Questões de Farmácia do ano 2020

Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao Registro e submissão de Notificações de Segurança de Casos Individuais, devem ser registradas no banco de dados de Farmacovigilância dos Detentores de Registro de Medicamento as informações de segurança de casos individuais, ainda que não confirmadas, relativas a:

    A) Suspeita de reações adversas a medicamentos, inefetividade terapêutica, total ou parcial, interações medicamentosas, superdose de medicamentos, abuso de medicamentos, erros de medicação, entre outros.

    B) Especial atenção e rigor deve ser dado na elaboração do Plano de Gerenciamento de Risco, como na seguinte situação: novas entidades moleculares sintéticas, semissintéticas e biológicas.

    C) As equipes envolvidas em Farmacovigilância devem ser devidamente treinadas, para que suas funções e responsabilidades sejam adequadamente exercidas.

    D) Todo Detentor de Registro de Medicamento deve dispor de documento com descrição detalhada de seu Sistema de Farmacovigilância, contendo informações quanto à sua estrutura, interfaces, processos de trabalho, responsabilidades e atividades relacionadas ao gerenciamento de risco.

A profissão farmacêutica sofreu grandes transformações ao longo do tempo. Essas transformações foram desencadeadas pelo desenvolvimento e mecanização da indústria farmacêutica. Diante desta condição tecnológica mais avançada, o farmacêutico passou a exercer novas atividades, dentre essas, resultou a aproximação do farmacêutico ao paciente e à equipe de saúde, possibilitando o desenvolvimento de habilidades relacionadas à farmacoterapia. Das afirmativas apresentadas abaixo em relação a Assistência e Atenção farmacêutica, assinale a CORRETA.
I. Assistência Farmacêutica deve ser compreendida como política pública norteadora para a formulação de políticas setoriais, entre as quais destacam-se as políticas de medicamentos, de ciência e tecnologia, de desenvolvimento industrial e de formação de recursos humanos, dentre outras. II. Assistência Farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. III. As ações de Assistência Farmacêutica envolvem aqueles referentes à Atenção Farmacêutica, considerada como um modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica e compreendendo atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e corresponsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. IV. Atenção farmacêutica é a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. V. É um componente da Atenção Farmacêutica e configura um processo no qual o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do usuário relacionadas ao medicamento, por meio da detecção, prevenção e resolução de Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRM).

    A) Todas as afirmativas estão incorretas.

    B) Somente a afirmativa III está incorreta.

    C) Todas as afirmativas estão corretas.

    D) Somente as afirmativas I e III estão incorretas.

Qual das afirmativas apresentadas NÃO está em conformidade com as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares estabelecidas no Código de Ética Farmacêutico.:

    A) Nas infrações éticas e disciplinares serão observadas a tipificação da conduta, a reincidência, a análise do fato e as suas consequências ao exercício profissional e à saúde coletiva, sem prejuízo das sanções de natureza civil ou penal cabíveis.

    B) A dimensão ética farmacêutica é determinada em todos os seus atos, sem qualquer discriminação, pelo benefício ao ser humano, ao meio ambiente e pela responsabilidade social.

    C) As sanções aplicadas serão objeto de registro na ficha individual do farmacêutico, devendo ainda ser comunicadas, no caso de suspensão, ao empregador e ao órgão sanitário competente, além da apreensão da cédula e da carteira profissional.

    D) Às infrações éticas e disciplinares leves devem ser aplicadas as penas de advertência sem publicidade na primeira vez; advertência por inscrito, sem publicidade, com o emprego da palavra “censura” na segunda vez; multa no valor de 1 (um) salário mínimo a 3 (três) salários mínimos regionais, que serão elevados ao dobro no caso de reincidência.

Solução parenteral acondicionada em recipiente de dose única, com a capacidade de 100 ml ou mais:

    A) Solução Parenteral de Grande Volume – SPGV.

    B) Solução Parenteral de Médio Volume – SPMV.

    C) Solução Parenteral – SP.

    D) Solução Parenteral de Pequeno Volume – SPPV.

Qual das afirmativas abaixo NÃO está em conformidade com as Boas Práticas de Armazenamento de medicamentos:

    A) As áreas de armazenagem devem ser dotadas de equipamentos e instrumentos necessários ao controle e ao monitoramento da temperatura e umidade requeridas.

    B) As áreas destinadas à manutenção, reparos, calibrações, quando situadas no mesmo ambiente de armazenagem, não devem ser fonte de contaminação microbiológica aos produtos farmacêuticos.

    C) As instalações devem apresentar superfícies lisas, sem rachaduras e sem desprendimento de pó, para facilitar a limpeza e evitar contaminantes.

    D) As instalações devem ser dotadas de iluminação adequada para permitir que todas as operações sejam realizadas com precisão e segurança.

O novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) possuiu transmissão de alto risco individual e moderado risco para a comunidade. Portanto, todos os RESÍDUOS provenientes da assistência a pacientes suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus devem ser enquadrados na categoria A1, conforme Resolução RDC Nº 222/18. Qual das afirmativas abaixo, em relação à Classificação dos Resíduos de Serviços de Saúde NÃO faz parte do subgrupo A1:

    A) Culturas e estoques de micro-organismos; resíduos de fabricação de produtos biológicos, exceto os medicamentos hemoderivados; descarte de vacinas de microrganismos vivos, atenuados ou inativados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de manipulação genética.

    B) Resíduos contendo produtos químicos que apresentam periculosidade à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade, mutagenicidade e quantidade.

    C) Resíduos resultantes da atividade de ensino e pesquisa ou atenção à saúde de indivíduos ou animais, com suspeita ou certeza de contaminação biológica por agentes classe de risco 4, microrganismos com relevância epidemiológica e risco de disseminação ou causador de doença emergente que se torne epidemiologicamente importante ou cujo mecanismo de transmissão seja desconhecido.

    D) Sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos, recipientes e materiais resultantes do processo de assistência à saúde contendo sangue ou líquidos corpóreos na forma livre.

Alprazolam é indicado no tratamento de transtornos de ansiedade, e conforme a Portaria 344/98 é sujeito a notificação de receita:

    A)

    Lista - B1 (Substâncias Psicotrópicas) - Sujeitas a Notificação de Receita “B”.



    B)

    Lista – A3 (Substâncias Psicotrópicas) - Sujeitas a Notificação de Receita “A”.



    C)

    Lista - A2 (Substâncias Entorpecentes) - Sujeitas a notificação de receita “A”.



    D)

    Lista – C1 (Substâncias sujeitas a controle especial) - Sujeitas a Receita de Controle Especial em duas vias.



Nos últimos anos têm surgido várias infecções humanas até então desconhecidas, bem como a reemergência de outras que, ao longo dos anos, haviam sido controladas. O problema das viroses emergentes e reemergentes é complexo, porém pode-se reconhecer que, em sua maioria, essas viroses são desencadeadas por atividades humanas, as quais modificam o meio ambiente, em especial pela pressão demográfica. Por outro lado se reconhece, em nível mundial, uma visível decadência dos sistemas de saúde, fruto da elevada demanda e dos custos crescentes da assistência médica, que vem a absorver grande parte dos recursos, antes destinados às áreas de prevenção e controle de agravos. Diante do surgimento dessas viroses emergentes/reemergentes, ao lado de várias outras doenças não-virais, como a cólera, salmoneloses, leptoespirose, o resurgimento da tuberculose, bem como o surgimento de resistência a drogas de vários agentes bacterianos, formou-se um sentido de alerta e de necessidade de uma avaliação em nível internacional. Diversos grupos levantaram os problemas causados por essas doenças, em particular a Organização Mundial de Saúde e as Nações Unidas com suas estruturas afiliadas, o Instituto Nacional de Saúde, Academias de Ciência de vários países, Instituto Pasteur e seus afiliados no mundo, entre inúmeras outras entidades. [Tem uma fonte abaixo. Corrijo o texto normalmente? Coloco entre aspas duplas?
Fonte: SCHATZMAYR, H. G. Doenças emergentes e reemergentes. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biossegurancahospitalar/dados/material2.htm. Acesso em 11 fev. 2020.
Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo, motivadas pelas discussões sobre o tema abordado, geradas de vários documentos onde se apontam grandes linhas de atuação a serem implementadas no mundo para conter as doenças emergentes/reemergentes:
I - Vigilância: descobrir, investigar rapidamente e acompanhar patógenos emergentes, as doenças que causam e os fatores envolvidos no surgimento do quadro. II - Pesquisa Aplicada: integrar os laboratórios e a epidemiologia para apoio à saúde pública em prol do desenvolvimento de técnicas de diagnósticos eficazes. III - Prevenção e Controle: estimular a comunicação e a circulação de informações sobre as doenças emergentes e assegurar a implementação de estratégias de prevenção. IV - Infraestrutura: fortificar a infraestrutura de saúde pública e rede hospitalar nos níveis local, estadual e federal, para permitir o estabelecimento da vigilância e a implementação dos programas de prevenção e controle.
Constituem medidas necessárias para o controle global das viroses emergentes/reemergentes, as afirmativas:

    A) I, II e III, apenas.

    B) I, II IV, apenas.

    C) I, III e IV, apenas.

    D) I e IV, apenas.

    E) I, II, III e IV.

Os especialistas em desenvolvimento humano alertam sobre a necessidade de o indivíduo saber trabalhar em equipe, sendo essa uma das principais características inerentes ao profissional da saúde. A habilidade de trabalhar em equipe não só é benéfica para o ambiente corporativo, permitindo que tarefas sejam cumpridas com mais rapidez e eficiência, como também estimula o aprimoramento das habilidades de cada profissional. Na área da saúde, o trabalho em equipe permite o alcance de melhores resultados no tratamento do paciente e a redução dos custos.


Analise as assertivas abaixo com relação ao papel do farmacêutico inserido na equipe multidisciplinar.

I - É papel do farmacêutico interagir com o profissional prescritor quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia terapêutica, observando o uso racional dos medicamentos, contribuindo com suas habilidades, competências e conhecimento técnico.

PORQUE

II - Em uma equipe multiprofissional, apesar de se destacar as relações interpessoais e o compartilhamento de responsabilidades, segundo o conjunto de saberes dos diversos profissionais, deve-se prevalecer os saberes do profissional farmacêutico, devido à sua maior competência e habilidade para manejar o tratamento medicamentoso.


A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

    A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

    B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

    C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

    D) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

    E) As asserções I e II são proposições falsas.

Paciente IQA, mulher, 65 anos, obesa (IMC 33 kg/m2 ), portadora de diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão, comparece ao serviço clínico farmacêutico para atendimento levando consigo seus resultados de exames laboratoriais. Resultados: Colesterol total 231 mg/dL (Normal: < 200mg/dL), HDL: 38 mg/dL (Normal: > 40 mg/dL), Triglicerídeos 587 mg/dL (Normal: < 150mg/dL), Glicemia em jejum 159 mg/dL (Normal: < 100mg/dL), HbA1c: 11,8 % (Normal para diabéticos: < 7%), Creatinina 0,8 mg/dL (Normal: < 1,2 mg/dL), Microalbuminúria: 140 mg/24 horas (Normal: < 30mg/24 horas). A partir da análise dos resultados, considere as afirmativas a seguir.


I - É possível afirmar que, nos últimos três meses anteriores à realização dos exames, a glicemia da paciente esteve descontrolada com base nos exames de hemoglobina glicosilada e glicemia em jejum.

II - Correlacionando os resultados dos exames referentes ao perfil lipídico e a microalbuminúria, pode-se verificar a presença de dislipidemia mista e fator preditivo de morbilidade e mortalidade cardiovascular aumentado.

III - O controle da pressão arterial, a orientação nutricional para adesão à dieta equilibrada e a perda de peso constituem-se como medidas necessárias para pormenorizar a resistência à insulina e às suas complicações.

IV - A partir da análise dos dados clínicos e laboratoriais, descarta-se a possibilidade de coexistência de síndrome metabólica e de disfunção das células beta pancreáticas nesta paciente.

V - A hemoglobina glicosilada oferece vantagens para avaliação dos níveis glicêmicos, 3 a 4 meses retrógrados, pois, independe do estado de jejum para a sua avaliação e possui menor variabilidade no dia a dia, sendo uma dosagem indireta da glicemia.


Estão CORRETAS apenas as afirmações:

    A) I, II, IV e V, apenas.

    B) I, II e III, apenas.

    C) I, II, III e V, apenas.

    D) I, III, IV e V, apenas.

    E) I, II, III e IV, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...