Questões sobre Ética na Administração Pública

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Com relação à ética no serviço público, julgue os itens a seguir.

Adota conduta ética, no exercício de seu cargo, o servidor público que preserva seus valores pessoais bem como os da organização onde atua.

  • C. Certo
  • E. Errado

Suponha que um funcionário de uma empresa financeira pública pretenda que os clientes vinculados à sua carteira contribuam para a empresa de um parente em dificuldades financeiras, afirmando que tal prática é permitida pela empresa na qual trabalha.

Sob a perspectiva do Código de Ética da CEF, sabe-se que

  • A.

    a CEF, em ocasiões especiais, admite que os parceiros comerciais sejam instados a auxiliar financeiramente seus empregados.

  • B.

    as empresas vinculadas a empregados da CEF têm preferência nos serviços prestados às agências.

  • C.

    as solicitações de auxílio financeiro são vedadas aos trabalhadores da CEF.

  • D.

    os parentes dos empregados da CEF devem ter preferência nos empréstimos gerados pela instituição financeira.

  • E.

    os parentes e empregados têm preferência nos empréstimos, no caso de os recursos serem próprios.

Determinados funcionários da agência W realizam campanha para discriminar o recolhimento de lixo, observada a sua espécie, para programa de reciclagem.

Nos temos do Código de Ética da CEF, tal projeto é

  • A.

    irrelevante, uma vez que o ambiente não tem ligação com o programa de ética da empresa.

  • B.

    relevante para a sociedade, no entanto, fora dos parâmetros gerenciais adotados por instituições financeiras, incluída a CEF.

  • C.

    realização de um dos valores perseguidos pelo Código de Ética empresarial adotado pela empresa.

  • D.

    plano a ser adotado no futuro após ampla discussão sobre o tema em assembleias de funcionários.

  • E.

    considerado iniciativa individual, sem qualquer vínculo com a empresa, mas admitida como bom empreendimento.

Joana é funcionária pública federal e ocupa o cargo de secretária. Seu atual superior hierárquico faz uso de expressões impróprias no trato com estagiárias, além de espalhar rumores de conteúdo ofensivo às mulheres. De acordo com as diretrizes do Sistema de Ética Pública e com o Código de Ética da Caixa, a melhor atitude que Joana pode tomar é

  • A.

    denunciar publicamente seu chefe para garantir que não sofrerá represálias, visto que o Código de Ética da Caixa garante a proteção do denunciante, desde que a denúncia seja pública.

  • B.

    denunciar seu chefe aos órgãos judiciários competentes, mesmo que venha a sofrer represálias por prejudicar a imagem do órgão público.

  • C.

    denunciar seu chefe ao Conselho de Ética do respectivo órgão sem temer sofrer represálias, visto que está protegida pelo Código de Ética.

  • D.

    ignorar a situação, visto que as atitudes de seu chefe não são passíveis de punição, por tratar-se de expressão da cultura brasileira.

  • E.

    solicitar transferência de função para se livrar do dilema ético e evitar prejudicar a imagem dos dirigentes do órgão público.

No que se refere à ética no serviço público, julgue os próximos itens.

Considera-se ético o administrador que gerencia o bem público com eficiência, eficácia, moralidade e responsabilidade social.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à ética no serviço público, julgue os próximos itens.

Em todas as situações, devem-se obedecer os princípios da publicidade e da transparência do ato administrativo, a fim de se garantir a eficácia e a moralidade do Estado brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para uma boa comunicação entre servidores e público atendido, é necessário:

  • A.

    Dependendo de quem for, não atender.

  • B.

    Atender bem, independentemente do estado de humor.

  • C.

    Tratar as pessoas de acordo com a aparência que apresentarem.

  • D.

    Conversar normalmente com o público, utilizando gírias e vícios de linguagem.

  • E.

    Procurar repetir ironicamente perguntas mal entendidas.

Relacione a coluna B de acordo com a coluna A e assinale a alternativa correta. Com relação às atitudes do servidor que podem influenciar no atendimento ao público:

COLUNA A

1. Apatia.

2. Desdém.

3. Frieza.

COLUNA B

( ) Tratamento distante, sem envolvimento.

( ) Demonstração de indiferença.

( ) Atendente dirige-se ao usuário com tom de superioridade.

  • A.

    3, 1, 2.

  • B.

    2, 3, 1.

  • C.

    3, 2, 1.

  • D.

    2, 1, 3.

  • E.

    1, 3, 2.

Julgue os próximos itens, relativos à ética no serviço público.

As faltas de servidor público ao trabalho, independentemente dos motivos, são fatores de desmoralização do serviço público e da administração pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à ética no serviço público.

Aspectos humanos como estrutura cognitiva e personalidade são variáveis que influenciam a conduta ética na administração pública.

  • C. Certo
  • E. Errado
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