Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Formulações farmacêuticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Considere que seja concedida a patente de uma emulsão cosmética que contenha saponinas microencapsuladas de origem vegetal, tendo sido o pH da formulação ajustado em 5,0. Com base nessa hipótese, julgue os próximos itens, relativos aos aspectos farmacognósticos da emulsão. Na formulação apresentada, a microencapsulação impede que a saponina exerça a função de agente emulgente.
Considere que seja concedida a patente de uma emulsão cosmética que contenha saponinas microencapsuladas de origem vegetal, tendo sido o pH da formulação ajustado em 5,0. Com base nessa hipótese, julgue os próximos itens, relativos aos aspectos farmacognósticos da emulsão. A matéria-prima do cosmético apresentado contém sapogeninas, composto heterosídeo que pode ser identificado pela formação de espuma abundante e persistente mediante agitação vigorosa em água.
Considere que seja concedida a patente de uma emulsão cosmética que contenha saponinas microencapsuladas de origem vegetal, tendo sido o pH da formulação ajustado em 5,0. Com base nessa hipótese, julgue os próximos itens, relativos aos aspectos farmacognósticos da emulsão. A microencapsulação da saponina protege-a da hidrólise ácida, evitando a divisão da molécula nas porções esteroídica e triterpênica.
Considere que, em determinado fungicida natural à base de óleos essenciais presentes na fase oleosa de uma emulsão concebida para a aplicação em lavouras, tenha sido constatada a presença de compostos terpenoides e não terpenoides, conforme as estruturas químicas representadas nas figuras acima. Em face dessa hipótese, julgue os itens subsequentes, acerca dos aspectos farmacognósticos a ela relacionados e da classificação dos terpenoides de acordo com o número de unidades isoprênicas.
Os compostos químicos presentes nesse fungicida são substâncias voláteis, lipofílicas, funcionalizadas e solúveis em solventes orgânicos.Considere que, em determinado fungicida natural à base de óleos essenciais presentes na fase oleosa de uma emulsão concebida para a aplicação em lavouras, tenha sido constatada a presença de compostos terpenoides e não terpenoides, conforme as estruturas químicas representadas nas figuras acima. Em face dessa hipótese, julgue os itens subsequentes, acerca dos aspectos farmacognósticos a ela relacionados e da classificação dos terpenoides de acordo com o número de unidades isoprênicas.
Os compostos A e B podem ser classificados, de acordo com suas funções químicas, como álcool e aldeído, respectivamente.Considere que, em determinado fungicida natural à base de óleos essenciais presentes na fase oleosa de uma emulsão concebida para a aplicação em lavouras, tenha sido constatada a presença de compostos terpenoides e não terpenoides, conforme as estruturas químicas representadas nas figuras acima. Em face dessa hipótese, julgue os itens subsequentes, acerca dos aspectos farmacognósticos a ela relacionados e da classificação dos terpenoides de acordo com o número de unidades isoprênicas.
Os compostos químicos A, B e D são terpenoides classificados, de acordo com o número de unidades isoprênicas, como monoterpenos.Considere que, em determinado fungicida natural à base de óleos essenciais presentes na fase oleosa de uma emulsão concebida para a aplicação em lavouras, tenha sido constatada a presença de compostos terpenoides e não terpenoides, conforme as estruturas químicas representadas nas figuras acima. Em face dessa hipótese, julgue os itens subsequentes, acerca dos aspectos farmacognósticos a ela relacionados e da classificação dos terpenoides de acordo com o número de unidades isoprênicas.
O composto E é um terpenoide classificado como triterpeno, pois apresenta três unidades isoprênicas.Considere que, em determinado fungicida natural à base de óleos essenciais presentes na fase oleosa de uma emulsão concebida para a aplicação em lavouras, tenha sido constatada a presença de compostos terpenoides e não terpenoides, conforme as estruturas químicas representadas nas figuras acima. Em face dessa hipótese, julgue os itens subsequentes, acerca dos aspectos farmacognósticos a ela relacionados e da classificação dos terpenoides de acordo com o número de unidades isoprênicas.
Os óleos essenciais, componentes bioativos da emulsão fungicida apresentada, são geralmente menos densos que a água à temperatura ambiente.Considerando que, em um estudo realizado com extratos hidroalcoólicos de diferentes vegetais, que apresentavam no mínimo 2% de taninos totais, tenha-se observado ação farmacológica importante para o tratamento de gastrite, úlcera e também para o combate ao Helicobacter pylori, julgue os itens a seguir, relativos às propriedades químicas e farmacodinâmicas dos taninos. O teor mínimo de taninos necessários para a atividade dos extratos apresentados nesse estudo seria prejudicado caso fossem utilizados solventes de polaridade elevada no processo de extração, visto que os taninos são compostos orgânicos solúveis em solventes de baixa polaridade, como o clorofórmio.
Considerando que, em um estudo realizado com extratos hidroalcoólicos de diferentes vegetais, que apresentavam no mínimo 2% de taninos totais, tenha-se observado ação farmacológica importante para o tratamento de gastrite, úlcera e também para o combate ao Helicobacter pylori, julgue os itens a seguir, relativos às propriedades químicas e farmacodinâmicas dos taninos. As ações anti-inflamatórias, antiulcerogênicas e antimicrobianas relatadas podem ser explicadas pela capacidade de os taninos reagirem com proteínas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...