Lista completa de Questões sobre Interação Medicamentosa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
Espera-se que os estudantes, ao avaliar o prontuário do paciente, sejam capazes de apontar a interação entre a tetraciclina e a insulina, com riscos de hipoglicemia para o paciente.Farmácia - Interação Medicamentosa - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017
Entre os aspectos a serem observados no uso racional de medicamentos está o potencial de interação dos fármacos entre si em pacientes polimedicados, bem como a interação de fármacos com constituintes da dieta. Sobre as possíveis interações descritas em literatura, é correto afirmar:
Interações farmacocinéticas são aquelas em que um fármaco altera a velocidade ou a extensão de absorção, distribuição, biotransformação ou excreção de outro fármaco. As interações em que ocorre alteração na biotransformação são das mais conhecidas, pois sabe-se que os fármacos podem ser indutores ou inibidores do sistema enzimático responsável pela biotransformação. Marque a alternativa que traz um exemplo de interação farmacocinética por alteração na biotransformação e que traga, respectivamente, o fármaco indutor e o fármaco afetado.
Sobre as interações medicamentosas é correto afirmar:
A associação de dois fármacos (A e B) pode alterar a curva dose-resposta. Se essa associação deslocar a curva para a direita, reduzindo a potência de A, o fármaco B é um
A substância X, um fármaco, age como agonista de um receptor membranar, que, ao ser ativado, provoca a redução da frequência cardíaca, com consequente diminuição da pressão arterial. A substância Y inibe irreversivelmente a enzima que degrada a substância X. Se um paciente ingerir a substância Y em excesso, apresentará intensa bradicardia e hipotensão. Para reverter esse caso, seria necessário utilizar um
Sobre as interações farmacêuticas, assinale a afirmativa INCORRETA.
No tipo de antagonismo relacionado ao par adrenalina × acetilcolina,
Relativamente às figuras A, B e C acima mostradas, e sabendo que, na figura A, está representado um receptor não ligado, assinale a opção correta.
Na bula da insulina glargina, medicamento utilizado por diabéticos e por pacientes pediátricos consta as seguintes informações:
Apresentação: solução injetável de pH 4,0; cada 3,638 mg de insulina glargina equivale a 100 UI de insulina humana.
Excipientes: metacresol, polissorbato 20, cloreto de zinco, glicerol, hidróxido de sódio, ácido clorídrico e água para injetáveis. Propriedades farmacodinâmicas: insulina de baixa solubilidade em pH neutro. Posologia: administração injetável subcutânea.
Considerando essas informações, julgue os próximos itens.
Diversos medicamentos apresentam interação medicamentosa com a insulina glargina, tais como os antidiabéticos orais e antibióticos sulfanamídicos.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...