Lista completa de Questões sobre Farmacodinâmica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Farmacodinâmica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os fármacos que se ligam aos receptores fisiológicos e mimetizam os efeitos reguladores dos compostos endógenos de sinalização são denominados
agonistas
hormônios
neurotransmissores
simpatomiméticos
colinérgicos
Farmácia - Farmacodinâmica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Existe uma ampla gama de receptores pré-sinápticos que controlam a liberação de neurotransmissores, assim como a força sináptica. Em relação aos receptores pré-sinápticos, assinale a alternativa incorreta:
Os receptores pré-sinápticos são exclusivamente excitatórios.
A noradrenalina pode interagir com um receptor α2- adrenérgico pré-sináptico para inibir a liberação da noradrenalina através da mediação neural.
Os receptores pré-sinápticos muscarínicos medeiam a inibição da liberação estimulada da acetilcolina.
Os receptores pré-sinápticos nicotínicos aumentam a liberação de transmissor nos neurônios motores.
Certos canais iônicos são capazes de controlar diretamente a liberação de transmissores nas terminações pré-sinápticas.
Farmácia - Farmacodinâmica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Quando presente no sangue, os fármacos podem ligar-se às proteínas plasmáticas, retardando sua passagem para os tecidos circundantes. Neste contexto, assinale a alternativa que indica o fármaco que não se liga às proteínas plasmáticas, quando administrado em condições normais de tratamento.
Naproxeno
Clorambucil
Fluoxetina
Indometacina
Minoxidil
Farmácia - Farmacodinâmica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Biotransformação é o termo usado para indicar as alterações químicas que ocorrem com os fármacos no interior do organismo quando são metabolizados e alterados por diversos mecanismos bioquímicos. Assinale a alternativa incorreta:
Em geral, a biotransformação de um fármaco resulta em sua conversão em um ou mais compostos mais hidrossolúveis, mais ionizados.
Em geral, após biotransformação, o fármaco torna-se menos tóxico e é excretado mais prontamente.
Oxidação, redução, adição e conjugação são as quatro principais reações químicas implicadas no metabolismo dos fármacos.
A maioria das reações de oxidação é catalisada por oxidases ligadas ao retículo endoplasmático.
A conjugação de fármacos com o ácido glicurônico forma compostos ionizados que são eliminados com facilidade
Farmácia - Farmacodinâmica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação à quantificação das interações fármaco-receptor (F-R) e efeito produzido, analise as seguintes afirmativas:
1. O principal objetivo do estudo da interação fármaco- receptor é o de compreender e quantificar os efeitos dos fármacos nos sistemas biológicos.
2. A teoria da ocupação dos receptores específicos por fármacos baseia-se na Lei de Ação das Massas.
3. A Lei de Ação das Massas determina que a velocidade de uma reação química é proporcional ao produto das concentrações dos reagentes.
4. O fármaco F se liga ao receptor R para formar um complexo F-R, o sinal proximal a partir do qual é processado pela célula para produzir uma resposta observável.
5. A ocupação do receptor é dada pelo isotermo de adsorção de Langmuir representada por [A]/[A] + Kd.
Estão corretas:
1 e 3, apenas.
1, 2 e 3, apenas.
1, 2, 3 e 4, apenas
1, 2, 3 e 5, apenas.
1, 2, 3, 4 e 5.
A afinidade de uma droga por um receptor na superfície de uma célula e as atividades celulares decorrentes dessa interação estão ligadas à estrutura química da droga. A configuração espacial e a disposição da molécula determinam a especificidade e o encaixe com o receptor. No que se refere às interações entre as drogas e os receptores, julgue os seguintes itens. A resposta biológica é geralmente proporcional ao grau de ocupação.
O tempo necessário para que a concentração plasmática de um fármaco chegue a 50% é chamado de:
Qual o termo que expressa a quantidade da droga que chega à circulação sistêmica?
Paciente do sexo masculino, com 7 anos de idade, fez uso de 0,05 mg de clonidina para o tratamento de déficit de crescimento. Uma hora após ingerir 0,05 mg de clonidina preparada em uma farmácia de manipulação, a criança passou a apresentar fraqueza intensa seguida de letargia e, 4 horas depois, dificuldade em respirar, bradicardia importante (diminuição da freqüência cardíaca) e hipotensão severa. O paciente foi levado ao hospital onde foi medicado com reposição de volume, atropina e infusão de dopamina. Em decorrência de casos como esse, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) criou a Resolução n.º 1.638/2003, que suspendeu a manipulação de produtos contendo substâncias de baixo índice terapêutico como a clonidina.
No que diz respeito a esse caso clínico hipotético e à resolução da ANVISA, julgue os itens seguintes.
A clonidina exerce seu efeito por meio do aumento da atividade do sistema nervoso simpático.
Analgésicos antiinflamatórios não-esteroidais (AAINE) constituem um grupo de fármacos com grande eficácia antipirética e analgésica para casos de dor visceral, tegumentar, óssea, muscular e(ou) articular. Entre os vários efeitos, os AAINE inibem a ciclooxigenase (COX), enzima que catalisa a conversão do ácido araquidônico em prostaglandinas, que são substâncias que promovem vasodilatação e estimulam o processo inflamatório e a sensibilização das unidades dolorosas. A maioria dos AAINE inibe tanto a COX 1 como a COX 2. No entanto, alguns são inibidores mais específicos para a COX 2. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Os inibidores específicos de COX 2 causam mais freqüentemente lesão aguda da mucosa gástrica que os de COX 1.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...