Lista completa de Questões de Farmácia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
A dispensação de medicamentos é o ato profissional farmacêutico, de atendimento a um paciente com necessidades e características específicas, sendo uma das últimas oportunidades de identificar, corrigir ou reduzir possíveis riscos associados à terapêutica medicamentosa. Na dispensação, o farmacêutico poderá substituir o medicamento prescrito nas seguintes situações:
Substituição do medicamento de referência prescrito pelo genérico correspondente ou por um medicamento similar e, neste caso, deve colocar seu carimbo, no qual constam seu nome, inscrição no CRF e datar e assinar, desde que não haja restrições expressas pelo prescritor, de próprio punho.
Substituição do medicamento de referência prescrito, exclusivamente, pelo genérico correspondente e, neste caso, deve colocar seu carimbo, no qual constam seu nome, inscrição no CRF e datar e assinar, desde que não haja restrições expressas pelo prescritor, de próprio punho.
Substituição do medicamento genérico prescrito pelo medicamento de referência correspondente ou por um medicamento similar e, neste caso, deve colocar seu carimbo, no qual constam seu nome, inscrição no CRF e datar e assinar, desde que não haja restrições expressas pelo prescritor, de próprio punho.
Substituição do medicamento de referência prescrito pelo genérico correspondente ou por um medicamento similar e, neste caso, deve colocar seu carimbo, no qual constam seu nome, inscrição no CRF e datar e assinar, independente de restrições expressas pelo prescritor.
Substituição do medicamento de referência prescrito exclusivamente, pelo genérico correspondente e, neste caso, deve colocar seu carimbo, no qual constam seu nome, inscrição no CRF e datar e assinar, independente de restrições expressas pelo prescritor.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Um rapaz de 18 anos, com tosse seca após um resfriado, chega à Farmácia da unidade de saúde com a seguinte receita:
Codeína 30 mg.
1 comprimido 3 vezes ao dia.
60 comprimidos.
Assinale a alternativa correta.
O farmacêutico deve dispensar o medicamento, pois codeína é um fármaco antitussígeno isento de efeitos adversos graves, podendo ser utilizado por períodos prolongados.
O farmacêutico deverá entrar em contato com o médico, para confirmar a prescrição, pois codeína é um fármaco de ação analgésica central e, portanto, ineficaz para o tratamento da tosse.
O farmacêutico deverá entrar em contato com o médico para confirmar a quantidade de comprimidos prescrita, pois a duração recomendada para o tratamento da tosse seca sem maiores complicações, é de, no máximo, 5 dias e, portanto, 10 a 15 comprimidos seriam suficientes.
O farmacêutico deve dispensar o medicamento, pois codeína está corretamente prescrita, observando que a mesma faz parte da Lista A2 – lista das substâncias entorpecentes de uso permitido somente em concentrações especiais (Sujeitas a Notificação de Receita "A") –, da Portaria SVS/MS no 344, de 12 de maio de 1998, e suas atualizações.
O farmacêutico deve dispensar o medicamento, pois codeína está corretamente prescrita, observando que a mesma faz parte da Lista B1 – Lista das substâncias psicotrópicas (Sujeitas a Notificação de Receita "B") –, da Portaria SVS/MS no 344, de 12 de maio de 1998, e suas atualizações.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Um paciente de 45 anos apresenta diagnóstico de hipertensão arterial. É acompanhado na unidade de saúde, sendo tratado com atenolol 50 mg, um comprimido ao dia. Após uma crise asmática tratada na emergência, retorna à Farmácia da unidade de saúde com uma receita de salbutamol aerosol. Para este caso, o procedimento farmacêutico mais adequado é:
Dispensar o medicamento, orientando sobre o modo de administrar as formas farmacêuticas inaláveis e recomendando que o paciente venha fazer o controle da pressão.
Conversar com o médico prescritor, sugerindo que o mesmo acrescente um corticosteróide como medicamento de manutenção e prevenção das crises asmáticas.
Conversar com o médico prescritor, sugerindo que o mesmo substitua o medicamento antiasmático, pois este pode induzir crises hipertensivas.
Conversar com o médico da unidade de saúde que acompanha o paciente, sugerindo que o mesmo substitua o medicamento antihipertensivo, pois bloqueadores beta-adrenérgicos podem induzir crises asmáticas, especialmente em doses elevadas.
Conversar com o médico da unidade de saúde que acompanha o paciente, sugerindo que o mesmo acrescente um medicamento antihipertensivo (por exemplo, enalapril), pois o salbutamol interage com o atenolol, diminuindo sua eficácia.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Sobre as ações preconizadas no chamado ciclo logístico da assistência farmacêutica, é correto afirmar:
O armazenamento é uma atividade primordial para garantir o abastecimento e o acesso ao medicamento, sendo recomendada a combinação dos diversos métodos (perfil epidemiológico, consumo histórico, consumo mensal médio, oferta de serviços).
A seleção é um processo de escolha, baseado em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos, estabelecidos por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), sendo considerada a atividade mais importante, pois é a partir dela que são desenvolvidas as demais atividades.
A distribuição objetiva suprir necessidades de medicamentos em quantidade, qualidade e menor custo-efetividade, devendo ser realizada de acordo com a programação, objetivando manter a regularidade do abastecimento, exigindo pessoal qualificado com conhecimento da legislação vigente, especialmente aquela relacionada à licitação.
A programação envolve atividades de recepção, estocagem, guarda, conservação e controle de estoque de medicamentos, sendo necessários rigorosos procedimentos técnicoadministrativos com instrumentos próprios de controle e registro das informações, assegurando a conservação dos produtos e evitando perdas e desperdícios.
A aquisição trata do suprimento de medicamentos às unidades de saúde, em quantidade, qualidade e tempo adequados, devendo ser rápida, segura, eficiente, e exigir transporte adequado e seguro.
No processo de seleção de medicamentos é fundamental o domínio de ferramentas que possibilitem o estabelecimento de uma lista adequada e sua conseqüente utilização. Em relação às ferramentas preconizadas, é correto afirmar que:
A epidemiologia fornecerá subsídios para a definição das situações prioritárias para as quais serão selecionados os medicamentos.
Os consensos e as diretrizes terapêuticas são excelentes fontes de informação para a tomada de decisão terapêutica.
Ensaio clínico e Meta-análise de ensaios clínicos são considerados estudos de nível I e caracterizam um grau de recomendação tipo A.
A avaliação farmacoeconômica baseia-se nas informações sobre a efetividade da intervenção e sobre os custos de aquisição dos medicamentos.
Os estudos farmacoeconômicos possibilitam a escolha entre medicamentos que apresentam propriedades terapêuticas diferentes e custos semelhantes.
Assinale a alternativa correta.
A facilitação da fagocitose de partículas estranhas é denominada de:
Analise os resultados abaixo:
Assinale a alternativa verdadeira:Resultado compatível com síndrome antifosfolípide.
Resultado compatível com deficiência de fator.
Resultado compatível com doença de von Willebrand.
Resultado compatível com síndrome de Bernard Soulier.
Sobre a coleta e conservação das fezes, assinale a alternativa correta.
fixador de Schaudinn não é usado na preservação das fezes, pois não produz fixação de trofozoítos e cistos de protozoários.
As amostras fecais podem ser conservadas em solução fixadora acetato de sódio-ácido acético-formaldeído (SAF), assegurando uma excelente fixação das estruturas morfológicas dos protozoários e helmintos.
Com relação à interpretação de exames laboratorias, assinale a alternativa correta.
A eletroforese de proteínas é útil para os hematologistas, considerando as gamopatias monoclonais.
O exame mais solicitado para o diagnóstico de dislipidemias denomina-se "lipídeos totais".
A hemoglobina glicosilada é um exame moderno e sempre que possível solicitado para a triagem de diabetes melitus, juntamente com a dosagem de glicose.
O testes de tolerância à glicose é o exame mais adequado para monitorar o diabetes melitus francamente estabelecido.
A dosagem de potássio tem grande valor para pacientes ambulatoriais, mas nem tanto para pacientes internados.
Escolha a alternativa que contenha parâmetros do exame químico positivo de urina de rotina da amostra, cujo o sedimento urinário foi analisado pela figura da questão anterior (considere que a figura é o campo médio observado na análise do sedimento; foram analisados 10 campos iguais a este).
Glicose e Proteínas.
Proteínas e Hemoglobina.
Cetonas e Hemoglobina
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...