Questões sobre Ética na Administração Pública

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Acerca de ética e conduta pública, julgue os itens a seguir.

Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício ocasiona prejuízo ao erário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de ética e conduta pública, julgue os itens a seguir.

Efetivar procedimentos de incentivo e incremento ao desempenho institucional na gestão da ética pública do país é função do sistema de gestão da ética do Poder Executivo federal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de ética e conduta pública, julgue os itens a seguir.

A Comissão de Ética Pública atua como instância consultiva da Presidência da República e dos ministros de Estado em matéria de ética pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de ética e conduta pública, julgue os itens a seguir.

A moralidade da administração pública norteia-se pela distinção entre o bem e o mal e pela noção de que sua finalidade é o bem comum.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a ética no serviço público, assinale a opção correta.

  • A.

    O servidor público deve demonstrar cortesia em situações de atendimento ao público, com destaque para aquelas pessoas com quem já tenha familiaridade.

  • B.

    A dignidade é o principal valor que norteia a ética do servidor público.

  • C.

    Com relação à administração pública, a moralidade limita-se à distinção entre o bem e o mal.

  • D.

    Espera-se que o servidor público sempre atue com respeito à hierarquia.

  • E.

    A boa vontade deve estar sempre presente no comportamento do servidor público em quaisquer situações e em qualquer tempo de seu cotidiano.

Em sua atuação profissional, o servidor público deve

  • A.

    prestar informações sigilosas à sociedade, visto que toda pessoa tem direito à verdade.

  • B.

    colaborar com seus colegas apenas quando solicitado.

  • C.

    realizar suas atividades com afinco e resolutividade.

  • D.

    realizar suas atividades com rapidez, mesmo que ocorram algumas imperfeições ou erros.

  • E.

    abster-se de exercer sua função em situações de insegurança profissional.

Assinale a alternativa correta. Para um bom atendimento ao público, exige-se que o servidor, ao atender ao telefone:

I. Ponha um sorriso na sua voz.

II. Identifique-se.

III. Use o nome do cliente com freqüência.

IV. Agradeça.

V. Preocupe-se em saber sobre a família do cliente e sobre sua vida pessoal.

  • A.

    Apenas os itens I, III e V estão corretos.

  • B.

    Apenas os itens I e IV estão incorretos.

  • C.

    Apenas os itens I, II, III e IV estão corretos.

  • D.

    Apenas os itens III, IV e V estão corretos.

  • E.

    Apenas os itens II e III estão corretos.

Pode-se pressupor que um servidor público que consegue agir de forma ética é aquele que aprendeu a diferenciar

  • A.

    o que é vantajoso do que não é vantajoso.

  • B.

    a honestidade da desonestidade.

  • C.

    o que traz lucro daquilo que não traz lucro.

  • D.

    o que é bom para a imagem daquilo que não é bom para a imagem.

A respeito de ética no serviço público, julgue os itens a seguir. A ética pública dedica-se aos problemas coletivos de servidores e administradores públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de ética no serviço público, julgue os itens a seguir. Chefe de seção de repartição pública que oriente seu subordinado direto a apresentar-se no trabalho com vestimentas apropriadas comete falta ética, pois desrespeita a liberdade individual do subordinado.

  • C. Certo
  • E. Errado
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