Questões de Farmácia do ano 2020

Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a ANVISA, as preparações líquidas contendo álcool, açúcar, glicerol ou propilenoglicol, que, normalmente, apresenta como característica, o sabor do álcool denomina-se:

    A) Solução.

    B) Emulsão.

    C) Elixir.

    D) Suspensão.

    E) Tintura.

De acordo com a ANVISA, Espírito é a forma farmacêutica líquida alcoólica ou hidroalcoólica, contendo princípios aromáticos ou medicamentosos e classificados em simples e compostos. Os espíritos são obtidos pela dissolução de substâncias aromáticas em:

    A) glicerol, geralmente na proporção de 2% (p/v).

    B) glicerol, geralmente na proporção de 5% (p/v).

    C) etanol, geralmente na proporção de 2% (p/v).

    D) etanol, geralmente na proporção de 3,5% (p/v).

    E) etanol, geralmente na proporção de 5% (p/v).

De acordo com a Portaria 344/98, a Notificação de Receita "A" poderá conter no máximo de:

    A) 5 ampolas e para as demais formas farmacêuticas de apresentação, poderá conter a quantidade correspondente no máximo a 30 dias de tratamento.

    B) 5 ampolas e para as demais formas farmacêuticas de apresentação, poderá conter a quantidade correspondente no máximo a 90 dias de tratamento.

    C) 8 ampolas e para as demais formas farmacêuticas de apresentação, poderá conter a quantidade correspondente no máximo a 30 dias de tratamento.

    D) 8 ampolas e para as demais formas farmacêuticas de apresentação, poderá conter a quantidade correspondente no máximo a 90 dias de tratamento.

    E) 10 ampolas e para as demais formas farmacêuticas de apresentação, poderá conter a quantidade correspondente no máximo a 30 dias de tratamento.

De acordo com a Portaria 344/98, as medicações constantes na lista C4 são classificadas como:

    A) Entorpecentes.

    B) Precursoras

    C) Psicotrópicas.

    D) Retinóicas.

    E) Antirretrovirais.

Com base na Portaria 2616/98, a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares – CCIH deverá elaborar, implementar, manter e avaliar programa de controle de infecção hospitalar, adequado às características e necessidades da instituição, contemplando, no mínimo, ações relativas a/à:

    A) aplicação de normas e rotinas técnico-operacionais, visando à prevenção e ao tratamento das infecções hospitalares.

    B) uso racional de antimicrobianos, germicidas e materiais médico-hospitalares.

    C) casos diagnosticados ou suspeitos de outras doenças sob Vigilância epidemiológica (notificação compulsória).

    D) conselhos técnicos, independente da natureza da entidade mantenedora da instituição de saúde.

    E) infraestrutura necessária à correta operacionalização da CCIH.

Uma das contraindicações absolutas para qualquer tipo de suporte nutricional por via enteral ou parenteral a dosagem de Lactato Sérico:

    A) Maior que 1 mmol/L.

    B) Maior que 3 mmol/L.

    C) Menor que 0,4 mmol/L.

    D) Menor que 1 mmol/L.

    E) Menor que 3 mmol/L.

Suspeitas de inefetividade terapêutica (SIT) ocorrem quando medicamentos não apresentam os efeitos que se esperam deles (Anvisa, 2008). Sobre as notificações de suspeita de inefetividade dos fármacos, analise os itens, abaixo:


I - A inefetividade pode ocorrer por redução ou por ausência do efeito esperado. Isso pode ocorrer por problemas com a qualidade do medicamento, interações medicamentosas, uso inadequado, resistência ou tolerância do paciente ao medicamento.


II - As notificações de suspeitas de inefetividade terapêutica são as mais complexas de ser investigadas, pois diversos são os fatores que podem influenciar a efetividade de um medicamento.


III - Na prática, há casos em que não se consegue comprovar a inefetividade do medicamento, já que, na maior parte das vezes, os laudos de controle de qualidade demonstram que o teor de princípio ativo está abaixo dos parâmetros estabelecidos, oficialmente.


Está incorreto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) III, apenas.

    E) I, II e III.

A criptococose é uma doença classificada como micose sistêmica, causada por fungos do gênero Cryptococcus e que, dependendo do caso, pode matar. Sobre a doença e seu agente etiológico, considere a alternativa correta:

    A) O principal reservatório do fungo é a água não tratada, não clorada.

    B) Em pacientes imunocompetentes, observa-se meningoencefalite de forma aguda ou crônica, com dor nos olhos e na cabeça, usualmente sem febre ou com quadro febril pouco expressivo, que evolui para dor de cabeça intensa e presença de sinais mais graves, como estrabismo, paralisia facial e cegueira total ou parcial.

    C) O fungo causador da doença também é encontrado nas fezes de roedores.

    D) A variante C. gattii, de caráter oportunista, representa a principal causa de meningoencefalite e morte em indivíduos com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (aids).

    E) A variante C. neoformans, acomete crianças e jovens sem evidência de imunodepressão aparente, sendo de comportamento endêmico ou focal nas zonas tropicais e subtropicais, especialmente, nas regiões Norte (Amazônia) e Nordeste do Brasil, incluído o semiárido, e, esporadicamente, nas demais regiões brasileiras.

Para formas farmacêuticas administradas oralmente, a ação prolongada do fármaco é alcançada ao afetar a velocidade na qual ele é liberado a partir da forma farmacêutica e/ou tornar mais lento o trânsito da mesma ao longo do trato gastrintestinal. Fonte: Allen-Jr L, Popovich NG, Ansel HC., Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos. Capítulo 9 – Formas farmacêuticas sólidas orais de liberação modificada, 9. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2013.
Associe a coluna da esquerda com a da direita, tendo como parâmetro a tecnologia de liberação prolongada para formas farmacêuticas orais.
TECNOLOGIA DE LIBERAÇÃO PROLONGADA
1. Micropartículas. 2. Sistemas de múltiplos comprimidos. 3. Sistemas matriciais hidrofílicos. 4. Formação de complexos. 5. Bomba osmótica.
CONCEITO
( ) Sistema OROS desenvolvido pela Alza®, em que é composto de um núcleo circundado por uma membrana semipermeável contendo um orifício de 0,4 mm de diâmetro, produzido por laser. O núcleo possui duas camadas, uma contendo o fármaco e outra um agente polimérico (camada propulsora). ( ) A substância ativa é combinada com excipientes em grânulos que lentamente sofrem erosão nos fluidos corporais, liberando de forma progressiva o fármaco para absorção. ( ) Sistema em que o fármaco é incorporado ou revestido por polímeros, formando microesferas ou microcápsulas. ( ) Algumas substâncias ativas, quando quimicamente combinadas com determinados compostos químicos, formam produtos que podem ser pouco solúveis nos fluidos do corpo, dependendo do pH do meio. A velocidade de liberação lenta proporciona a liberação prolongada do fármaco. ( ) Pequenos comprimidos esféricos apresentando de 3 a 4 mm de diâmetro podem ser preparados para apresentarem características diferentes de liberação do fármaco. Eles podem ser colocados em invólucros de gelatina para proporcionar o perfil de liberação desejado.
Marque a alternativa que corresponde à sequência CORRETA da associação.

    A) 5, 3, 1, 4 e 2.

    B) 4, 1, 5, 2 e 3.

    C) 2, 4, 3, 1 e 5.

    D) 5, 3, 1, 2 e 4.

    E) 5, 2, 1, 4 e 3.

Os comprimidos com revestimento entérico têm características de liberação _____________. Eles são desenvolvidos para passarem intactos pelo estômago e alcançarem o intestino, onde se desintegram para permitir a dissolução e absorção e/ou efeito terapêutico do fármaco. Os revestimentos entéricos são empregados quando a substância ativa é destruída_____________, é particularmente irritante à mucosa gástrica ou, ainda, quando a passagem da forma farmacêutica intacta pelo _____________ aumenta substancialmente a absorção intestinal do fármaco. Fonte: Allen-Jr L, Popovich NG, Ansel HC., Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos. Capítulo 8 – Comprimidos, 9. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2013.
Em sequência, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:

    A) sustentada, no intestino, esôfago

    B) prolongada, pela saliva, estômago

    C) retardada, pelo ácido gástrico, intestino

    D) prolongada, pela saliva, intestino

    E) retardada, pelo ácido gástrico, estômago

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...