Questões sobre Administração de Medicamentos

Lista completa de Questões sobre Administração de Medicamentos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos fundamentos de dispensação de medicamentos relacionados às doses e vias de administração, julgue os itens a seguir.

A via endovenosa permite a aplicação de soluções e emulsões do tipo óleo em água de pequeno e de grande volume, desde que cumpram os requisitos de qualidade de uma preparação parenteral como, por exemplo, serem estéreis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os medicamentos demandam um elevado investimento nas unidades hospitalares. Sua adequada gestão é fundamental para a adoção de medidas adequadas que assegurem o seu uso racional aliado à redução de custos. Com relação ao controle de estoque e distribuição de medicamentos em farmácia hospitalar, assinale a opção correta.

  • A.

    O sistema de estocagem fixo é caracterizado pelo uso sistemático do conceito PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair) de acordo com o prazo de validade.

  • B.

    A existência de farmácia satélite não implica um sistema descentralizado, já que a centralização está associada à escolha do sistema tradicional de distribuição.

  • C.

    A distribuição de medicamentos prontos para o uso, a análise das prescrições e a determinação do perfil farmacoterapêutico de cada paciente são características da distribuição por dose unitária.

  • D.

    A modalidade de inventário anual é indicada para as farmácias que trabalham com doses individualizadas e poderá ser realizada mediante a utilização do sistema de classificação ABC.

  • E.

    Uma das vantagens do sistema de distribuição coletivo é a redução da formação de estoques nas unidades assistenciais.

  • A.

    encorajar a paciente a fazer uso dos óvulos, que são melhores, pois, como são formas farmacêuticas tamponadas em pH 7,4, são capazes de manter o pH fisiológico normal da vagina.

  • B.

    encorajar a paciente a fazer uso do medicamento prescrito como a forma mais eficaz para o seu caso, que prevê o tratamento de uma infecção local empregando uma forma de administração local.

  • C.

    realizar a troca sugerida pela paciente pois, como os níveis sanguíneos obtidos a partir dos óvulos são menores dos que os conseguidos com igual dose por administração oral, os óvulos contendo metronidazol são menos eficazes que os comprimidos orais.

  • D.

    estimular a paciente a utilizar os óvulos como sendo a melhor alternativa de tratamento e orientá-la a introduzir um óvulo na vagina com os dedos, no período da manhã, advertindo que o uso desses dispositivos à noite não é recomendado, pois o estado de repouso pode contribuir para o derretimento da formulação e prejudicar sua efetividade.

  • E.

    orientar a paciente a retornar à consulta médica para fazer a mudança na prescrição. A partir da informação contida na bula, pode-se comprovar que óvulos contendo metronidazol são menos eficazes que comprimidos orais.

Um farmacêutico recebeu uma receita médica de clozapina, segundo a qual o paciente deveria tomar uma dose progressiva do medicamento, de modo que a dose diária ultrapassaria 1 g por dia. Nessa situação, considerando se tratar de uma substância de baixo índice terapêutico e de dose máxima recomendada igual a 900 mg por dia, o farmacêutico deverá,

  • A.

    reter a receita e notificar o conselho da classe do profissional prescritor quanto ao erro cometido por ele.

  • B.

    recusar-se a dispensar o medicamento e, assim, proteger a saúde do paciente.

  • C.

    entrar em contato com o profissional que prescreveu o medicamento para confirmar a prescrição.

  • D.

    dispensar o medicamento prescrito, respeitando o papel do prescritor.

  • E.

    alterar a prescrição do medicamento, indicando a posologia correta a ser seguida.

Uma senhora apresentou ao farmacêutico a prescrição de albendazol comprimido, o qual será administrado, em dose única de 400 mg, à sua filha de cinco anos de idade. Ela questionou o farmacêutico sobre a possibilidade de troca do comprimido por um xarope e se haveria problemas na ingestão desse medicamento juntamente com alguma refeição. Ao consultar a farmacopeia brasileira, o farmacêutico constatou que o referido fármaco é praticamente insolúvel em água.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os itens a seguir.

O farmacêutico deve orientar a paciente que os comprimidos receitados a crianças podem sempre ser mastigados antes da deglutição, não havendo, nesse caso, nenhuma alteração na eficácia do medicamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os seguintes trechos foram compilados de bulas de medicamentos utilizados nas afecções do aparelho respiratório.

- 90% da aminofilina é metabolizada no fígado em ácido 1,3-dimetilúrico, ácido 1-metilúrico e 3-metilxantina. Os metabólitos são excretados por via renal. Em adultos não fumantes, a meia-vida é de 5-10 horas. Nos fumantes inveterados, a meia-vida altera-se provavelmente devido à indução de enzimas metabolizadoras do fígado.

-A bamifilina apresenta um elevado índice terapêutico.

- O efeito broncodilatador da terbutalina inicia-se 5 minutos, e seu efeito máximo é alcançado 30 minutos, após a injeção subcutânea desse fármaco.

A partir das informações acima apresentadas, julgue os itens a seguir.

Como a meia-vida da aminofilina é diminuída em fumantes inveterados, o médico deve indicar, para esses pacientes, um intervalo de administração do medicamento mais curto que para pacientes não fumantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente A. G., 38 anos, sexo masculino, deu entrada no pronto-socorro com sinais de cianose, bradicardia e hipotensão. Foi relatado por familiares que ele havia ingerido bebida alcoólica em excesso e está em tratamento de ansiedade crônica utilizando o medicamento Lorazepam 1mg (benzodiazepínico) 3 vezes ao dia. Assinale a alternativa que apresenta o motivo pelo qual foi necessário encaminhar o paciente ao pronto-socorro.

  • A.

    Os benzodiazepínicos não podem ser administrados com bebida alcoólica, pois o álcool diminui a ação do medicamento, provocando sufocamento.

  • B.

    Os benzodiazepínicos não podem ser administrados com bebida alcoólica, pois o álcool aumenta a ação do medicamento e causa depressão respiratória.

  • C.

    Os benzodiazepínicos não podem ser administrados com bebida alcoólica, pois o álcool diminui ação do medicamento, provocando letargia.

  • D.

    Os benzodiazepínicos são medicamentos que em conjunto com a ingestão de álcool em excesso causam efeito gastrointestinal agudo.

M. C., 80 anos, sexo masculino, foi ao médico com queixas de dores abdominais, diarreia e vômito. Foi prescrito dipirona sódica, de 6 em 6 horas (caso houvesse febre) e amoxilina 500mg, de 8 em 8 horas, por 14 dias. O referido paciente é diabético, hipertenso e com déficit de visão. Levando em consideração a medicação prescrita e a adequada conduta do farmacêutico com o paciente, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A prescrição sem rasuras e com o carimbo e assinatura do médico não deve ser questionada na conduta do farmacêutico.

  • B.

    O paciente com déficit de visão poderá comprar seu medicamento sem qualquer interferência.

  • C.

    O farmacêutico, ao observar que a prescrição do médico está errada, deve fornecer outros medicamentos ao paciente, orientando-o sobre posologia e reações adversas.

  • D.

    O farmacêutico, com o objetivo de promover o uso racional dos medicamentos e a manutenção da efetividade e segurança do tratamento, deve pedir ao paciente para que este retorne ao médico e questione os medicamentos prescritos.

M. F., 33 anos, sexo feminino, está em tratamento de asma brônquica e chegou ao hospital com crise muito forte de tosse crônica, cianótica e com desconforto torácico. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os medicamentos a serem utilizados para que a paciente saia do estado crítico da crise.

  • A.

    Agonistas dos receptores beta-2 adrenérgicos (exemplo: Salbutamol) – são fármacos de primeira linha que promovem a dilatação dos brônquios.

  • B.

    Administração de antialérgicos, lavagem nasal com solução salina e descongestionante nasal.

  • C.

    Muscarínicos m-3, com o Ipratrópio, para controlar a congestão nasal.

  • D.

    Broncodilatadores – para diminuir a dilatação dos vasos linfáticos.

D. F., 30 anos, sexo feminino, está tendo alterações na temperatura corporal, na libido e no humor. Levando em consideração os hormônios progestogênio e estrogênio, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A hipertensão relacionada com o uso dos anticoncepcionais orais se dá pela capacidade do estrogênio e do progestogênio em reter potássio e cálcio.

  • B.

    Estrogênios aumentam o colesterol LDL e progestogênios diminuem o HDL.

  • C.

    O uso de anticoncepcionais orais associado ao fumo e à hipertensão não é fator de risco para o infarto do miocárdio.

  • D.

    Anticoncepcionais usados indiscriminadamente após o parto inibem a lactação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...