Lista completa de Questões sobre Farmacotécnica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um laboratório farmacêutico utiliza a liofilização na produção de comprimidos de rápida desintegração e na secagem de extratos vegetais utilizados em sua linha de fitoterápicos. No estudo de estabilidade foi observado que os produtos citados apresentaram prazo de validade superior a dois anos, quando armazenados em frascos plásticos com tampa rosqueável, dotados de sachê de sílica em seu interior; e inferior a seis meses, quando armazenados em frascos plásticos com tampa rosqueável, sem sachê de sílica.
Considerando essa situação e os aspectos físico-químicos e tecnológicos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.
Os comprimidos do caso em apreço são higroscópicos devido ao processo de liofilização e necessitam de sachê de sílica dentro do envase para que haja melhor conservação do produto.A fórmula descrita a seguir é de um comprimido efervescente cuja desintegração ocorre em menos de um minuto em 200 mL de água a 20 oC.
Composição do comprimido: ácido ascórbico, ácido tartárico, bicarbonato de sódio, sacarose e aroma de laranja.
A mistura dos componentes apresentava teor de umidade adequado e toda a produção foi realizada em ambiente com controle de temperatura (20 ºC) e umidade relativa (10%). Entretanto, os comprimidos obtidos não foram aprovados no teste de uniformidade de conteúdo e muitas unidades apresentaram laminação.
Considerando a situação acima, julgue os itens subsecutivos.
O controle de temperatura e umidade do ambiente são dispensáveis para a elaboração do medicamento em tela, uma vez que é possível ajustar o conteúdo de umidade do comprimido ao final da produção.Após a administração oral, a digoxina é absorvida no estômago e na parte superior do intestino delgado. A biodisponibilidade da digoxina administrada por via oral, sob a forma de comprimido é de, aproximadamente, 63%, e do elixir pediátrico é de 75%. A principal via de eliminação desse fármaco é a excreção renal. Considerando essas informações e os diferentes aspectos nelas envolvidos, julgue os itens seguintes. O drageamento é um método de revestimento de comprimidos que não pode ser considerado para fármacos absorvidos no estômago, como, por exemplo, a digoxina.
Em um laboratório farmacêutico, o doseamento do ácido benzoico deverá ser realizado pesando-se exatamente 200 mg da amostra e dissolvendo-a em 20 mL de etanol. Em seguida, deve-se titular o dissolvido com hidróxido de sódio 0,1 M SV, utilizando-se vermelho de fenol SI até a formação de coloração violeta, correspondente ao ponto final da titulação.
A partir dessas informações, julgue os itens a seguir, considerando a massa molar do ácido benzoico (C7H6O2) igual a 122,12 g/mol e a massa molar do hidróxido de sódio (NaOH) igual a 40 g/mol.
Para realizar esse doseamento, deve-se utilizar como vidraria de precisão volumétrica a proveta graduada.Julgue os seguintes itens, relativos ao uso de equipamentos e vidrarias em um laboratório de controle da qualidade de fármacos e medicamentos. O cadinho é uma peça de porcelana cuja finalidade é aquecer substâncias a seco e com grande intensidade de calor.
Julgue os seguintes itens, relativos ao uso de equipamentos e vidrarias em um laboratório de controle da qualidade de fármacos e medicamentos. O almofariz deve ser utilizado para trituração e pulverização de sólidos.
Julgue os seguintes itens, relativos ao uso de equipamentos e vidrarias em um laboratório de controle da qualidade de fármacos e medicamentos. Na leitura de UV, a placa de 96 poços deve ser colocada tampada para evitar desvio de luz durante a leitura.
Julgue os seguintes itens, relativos ao uso de equipamentos e vidrarias em um laboratório de controle da qualidade de fármacos e medicamentos. A metodologia de quantificação de paracetamol é realizada a 275 nm; portanto, o uso de cubeta de vidro torna-se obrigatório.
Um farmacêutico deverá realizar um doseamento de paracetamol seguindo um protocolo que lhe foi entregue. De acordo com esse protocolo, devem ser transferidos 65 mg da amostra para um frasco de vidro de 100 mL e adicionados 25 mL de hidróxido de sódio 0,5 M e 50 mL de água. Posteriormente, deve-se agitar esse material mecanicamente por 15 minutos e, em seguida, completar o volume com água. Após essa adição de água, o material deverá ser homogeneizado e filtrado. Depois dessa filtração, 10 mL do filtrado deverão ser diluídos em 100 mL de água. Em seguida, devem-se transferir 10 mL da solução resultante para um frasco de vidro de 100 mL, adicionar 10 mL de hidróxido de sódio 0,5 M e completar o volume final com água. Por fim, deve-se preparar uma curva padrão de paracetamol em hidróxido de sódio 0,05 M, nas concentrações, em μg/mL, de 1; 2; 4; 6; 8; e 10 μg/mL e medir as absorbâncias das soluções padrão e da amostra em 275 nm, utilizando-se hidróxido de sódio 0,05 M para ajuste do zero.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
O frasco de vidro de 100 mL escolhido para a realização desse doseamento de paracetamol deve ser um balão volumétrico, pois é preciso trabalhar com vidraria de precisão durante um doseamento.Um farmacêutico deverá realizar um doseamento de paracetamol seguindo um protocolo que lhe foi entregue. De acordo com esse protocolo, devem ser transferidos 65 mg da amostra para um frasco de vidro de 100 mL e adicionados 25 mL de hidróxido de sódio 0,5 M e 50 mL de água. Posteriormente, deve-se agitar esse material mecanicamente por 15 minutos e, em seguida, completar o volume com água. Após essa adição de água, o material deverá ser homogeneizado e filtrado. Depois dessa filtração, 10 mL do filtrado deverão ser diluídos em 100 mL de água. Em seguida, devem-se transferir 10 mL da solução resultante para um frasco de vidro de 100 mL, adicionar 10 mL de hidróxido de sódio 0,5 M e completar o volume final com água. Por fim, deve-se preparar uma curva padrão de paracetamol em hidróxido de sódio 0,05 M, nas concentrações, em μg/mL, de 1; 2; 4; 6; 8; e 10 μg/mL e medir as absorbâncias das soluções padrão e da amostra em 275 nm, utilizando-se hidróxido de sódio 0,05 M para ajuste do zero.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Para preparar 10 mL da solução de hidróxido de sódio 0,5 M, o farmacêutico deverá pesar 0,2 g de hidróxido de sódio e solubilizar essa quantidade em q.s.p.de água.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...