Questões de Ética

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A representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente, é crime punível com a pena de:

  • A.

    detenção de seis meses a 10 meses e multa.

  • B.

    reclusão de três meses a ano e multa.

  • C.

    detenção de seis meses a dois anos ou multa.

  • D.

    detenção de seis meses a dois anos e multa.

  • E.

    reclusão de seis meses a um ano e multa.

Tratando-se da Portaria MPAS nº 862, de 23 de março de 2001, assinale a afirmativa falsa.

  • A.

    Cabe ao subcomitê de segurança propor diretrizes para a política de controle de acesso lógico aos sistemas informatizados.

  • B.

    O acesso de usuários externos à Previdência Social será limitada a consultas e a informações classificadas como públicas e será autorizado por qualquer servidor efetivo.

  • C.

    A senha de acesso deverá ser trocada mesmo quando houver mero indício de violação.

  • D.

    Os usuários contratados, que estejam prestando serviços ao INSS, terão seus dados cadastrais atualizados a partir de arquivo magnético gerado pela DATAPREV ou entidade contratante.

  • E.

    Cabe à Corregedoria do INSS fiscalizar o cumprimento das normas de utilização dos sistemas pelos gestores e usuários, sob sua supervisão.

Analise a situação abaixo:

  • A.

    Silvio está errado, porque é seu dever zelar pela conservação do patrimônio público.

  • B.

    Silvio é perfeitamente normal, quando se trabalha com prazos muito limitados.

  • C.

    Silvio demonstra sua grande preocupação com o desempenho de suas funções.

  • D.

    Celso está errado, porque ele não deveria alertar o colega sobre o pedido do superior.

  • E.

    Celso demonstra que seu único objetivo é prejudicar seu colega de trabalho.

Considere as seguintes situações de trabalho:

 I. Tratar com cortesia os colegas de trabalho e o público.

II. Promover manifestações de desapreço a colegas de trabalho.

III. Referir-se de forma depreciativa aos superiores ou ao Tribunal.

IV. Guardar sigilo sobre os assuntos de trabalho.

São atitudes éticas as que constam APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e III

  • E.

    III e IV.

Analise a situação que ocorreu durante o expediente do Tribunal.

  • A.

    é importante manter o espírito de solidariedade com os colegas do Tribunal.

  • B.

    Ana e Pedro estão errados porque é proibido exercer comércio no Tribunal.

  • C.

    Ana tem características de liderança que a destacam de Pedro e de Marcos.

  • D.

    Marcos é o único que desempenha suas tarefas com cuidado, rapidez e eficiência.

  • E.

    o ambiente de trabalho fica mais agradável quando as pessoas se relacionam bem e realizam atividades particulares durante o expediente.

Este diálogo foi ouvido no balcão de atendimento ao público do Tribunal.

- Técnico Judiciário: "- Pois não, senhor, em que posso atendê-lo?"

- Usuário: "- Escute aqui meu rapaz: tenho pressa em resolver esse processo. Se você me ajudar eu te prometo uma boa 'caixinha' ... O que você me diz disso?"

- Técnico Judiciário .....

Analisando a situação, a melhor resposta do Técnico seria:

  • A.

    ""Olhe aqui senhor: retire-se ou vou chamar a polícia!""

  • B.

    ""Que tal irmos conversar lá fora?""

  • C.

    ""Vou chamar meu superior para ver o que podemos fazer pelo senhor.""

  • D.

    ""Não sei não... Será que eu posso receber caixinha?""

  • E.

    ""O senhor não sabe que é proibido receber propina em meu trabalho?""

Analise a situação apresentada.

É correto concluir que Denise

  • A.

    cometeu ato proibido ao ausentar-se do serviço durante o expediente e deixou de cumprir o dever de atender o público com urbanidade.

  • B.

    deixou de cumprir seus deveres ao exercer outras atividades no horário de expediente e de tratar seus colegas com cortesia.

  • C.

    cometeu ato proibido ao valer-se do cargo para lograr proveito próprio e deixou de cumprir o dever de ser assídua e pontual ao serviço.

  • D.

    cometeu dois atos proibidos, ao ausentar-se do serviço durante o expediente e entregar à pessoa estranha desempenho de suas tarefas.

  • E.

    deixou de cumprir o dever de levar ao conhecimento do superior sobre seu compromisso externo e cometeu ato proibido ao coagir colegas para trabalhar.

O sr. Maurício foi chamado para auxiliar na copa, mas não se sente bem, por estar com forte gripe. Durante o trajeto da copa até a sala de reuniões, ocasionalmente espirra sobre a bandeja que carrega. O sr. Maurício deve

  • A.

    retornar à copa e substituir todos os pertences da bandeja.

  • B.

    prosseguir o seu trabalho, verificando, antes, se alguém o observou espirrando.

  • C.

    transferir a bandeja a outro colega para que dê continuidade ao trabalho, enquanto vai ao banheiro.

  • D.

    prosseguir normalmente seu trabalho porque o espirro é algo normal.

  • E.

    retirar do bolso um lenço de papel e limpar a bandeja.

Daniela estava limpando os vidros da sala onde ocorria uma reunião de diretoria, quando escutou que alguns funcionários, seus conhecidos, seriam demitidos. Daniela, mantendo seu comportamento profissional, deve

  • A.

    desculpar-se e sair rapidamente da sala para contar a novidade aos colegas.

  • B.

    sair sorrateiramente da sala e avisar aos seus conhecidos sobre a demissão.

  • C.

    aguardar o fim da reunião e procurar sua chefia para defender a permanência dos amigos.

  • D.

    mobilizar uma greve em solidariedade aos seus colegas.

  • E.

    continuar seu serviço e guardar sigilo sobre o assunto.

É sexta-feira e Camila tem conhecimento de que seus chefes diretos foram viajar. Tendo em vista que em sua casa há alguns problemas pessoais a serem resolvidos, ela deve

  • A.

    sair mais cedo e deixar seu cartão de ponto com outro colega.

  • B.

    realizar seu trabalho rapidamente, porque sabe que não será fiscalizada, e sair mais cedo.

  • C.

    cumprir seu horário de trabalho e realizar as tarefas com o mesmo cuidado de sempre.

  • D.

    pedir a outro colega que a substitua nas tarefas, enquanto se ausenta do serviço para resolver seus problemas.

  • E.

    aproveitar a oportunidade e tentar resolver alguns de seus problemas por telefone, na sala da chefia.

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