso, não autorizado em lei, denomina-se:
concussão
excesso de exação
prevaricação
condescendência criminosa
confisco abusivo
Os crimes cometidos por agentes públicos contra a ordem tributária, previstos na Seção II do Capítulo I da Lei nº 8.137/90, são apenados com:
detenção
multa
detenção e multa
reclusão e multa
reclusão
A Constituição Federal prevê a concessão de autonomia gerencial, orçamentária e financeira a órgãos e entidades da Administração Pública, mediante contrato de gestão. O comando constitucional não inclui, entre os assuntos da lei que regerá o tema, o seguinte:
o prazo de duração do contrato.
a remuneração do pessoal.
os critérios de avaliação de desempenho.
o montante dos recursos.
a responsabilidade dos dirigentes.
Para efeitos penais, assinale o conceito de funcionário público:
quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública.
quem exerce cargo público efetivo ou em comissão.
todos os servidores dos órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta.
quem exerce qualquer função pública remunerada, independente de seu regime jurídico.
todos aqueles que tenham vínculo com o Poder Público, incluídos os empregados terceirizados.
No Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, Lei nº 8.112/90, a pena de demissão ou destituição de cargo em comissão, não implica a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, sem prejuízo da ação penal cabível, no caso de:
corrupção
aplicação irregular de dinheiros públicos.
lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional.
improbidade administrativa.
crime contra a administração pública.
No âmbito do processo administrativo disciplinar, é possível o afastamento preventivo do servidor, como medida cautelar, de forma que este não venha a influir na apuração da irregularidade.
Este afastamento do exercício do cargo se dará:
por até 60 dias, sem remuneração.
por até 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias, sem prejuízo da remuneração.
por até 60 dias, prorrogáveis por igual prazo, sem prejuízo da remuneração.
por até 30 dias, sem prejuízo da remuneração.
por até 30 dias, prorrogáveis por igual período, sem remuneração.
Quanto ao julgamento do processo administrativo disciplinar, assinale a afirmativa falsa.
Havendo mais de um indiciado e diversidade de sanções, o julgamento caberá à autoridade competente para a imposição da penalidade mais grave.
Tratando-se de servidor do Poder Executivo, a penalidade demissão será aplicada pelo Presidente da República.
A autoridade tem o prazo de vinte dias para proferir a sua decisão, contados do recebimento do processo.
Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora somente poderá anular o processo e determinar o seu reinício.
O julgamento fora do prazo legal não implica nulidade do processo.
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