Lista completa de Questões de Farmácia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A farmacocinética dos fármacos é freqüentemente diferente nos indivíduos idosos e jovens, levando algumas vezes a graves efeitos colaterais nos idosos. Então, em relação aos fármacos para o paciente idoso, deve-se ter, principalmente, o seguinte cuidado:
administrar sempre medicamentos líquidos para facilitar a deglutição.
administrar sempre doses menores de medicamento.
não administrar mais de um princípio ativo de fármaco diário.
Por estar mais concentrada, a amostra ideal para o exame de urina de rotina é:
Amostra de qualquer micção (amostra aleatória).
Amostra com o paciente em jejum (amostra aleatória).
Amostra de qualquer micção (amostra aleatória) obtida por cateter.
Um bioquímico almoçou às 12 horas, dividindo sua mesa com um desconhecido. Retornando ao laboratório, encontrou o desconhecido sendo submetido a uma punção venosa. Observando a requisição médica encontrou os termos "glicemia pp." O técnico estava fazendo a colheita do sangue com anticoagulante e centrifugaria o sangue imediatamente após a colheita. Dentre as alternativas abaixo, assinale a correta:
Tratava-se de uma colheita para glicemia pósprandial e o procedimento está correto.
Perceberam-se dois erros graves: o não jejum e a centrifugação imediata.
Estava correto quanto ao não jejum, mas a colheita deveria ser feita com tubo sem anticoagulante, obrigatoriamente.
Um terrível erro estava acontecendo pois, considerando o metabolismo dos carboidratos, é incorreto dosar glicemia sem que o paciente esteja em jejum, e o "procedimento padrão" ("pp.") é colher pela manhã, após 8 horas de jejum.
Perceberam-se três erros graves: o não jejum; a colheita deveria ser feita sem anticoagulante; e o tempo de espera para centrifugar deveria ser, no mínimo, de 20 minutos.
Assinale a alternativa correta.
A dosagem de cloretos é feita por fotometria de chama.
A dosagem de uréia no sangue é útil para avaliar a função renal.
A uréia diminuída no sangue é um dos marcadores mais sensíveis para doença hepática, incluindo as hepatites.
A dosagem de ferro, da capacidade de transporte total e o índice de saturação devem ser feitas com sangue total, já que o ferro está presente nas hemácias.
A dosagem de cálcio no sangue não tem valor se não for acompanhada pela dosagem de fósforo e de magnésio.
Assinale a alternativa correta.
Esta amostra tem grande probabilidade de ser de um paciente com indicação clínica de:
Amostras de urina mantidas a temperatura ambiente por muitas horas podem apresentar as alterações seguintes, com exceção de:
Analise as figuras abaixo e assinale a alternativa correta.
Os elementos celulares do sedimento urinário observados em maior quantidade nas figuras A e B são, respectivamente:Leucócitos e células escamosas (ou pavimentosas/planas).
Células escamosas (ou pavimentosas/planas) e leveduras.
Eritrócitos e células escamosas (ou pavimentosas/planas).
Farmácia - Tecnologia Farmacêutica - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Assinale a alternativa incorreta:
A via transdérmica permite a eliminação do efeito de primeira passagem hepática.
O fundamento das formas de ação prolongada é a manutenção de concentrações plasmáticas aproximadamente constantes.
Substâncias ativas com elevado tempo de meia-vida biológica são candidatas ideais para obtenção de formas farmacêuticas de ação prolongada.
A via transdérmica permite evitar os problemas de degradação em meio ácido associados à via oral.
A eliminação dos picos plasmáticos é uma característica típica do perfil de biodisponibilidade dos sistemas transdérmicos.
Farmácia - Tecnologia Farmacêutica - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
O desenvolvimento de um novo fármaco para o mercado, que satisfaça uma necessidade médica particular, após passar pelo processo da descoberta do fármaco, onde as moléculas são escolhidas com base em suas propriedades farmacológicas, necessita passar por mais dois processos rigorosos que podem durar anos: os estudos de desenvolvimento pré-clínico, e os estudos de desenvolvimento clínico. Além das evidências clínicas, as autoridades regulamentadoras estão exigindo análise farmacoeconômica e estudos de farmacoepidemiologia. Faça a associação correta dos itens em algarismos romanos com as respectivas atividades (números arábicos).
Desenvolvimento
I. pré-clínico
II. clínico na Fase I
III. clínico na Fase II
IV. clínico na Fase III
V. clínico na Fase IV
Atividades
( ) Estudos "não humanos" que procuram cobrir todas as exigências necessárias para que uma nova substância possa ser considerada pronta para ser testada pela primeira vez em seres humanos. Os estudos são divididos em quatro categorias: testes farmacológicos, testes toxicológicos preliminares, testes de farmacocinética e testes de desenvolvimento químico e farmacêutico.
( ) Os estudos são executados com um pequeno grupo (20 a 80) de voluntários normais e saudáveis para verificar: a segurança, a tolerabilidade, as propriedades farmacocinéticas e os efeitos farmacodinâmicos do fármaco.
( ) Os estudos são executados em pacientes (100 a 300) para testar a eficácia na situação clínica e a dose apropriada. Vários grupos podem ser testados e também com situações clínicas diferentes.
( ) Os estudos desenvolvidos são duplo-cegos, ao acaso, em muitos centros de pesquisa com 1000 a 3000 pacientes, para comparar o novo fármaco com as alternativas já em uso. Es
Farmácia - Tecnologia Farmacêutica - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Assinale a alternativa correta.
O seguinte meio de cultura não pode ser autoclavado durante o seu preparo:
Meio de ágar BHI.
Meio de ágar Muller-Hinton.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...