Questões de Farmácia do ano 2020

Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Pomadas são preparações semissólidas destinadas à aplicação sobre a pele ou mucosas. Sobre as bases que compõem essas formas farmacêuticas, analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A vaselina é uma base hidrofóbica composta por uma mistura purificada de hidrocarbonetos semissólidos derivados do petróleo. ( ) A lanolina é uma base hidrofílica obtida da lã de ovelha, que para ser utilizada como insumo farmacêutico precisa ser purificada, ou seja, limpa, desodorizada e descolorida. ( ) Bases removíveis pela água são emulsões do tipo A/O semelhantes a cremes, que, devido à sua fase externa aquosa, são facilmente retiradas da pele com água.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

    A) F, F e V.

    B) V, F e F.

    C) V, F e V.

    D) F, V e V.

    E) V, V e F.

O método de Equilíbrio Hidrófilo-Lipófilo (EHL) oferece um método sistemático para selecionar misturas de agentes emulsificantes (tensoativos), a fim de produzir emulsões fisicamente estáveis. Fonte: Aulton, M. E. e Taylor, L. M. G. Aulton - Delineamento de formas farmacêuticas. 4 ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, Capítulo 27 – Emulsões e cremes. 2016.
Analise a tabela de tensoativos e valores de EHL
Tensoativo Equilíbrio Hidrófilo-Lipófilo (EHL) Span ® 85 1,8
Span ® 20 8,6 Brij® 98 12,0 Tween ® 80 15,0 Tween ® 20 16,7
Assinale a alternativa CORRETA:

    A) O Span® 85 forma uma emulsão do tipo O/A.

    B) O Tween® 80 forma uma emulsão do tipo A/O.

    C) Uma emulsão formada pela mistura de 80% de Tween® 20 e 20% de Span® 85 forma uma emulsão do tipo O/A.

    D) Para formar uma emulsão com EHL15, podemos utilizar a mistura de Span® 85 e Brij® 98.

    E) Uma emulsão formada pela mistura de 50% de Span® 85 e 50% de Brij® 98 apresenta características hidrofílicas.

A documentação é parte integrante do processo magistral, pois tem a dupla finalidade de orientar cada procedimento, bem como possibilitar a comprovação de todos os atos executados. Dessa forma, permite a rastreabilidade dos processos com o intuito de aprimoramento contínuo. Fonte: Guia prático do farmacêutico magistral / Conselho Federal de Farmácia – Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2017. 16 p.
Analise as sentenças abaixo, tendo como parâmetro os documentos que regem as Boas Práticas de Manipulação em Farmácia.
I- A autoinspeção é o instrumento de avalição de conformidade documental e operacional da farmácia. Deve ser executada no mínimo anualmente, tendo como base o roteiro de inspeção definido na RDC nº 67/2007. II- O Procedimento Operacional Padrão (POP) é a descrição pormenorizada de técnicas e operações a serem utilizadas na farmácia, visando protegê-la de possíveis processos na justiça por um erro na manipulação de um medicamento. III- Os Manuais de Boas Práticas são os guias que determinam as políticas da farmácia relacionadas a questões éticas, técnicas e operacionais. IV- O registo de reclamações dos usuários deve ser realizado em ficha ou livros (modelo escolhido pelo farmacêutico) com o objetivo de possibilitar uma investigação interna e concluir sobre o ocorrido em relação ao procedimento a ser adotado.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

    A) II, III e IV.

    B) I e II.

    C) I e IV.

    D) I, III e IV.

    E) II e III.

Os diuréticos são fármacos que aumentam a taxa de fluxo de urina. Os usados na clínica também aumentam a taxa de excreção de Na+ - (natriurese) e de um ânion que o acompanha, em geral Cl. A maioria das aplicações clínicas dos diuréticos é direcionada para reduzir o volume de fluido extracelular ao reduzir o teor total de NaCl no corpo. Fonte: Adaptato de Hilal-Dandan R, Brunton LL. Manual de Farmacologia e Terapêutica de Goodman & Gilman. Capítulo 25 Regulação da função renal e do volume vascular – 2.ed. – Porto Alegre: AMGH, 2015.
Associe a imagem do néfron com o correto local de ação dos fármacos diuréticos

( ) Furosemida. ( ) Hidroclorotiazida. ( ) Acetazolamida. ( ) Espironolactona.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de associação.

    A) 2, 3, 1 e 4.

    B) 4, 1, 3 e 2.

    C) 3, 1, 2 e 4.

    D) 4, 3, 1 e 2.

    E) 2, 1, 3 e 4.

Fármaco indicado para a profilaxia da malária, em que a resistência à cloroquina não é relatada, para o tratamento da malária não complicada (causada por Plasmodium falciparum, P. malariae, P. ovale ou P. vivax), lúpus eritematoso discoide crônico, lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide aguda e crônica, e vem sendo utilizado empiricamente para o tratamento da COVID-19 apesar de não haver nenhum estudo clínico que comprove a sua ação.

    A) Complexo vitamínico com zinco.

    B) Ivermectina.

    C) Azitromicina.

    D) Hidroxicloroquina.

    E) Dexametasona.

A equivalência farmacêutica entre dois medicamentos relaciona-se à comprovação de que ambos contêm o mesmo fármaco (mesma base, sal ou éster da mesma molécula terapeuticamente ativa), na mesma dosagem e forma farmacêutica, o que pode ser avaliado por meio de testes in vitro (Shargel & Yu, 1999; WHO, 1999). Portanto, pode ser considerada como um indicativo da bioequivalência entre os medicamentos em estudo, sem, contudo, garanti-la. Fonte: Sílvia Storpirtis; Raquel Marcolongo; Fernanda S. Gasparotto; Crisálida M. Vilanova. A Equivalência Farmacêutica no Contexto da Intercambialidade entre Medicamentos Genéricos e de Referência: Bases Técnicas e Científicas. Infarma, v.16, nº 9-10, 2004.
Sobre equivalência farmacêutica, analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Soluções orais injetáveis pela via intravenosa são isentas de testes de bioequivalência para o registro de medicamentos genéricos e similares intercambiáveis. ( ) Soluções aquosas de administração oral, que apresentam o fármaco já dissolvido, são isentas de testes de bioequivalência para o registro de medicamentos genéricos e similares intercambiáveis. ( ) Teste de equivalência farmacêutica implica na execução de testes físicos e físico-químicos comparativos entre o candidato a genérico e seu respectivo medicamento de referência, realizado por centro prestador de serviço em equivalência farmacêutica (EQFAR), devidamente habilitado pela Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas – Anvisa).
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

    A) F, Ve F.

    B) F, F e V.

    C) V, F e V.

    D) F, V e V.

    E) V, V e V.

A análise térmica abrange um grupo de técnicas, a partir das quais uma propriedade física de uma substância, e/ou seus produtos de reação, é medida em função do tempo ou da temperatura enquanto essa substância é submetida a uma programação controlada de temperatura e sob uma atmosfera especificada. Fonte: Storpirtis S, Gonçalves JE, Chiam C, Gai MN. Ciências Farmacêuticas - Biofarmacotécnica. Capítulo 4 Análise térmica aplicada a fármacos e medicamentos – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
Sobre análise térmica, analise as sentenças abaixo.
I- A técnica de calorimetria exploratória diferencial é dependente de variações de energia. II- A análise térmica diferencial é uma técnica dependente da variação de massa. III- A técnica de termogravimetria é dependente de variação de massa. IV- A variação na razão de aquecimento utilizada nas diferentes análises térmicas não influenciam no resultado final.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

    A) I, II e III.

    B) I e III.

    C) I e IV.

    D) II, III e IV.

    E) II e III.

A quantificação de fármacos é extremamente importante no controle de qualidade de um produto farmacêutico. Diversas técnicas, que apresentam grau de especificidades diferentes, podem ser utilizadas para essa quantificação.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta técnica utilizada para quantificação de fármacos em uma forma farmacêutica.

    A) Espectrofotometria UV-Vis.

    B) Cromatografia líquida de alta eficiência.

    C) Espalhamento dinâmico de luz.

    D) Espectroscopia de infravermelho.

    E) Espectrometria de massa.

A regulamentação da prescrição farmacêutica se dá pela Resolução N 586, de 29 de agosto de 2013, do Conselho Federal de Farmácia.
Sobre prescrição farmacêutica, analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O farmacêutico não poderá prescrever medicamentos cuja dispensação exija prescrição médica, mesmo que condicionado à existência de diagnóstico prévio e previsto em programas, protocolos, diretrizes ou normas técnicas, aprovados para uso no âmbito de instituições de saúde ou quando da formalização de acordos de colaboração com outros prescritores ou instituições de saúde. ( ) A prescrição farmacêutica poderá ser feita de forma oral no balcão da farmácia ou drogaria, desde que o paciente demonstre total capacidade de entendimento durante a conversa. ( ) É vedado ao farmacêutico prescrever sem a sua identificação ou a do paciente, de forma secreta, codificada, abreviada, ilegível ou assinar folhas de receituários em branco.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

    A) V, V e F.

    B) F, V e V.

    C) V, F e V.

    D) F, F e F.

    E) F, F e V

Segundo a Resolução 357, de 20 de abril de 2001, do Conselho Federal de Farmácia, que aprova o regulamento técnico das Boas Práticas de Farmácia, analise as sentenças abaixo:
I- O proprietário é quem exerce a direção técnica, é o principal responsável pelo funcionamento do estabelecimento farmacêutico de que trata a Lei nº 5.991/73 e terá, obrigatoriamente sob sua responsabilidade, a supervisão e coordenação de todos os serviços técnicos do estabelecimento que lhe ficam subordinados hierarquicamente. II- A responsabilidade profissional e a assistência técnica são indelegáveis e obriga o(s) farmacêutico(s) à participação efetiva e pessoal nos trabalhos a seu cargo. III- Não poderão ser aviadas receitas ilegíveis e/ou que possam induzir a erro ou troca na dispensação dos medicamentos ou que se apresentem em código (sob siglas, números, etc.). IV- Quando a dosagem ou posologia dos medicamentos prescritos ultrapassar os limites farmacológicos, ou a prescrição apresentar incompatibilidade ou interação potencialmente perigosa com demais medicamentos prescritos ou de uso do paciente, o farmacêutico exigirá confirmação expressa ao profissional que prescreveu.
Assinale a alternativa que apresenta o conjunto de sentenças CORRETAS.

    A) I e II.

    B) II e III.

    C) II, III e IV.

    D) III e IV.

    E) I e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...