Lista completa de Questões sobre Interação Medicamentosa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O uso simultâneo de medicamentos, bastante comum na terceira idade, pode provocar desde um mal-estar a reações alérgicas graves, quando não há orientação médico-farmacêutica adequada. Acerca de interações medicamentosas, julgue os itens subsequentes.
A potência da interação antagonista do fármaco depende de dois parâmetros importantes: afinidade, que é a sua tendência de se ligar aos receptores, e da eficácia, que se refere à capacidade do fármaco de, uma vez ligado aos receptores, iniciar os efeitos.
A sensibilidade peculiar a um determinado produto, motivada pela estrutura singular de algum sistema enzimático, denomina-se
idiossincrasia.
hipersensibilidade
alergia.
tolerância.
superdosagem.
A interação medicamentosa de aumento de toxicidade da Zidovudina pode ocorrer na presença de
Midazolam.
Ácido valproico.
Ibuprofeno
Captopril.
Penicilina
Em relação às interações medicamentosas é incorreto afirmar que:
Recomenda-se a administração de antiácidos cerca de uma hora antes da alimentação ou uma hora depois da alimentação com a finalidade de aumentar seus efeitos farmacológicos.
A administração de alguns medicamentos deve ser feita longe das refeições ou em jejum para aumentar sua absorção pelo organismo, um exemplo é o omeprazol.
A administração de alendronato de sódio 70 mg dever ser feita em jejum com um copo de água ou leite a fim de aumentar seu efeito farmacológico.
Recomenda-se que o sulfato ferroso seja administrado longe das refeições para aumentar sua absorção pelo organismo e que a ingestão de alimentos ricos em vitamina C seja aumentada para potencializar essa absorção.
Considerando que um paciente faz uso de warfarina 10mg por dia e que o referido medicamento possui taxa de ligação à proteína plasmática de 991, ele passa a fazer uso de fenobarbital de 100mg ao dia. O fenobarbital desloca a warfarina da ligação à proteína plasmática. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta a correta interação medicamentosa.
A warfarina é um medicamento que tem afinidade pelo fenobarbital, por isso ocorre o deslocamento, causando convulsões no paciente.
Com o deslocamento da warfarina das proteínas plasmáticas, o fenobarbital vai aumentar a concentração plasmática causando convulsões ao paciente.
Com o deslocamento da warfarina das proteínas plasmáticas pelo fernobarbital, o paciente pode ter uma hemorragia devido ao aumento de warfarina livre.
O uso constante de warfarina e fenobarbital pode ocasionar hemorragia devido a quantidades livres de fenobarbital no plasma.
Com relação às interações e incompatibilidades entre medicamentos, marque a alternativa CORRETA.
O uso da anfotericina B concomitante com aminoglicosídeos pode atenuar a toxicidade e nefrotoxicidade normalmente causados pelo antibiótico.
O uso de barbitúrico concomitante com vancomicina pode diminuir o efeito anticonvulsivante do barbitúrico.
O uso conjunto de ciprofloxacina oral com suspensões antiácidas protege a mucosa gástrica e não altera a biodisponibilidade do antibiótico.
Os aminoglicosídeos produzem bloqueio neuromuscular por inibirem a acetilcolina liberada dos neurônios pré-ganglionares. A interação dos curares e aminoglicosídeos é importante clinicamente, devendo a dose do bloqueador neuromuscular ser ajustada.
O paciente M. S., 62 anos, do sexo masculino, procurou atendimento devido à dificuldade progressiva de realizar tarefas manuais, tais como abotoar as roupas, pentear-se entre outras. Negou outras queixas específicas. Na história pessoal, informou ter feito apendicectomia. Não havia outros dados relevantes. No exame físico os sinais vitais eram normais. O exame do aparelho locomotor evidenciou tremor, em repouso, de extremidades, o qual cessava ao fazer um movimento ativo; mostrava também, o movimento de enrolar pílulas com os primeiros e segundos dedos de ambas as mãos, bem como mostrou que havia uma discreta rigidez muscular. Chamava a atenção o aspecto apático e tristonho do paciente. Não se evidenciavam outras anormalidades. Frente a esse quadro, foi estabelecido o diagnóstico de doença de Parkinson, decidindo-se pelo tratamento com anticolinérgico (biperideno) e demais medidas de apoio. Cogitou-se o uso simultâneo de antidepressivo tricíclico. Passados dois anos, o paciente retornou à consulta, queixando-se de piora da doença, apesar de fazer corretamente o tratamento anteriormente prescrito. Queixou-se de dificuldades para deambular e de aumento na salivação, falava lentamente e a face mostrava rigidez de expressão. Frente à evolução do quadro parkinsoniano, decidiu-se administrar a associação de levodopa+carbidopa. Considerando o quadro descrito anteriormente, assinale a afirmativa CORRETA:
A carbidopa é um antidepressivo empregado no tratamento da depressão associada a patologias degenerativas.
No caso descrito, a melhor alternativa para controle dos sintomas seria o emprego da dopamina por via endovenosa.
A carbidopa associada à levodopa reduz a ocorrência de vômito, efeito adverso comum aos antiparkinsonianos.
O biperideno foi empregado em decorrência do efeito antidepressivo.
A associação levodopa + carbidopa garante maior disponibilidade central de levodopa, garantindo maior efetividade no tratamento.
Complicações iatrogênicas são mais frequentes em pacientes idosos, principalmente naqueles hospitalizados. Diversos fatores podem ser considerados como responsáveis, em maior ou menor grau, por essa maior sensibilidade do idoso: alterações do envelhecimento, pluripatologia, modificações da farmacocinética e farmacodinâmica das drogas. Entende-se por cinética dos fármacos os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. As alterações desses fenômenos no organismo interferem na biodisponibilidade e, consequentemente, na eficácia terapêutica do medicamento. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:
I. As principais modificações hepáticas causadas pelo envelhecimento são a redução da perfusão sanguínea em até 40%, acompanhada de uma redução de 30% da massa hepática. Assim, ocorre a diminuição do metabolismo de primeira passagem, o que pode aumentar a biodisponibilidade de fármacos que requerem extenso metabolismo.
II. Várias substâncias têm a capacidade de mudar o funcionamento enzimático do organismo, especialmente sobre o CYP450. Dentre os inibidores mais comumente utilizados podemos citar a fluoxetina, sertralina e cetoconazol, em contrapartida, entre os indutores encontramos a carbamazepina, dexametasona e omeprazol.
III. Com relação aos músculos, observa-se diminuição do volume de massa magra, com aumento concomitante de tecido adiposo nos idosos. A alteração na relação músculo/tecido adiposo pode modificar a distribuição de alguns medicamentos. Fármacos lipofílicos terão maior acumulação no tecido adiposo, podendo gerar efeitos tóxicos.
IV. As interações entre medicamentos por modificação da excreção são ocasionadas pelo mecanismo de ativação da secreção glomerular.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas I, e IV.
Somente as afirmativas I, II e III.
Somente as afirmativas II e IV.
Somente as afirmativas I, III e IV.
Todas as afirmativas
A associação de Ampicilina + Sulbactam, utilizada no tratamento de infecções causadas por Enterococcus faecalis, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus pyogenes entre outros microorganismos é um exemplo de associação de antimicrobianos:
Betalactâmico + inibidor de betalactamase.
Quinolona + betalactâmico.
Carbapenêmico + Inibidor de betalactamase.
Cefalosporina + aminoglicosídeo.
Inibidor de betalactamase + quinolona.
Uma interação medicamentosa importante pode ocorrer se o lítio for administrado concomitantemente com:
Paroxetina.
Glibenclamida
Amoxicilina + clavulanato.
Atenolol
Nifedipina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...