Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. Uma das formas de atuação da metildopa como antagonista dos receptores adrenérgicos é a ativação dos mecanismos de retroalimentação autoinibitória que os receptores do tipo beta-2-adrenérgicos exercem nos neurônios pré-sinápticos.
Quimioterapia é o termo utilizado para descrever tanto os fármacos que são seletivamente tóxicos para os microrganismos invasores como os fármacos que têm como alvo os tumores. Considerando os aspectos relacionados aos fármacos utilizados no tratamento do câncer, que é a segunda causa de mortalidade no Brasil, julgue os itens que se seguem. O tamoxifeno é um agonista dos estrógenos endógenos que, após a sua ligação com os receptores de estrógenos, inibe a transcrição de genes estrógeno-responsivos.
Quimioterapia é o termo utilizado para descrever tanto os fármacos que são seletivamente tóxicos para os microrganismos invasores como os fármacos que têm como alvo os tumores. Considerando os aspectos relacionados aos fármacos utilizados no tratamento do câncer, que é a segunda causa de mortalidade no Brasil, julgue os itens que se seguem. O rituximabe é um anticorpo monoclonal quimérico capaz de se ligar à molécula CD20 na superfície dos linfócitos B, induzindo sua destruição por lise mediada pelo sistema complemento ou por citotoxicidade celular mediada por anticorpos.
Quimioterapia é o termo utilizado para descrever tanto os fármacos que são seletivamente tóxicos para os microrganismos invasores como os fármacos que têm como alvo os tumores. Considerando os aspectos relacionados aos fármacos utilizados no tratamento do câncer, que é a segunda causa de mortalidade no Brasil, julgue os itens que se seguem. A bleomicina é um antibiótico glicopeptídico capaz de quelar metais e causar a degradação do DNA pré-formado. Seu principal efeito adverso é a fibrose pulmonar.
Quimioterapia é o termo utilizado para descrever tanto os fármacos que são seletivamente tóxicos para os microrganismos invasores como os fármacos que têm como alvo os tumores. Considerando os aspectos relacionados aos fármacos utilizados no tratamento do câncer, que é a segunda causa de mortalidade no Brasil, julgue os itens que se seguem. Os alcaloides da vinca são capazes de inibir a polimerização da tubulina, impedindo que sejam formados os fusos nas células. Essas células param o seu processo de mitose na fase da prófase.
Quimioterapia é o termo utilizado para descrever tanto os fármacos que são seletivamente tóxicos para os microrganismos invasores como os fármacos que têm como alvo os tumores. Considerando os aspectos relacionados aos fármacos utilizados no tratamento do câncer, que é a segunda causa de mortalidade no Brasil, julgue os itens que se seguem. A cisplatina é uma molécula neutra e plana, que perde os seus átomos de cloro e se torna reativa, podendo então ligar-se covalentemente a macromoléculas como o DNA, formando uma ligação covalente principalmente entre as posições N-7 e O-6 de guanina.
Em 2003, havia aproximadamente oitenta antibióticos, nove antifúngicos e dezesseis antivirais à disposição no Brasil para o tratamento de doenças infecciosas hospitalares. Em contrapartida, as bactérias adquiriram resistência aos novos antibióticos, de forma proporcional à quantidade desses agentes anti-infecciosos utilizados na prática hospitalar. Em conformidade com essas informações, julgue os próximos itens. As sulfonamidas, como a trimetoprima, interferem na síntese do folato, inibindo o metabolismo das bactérias. Por essa razão é considerada uma droga bacteriostática.
Em 2003, havia aproximadamente oitenta antibióticos, nove antifúngicos e dezesseis antivirais à disposição no Brasil para o tratamento de doenças infecciosas hospitalares. Em contrapartida, as bactérias adquiriram resistência aos novos antibióticos, de forma proporcional à quantidade desses agentes anti-infecciosos utilizados na prática hospitalar. Em conformidade com essas informações, julgue os próximos itens. A penicilina é um antibiótico cujo efeito bactericida principal é decorrente da inibição da enzima de transpeptidação que faz a ligação cruzada das cadeias peptídicas conectadas ao esqueleto do peptideoglicano.
Em 2003, havia aproximadamente oitenta antibióticos, nove antifúngicos e dezesseis antivirais à disposição no Brasil para o tratamento de doenças infecciosas hospitalares. Em contrapartida, as bactérias adquiriram resistência aos novos antibióticos, de forma proporcional à quantidade desses agentes anti-infecciosos utilizados na prática hospitalar. Em conformidade com essas informações, julgue os próximos itens. Um dos efeitos adversos observados durante a utilização do cloranfenicol é a depressão severa da medula óssea, causando uma pancitopenia no paciente.
Em 2003, havia aproximadamente oitenta antibióticos, nove antifúngicos e dezesseis antivirais à disposição no Brasil para o tratamento de doenças infecciosas hospitalares. Em contrapartida, as bactérias adquiriram resistência aos novos antibióticos, de forma proporcional à quantidade desses agentes anti-infecciosos utilizados na prática hospitalar. Em conformidade com essas informações, julgue os próximos itens. A rifampicina, fármaco utilizado no tratamento tanto da tuberculose como da hanseníase, inibe a síntese proteica bacteriana, atuando principalmente sobre microrganismos anaeróbicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...