Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, a respeito dos princípios básicos para controle de estoque.
Um dos desafios da administração de materiais consiste em dimensionar os estoques de modo correto para atender com regularidade às reais necessidades no abastecimento.
Na América Latina, o processo de implantação de genéricos é relativamente recente, quando comparado a países como Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha, onde existia Lei de Patentes para medicamentos.Até 1994, a maior parte dos países da Amér ica Lat ina não incluía patentes de medicamentos em suas legislações. A definição correta de medicamento genérico é:
Medicamento que contém o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s), a mesma concentração, forma farmacêutica, e indicação terapêutica, equivalente ao medicamento de referência, podendo diferir no tamanho, forma do produto, via de administração, embalagem, rotulagem, excipiente.
Medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração da proteção patentária, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade.
Medicamento inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no país, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro.
Medicamento que contém o mesmo fármaco, isto é, mesmo sal ou éster da mesma molécula terapeuticamente ativa, na mesma quantidade e forma farmacêutica, podendo ou não conter excipientes idênticos , não sendo necessariamente intercambiáveis.
Medicamento que contém a mesma molécula terapeuticamente ativa, ou seu precursor, do medicamento de referência, mas, não necessariamente na mesma quantidade, forma farmacêutica, sal ou éster.
Com relação à farmacovigilância, julgue os itens a seguir.
A vigilância de medicamentos correspondentes aos procedimentos chamados de ensaios clínicos de fase IV é realizada antes da autorização do registro do medicamento.
Segundo a Declaração de Tóquio, 1993, a missão da prática farmacêutica nos serviços de saúde é realizar a gestão de medicamentos e outros produtos e serviços para o cuidado da saúde, auxiliando a sociedade na utilização destes da melhor forma possível. Os fatores socioeconômicos influem na prestação de assistência sanitária, no uso racional de fármacos e no desenvolvimento da Atenção Farmacêutica. NÃO se destacam como fatores influentes sobre esses três aspectos:
Fatores políticos como mudanças na política econômica, regulamentação farmacêutica e prioridades no emprego dos recursos nacionais.
Fatores demográficos como populações jovens, aumento da população, características epidemiológicas permanentes e distribuição geográfica das populações.
Fatores sociológicos como expectativas e participação dos consumidores, abuso e uso incorreto de medicamentos e utilização da medicina tradicional.
Fatores tecnológicos como desenvolvimento de novos medicamentos, de técnicas novas de difusão da informação, de medicamentos mais potentes e de mecanismos de ação mais complexos.
Com relação à farmacovigilância, julgue os itens a seguir.
Os dados utilizados na farmacovigilância são colhidos por meio de notificações espontâneas e(ou) por busca ativa.
Com relação à farmacovigilância, julgue os itens a seguir.
Entre as ações de farmacovigilância, estão a detecção precoce de reações adversas desconhecidas e a detecção de aumentos na frequência de ocorrência de reações adversas conhecidas.
Acerca da hemovigilância, julgue os seguintes itens.
Segundo o manual técnico de hemovigilância da ANVISA, considera-se reação transfusional imediata aquela que ocorre durante a transfusão ou em até trinta e seis horas após a transfusão.
Acerca da hemovigilância, julgue os seguintes itens.
A classificação adotada pelo Sistema Nacional de Hemovigilância para monitorar e avaliar o impacto clínico das reações transfusionais é a seguinte: grau I morte decorrente da reação transfusional ; grau II ameaça imediata à vida, sem óbito ; grau III morbidade em longo prazo, gravidade moderada com ou sem ameaça a vida ; e grau IV ausência de risco à vida, baixa gravidade.
Acerca da hemovigilância, julgue os seguintes itens.
As reações transfusionais, que se classificam em imediatas ou tardias, são agravos ocorridos durante ou após a transfusão sanguínea e a ela relacionados. De acordo com esse critério, a contaminação bacteriana é um exemplo de reação transfusional tardia.
Conforme previsto na Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 44, de 17 de agosto de 2009 - ANVISA, além da Licença ou Alvará Sanitário expedido pelo órgão Estadual ou Municipal de Vigilância Sanitária, segundo legislação vigente, as farmácias e drogarias devem possuir os seguintes documentos no estabelecimento, EXCETO:
Certificado de Registro Cadastral (C.R.C) na Secretaria de Planejamento e Gestão SEPLAG.
Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) expedida pela Anvisa.
Autorização Especial de Funcionamento (AE) para farmácias, quando aplicável.
Manual de Boas Práticas Farmacêuticas, conforme a legislação vigente e as especificidades de cada estabelecimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...