Questões de Farmácia do ano 2020

Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a manipulação de citostáticos, hormônios e antibióticos, é CORRETO afirmar que:

I. Para manipulação dessas classes terapêuticas, a farmácia deverá possuir salas dedicadas, dotadas cada uma de antecâmara, com sistemas de ar independentes e de eficiência comprovada.

II. As salas possuem pressão negativa em relação à antecâmara, de forma a impedir o lançamento de pós no laboratório ou no meio ambiente, evitando contaminação cruzada, protegendo o manipulador e o meio ambiente. Este diferencial de pressão deve ser no mínimo 5 Pa (Pascais).

III. Com uma periodicidade de pelo menos 12 meses, deverá ser verificada a eficácia do sistema ou dessas salas, sendo medida principalmente a eficiência e a velocidade de captura prevista no projeto e a contagem de partículas.

IV. As matérias-primas deverão ser adquiridas somente de fornecedor qualificado, obedecendo a ficha de especificação. O farmacêutico determinará uma planilha de rodízio de manipuladores para realizar estas formulações, com registros. Devem ser utilizados EPI próprios.

V. Na pesagem para manipulação é realizada apenas um vez pelo operador e farmacêutico, com registro desta operação.

VI. A dispensação é mediante orientação farmacêutica, no caso de antibióticos, deve ser salientada a necessidade de uso do medicamento pelo período preconizado pelo prescritor, mesmo que os sintomas tenham desaparecido.

Estão CORRETAS:

    A) I, II, III e VI apenas.

    B) II, III, IV e V apenas.

    C) I, II, III, IV e VI apenas.

    D) III, IV, V e VI apenas.

    E) I, II, V e VI apenas.

A farmacovigilância consiste da ciência e das atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados a medicamentos.

Sobre os objetivos de Farmacovigilância, analise os itens:

I. Melhorar o cuidado com o paciente e a segurança em relação ao uso de medicamentos e a todas as intervenções médicas e paramédicas.

II. Melhorar a saúde pública e a segurança em relação ao uso de medicamentos.

III. Contribuir para a avaliação dos benefícios, danos, efetividade e riscos dos medicamentos, incentivando sua utilização de forma segura, racional e mais efetiva (inclui-se o uso custoefetivo).

IV. Promover a compreensão, educação e capacitação clínica em farmacovigilância e sua comunicação efetiva ao público.

Estão CORRETAS:

    A) I e II apenas.

    B) III e IV apenas.

    C) I e IV apenas.

    D) I, II e IV apenas.

    E) I, II, III e IV.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera alarmante a situação criada pelo mau uso dos antibióticos e que é preciso revertê-la. Para tanto, existem recursos que não podem ser negligenciados.

I. Antibióticos só devem ser utilizados sob orientação médica para tratamento de infecção por bactérias. Não fazem o menor efeito nas infecções por vírus ou outros micro-organismos patogênicos.

II. Antibióticos só devem ser usados nas doses prescritas e no prazo determinado pelo médico. Em geral, as primeiras doses eliminam as bactérias mais frágeis e os sintomas melhoram. Se o tratamento for interrompido nesse momento, as mais fortes ganham espaço para continuar se multiplicando e transmitindo a resistência aos antibióticos para bactérias da mesma geração e das gerações seguintes.

III. Descarte os antibióticos com prazo de validade vencido e as sobras de medicamento para não correr o risco de utilizá-los em outra ocasião, quando podem ter perdido o efeito desejado.

IV. Evitar bebidas alcoólicas para não sobrecarregar o fígado, uma vez que é nesse órgão que tanto o álcool quanto a maior parte dos antibióticos são metabolizados. Não é que o álcool corte o efeito do remédio, mas pode alterar os níveis de sua concentração no sangue.

V. Substituir, sempre que possível, na hora de medicar as crianças, os antibióticos à base de tetraciclina, que podem afetar a coloração dos dentes em formação, por produtos equivalentes que não apresentem esse efeito colateral.

Estão CORRETAS:

    A) I e II apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) II, IV e V apenas.

    D) II, III, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

São armazenados sob refrigeração (temperatura entre 2 a 8ºC) com monitoramento diário de temperatura máxima e mínima atingida no período, a fim de manter a integridade do ativo. Esse refrigerador é exclusivo para guarda de matérias-primas e produtos farmacêuticos.

A descrição anterior relaciona com a forma de armazenar um determinado tipo de produto é:

Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Produtos termolábeis.

    B) Produtos fotossensíveis.

    C) Produtos sujeitos a controle especial.

    D) Embalagens.

    E) Fármacos potentes.

Antidiabéticos orais são substâncias que, quando ingeridas, têm a finalidade de baixar a glicemia e mantê-la normal (jejum < 100 mg/dl e pós-prandial < 140 mg/ dl). De acordo com o mecanismo de ação principal, as glitazonas:

    A) aumentam a utilização periférica de glicose.

    B) diminuem a produção hepática de glicose.

    C) reduzem a velocidade de absorção de glicídios.

    D) incrementam a secreção pancreática de insulina.

    E) reduzem a glicemia via inibição da recaptação de glicose nos rins, promovendo glicosúria.

De acordo com a Política Nacional de Medicamentos, o modelo de assistência farmacêutica será reorientado de modo a que não se restrinja à aquisição e à distribuição de medicamentos. As ações incluídas nesse campo da assistência terão por objetivo implementar, no âmbito das três esferas do SUS, todas as atividades relacionadas à promoção do acesso da população aos medicamentos essenciais. A reorientação do modelo de assistência farmacêutica, coordenada e disciplinada em âmbito nacional pelos três gestores do Sistema, não deverá estar fundamentada:

    A) na descentralização da gestão.

    B) na promoção do uso racional dos medicamentos.

    C) na otimização e na eficácia do sistema de distribuição no setor público.

    D) na obrigatoriedade da adoção da denominação genérica nas compras e licitações públicas de medicamentos realizadas pela Administração Pública.

    E) no desenvolvimento de iniciativas que possibilitem a redução nos preços dos produtos, viabilizando, inclusive, o acesso da população aos produtos no âmbito do setor privado.

Integram o elenco dos medicamentos essenciais aqueles produtos considerados básicos e indispensáveis para atender a maioria dos problemas de saúde da população. De acordo com a Política Nacional de Medicamentos, esses produtos:

    A) apresentam uma renda entre quatro a 10 salários mínimos, que corresponde a 34% da população

    B) devem estar, continuamente, disponíveis aos segmentos da sociedade que deles necessitem, nas formas farmacêuticas apropriadas.

    C) promovem um aumento na demanda por medicamentos, requerendo, necessariamente, a promoção do seu uso racional.

    D) conferem prioridade ao caráter preventivo das ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.

    E) representam, hoje, preocupação de todos os gestores do setor, seja pela natureza das práticas de assistência neles desenvolvidos, seja pela totalidade dos recursos por eles absorvidos.

Amilorida é um medicamento que atua no controle da pressão arterial (hipotensor), como:

    A) Bloqueadores do receptor AT1.

    B) Betabloqueador adrenérgico.

    C) Alfabloqueador adrenérgico.

    D) Inibidor adrenérgico de ação central.

    E) Diurético poupador de potássio.

O advento de medicamentos antidepressivos tornou a depressão um problema médico, passível de tratamento. Nas últimas cinco décadas, a psicofarmacologia da depressão evoluiu muito e rapidamente. Os primeiros antidepressivos – os antidepressivos tricíclicos (ADTs) e os inibidores da monaminooxidase (IMAOs) – foram descobertos através da observação clínica. Sobre os ADTs, considere os itens, abaixo:


I – Tem seu uso comprometido em função do risco da interação com tiramina e o risco de crises hipertensivas potencialmente fatais.


II - Seu uso foi limitado em função do bloqueio de receptores de histamina, colinérgicos e alfa-adrenérgicos que acarretavam efeitos colaterais levando à baixa tolerabilidade e risco de toxicidade.


III – Apresentam boa eficácia devido à sua ação, aumentando a disponibilidade de norepinefrina e serotonina.


Está correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) I e III, apenas.

    D) II e III, apenas.

    E) I, II e III.

Sobre os efeitos colaterais, comumente relatados, dos hipoglicemiantes orais, considere a alternativa que indique os associados às metiglinidas:

    A) Não protege contra retinopatia.

    B) Desconforto abdominal, diarreia.

    C) Hipoglicemia e ganho ponderal de peso.

    D) Meteorismo, flatulência e diarreia.

    E) Retenção hídrica, anemia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...