Lista completa de Questões de Farmácia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Medicamentos e tratamentos clínicos - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
O objetivo do tratamento da asma é o controle total dos sintomas. Para um paciente de 65 anos, diagnosticado com asma persistente grave, o objetivo terapêutico é deixar a doença assintomática. Para tanto, qual dos tratamentos abaixo seria o de primeira escolha?
Beclometasona inalada na dose de 500 mcg/dia associada a agente beta-2 agonista de longa duração.
Teofilina de liberação lenta associado à prednisona oral (1 mg/kg/dia).
Corticosteroide em altas doses, por via oral, associado a beta-2 agonista de longa duração.
Antagonista de receptor de leucotrieno associado a agente beta-2 agonista de longa duração.
Apenas agente beta-2 como droga de alívio.
Farmácia - Medicamentos e tratamentos clínicos - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Homem de 73 anos, dá entrada no prontoatendimento com os seguintes sintomas: cefaleia severa, sensação de mal-estar, ansiedade, agitação e tontura. Verificaram-se os sinais vitais em que se constatou elevação das pressões sistólica (200 mmHg) e diastólica (130 mmHg). Considerando esse caso como urgência hipertensiva, sem evidência de lesão vascular, qual seria o tratamento mais indicado?
Prescrever nitroprussiato de sódio 0,25 a 10 ug/kg/min endovenoso e internar o paciente.
Prescrever captopril 25mg sublingual, clonidina sublingual (ansiolítico) e furosemida (após 30 min.) e internar o paciente.
Prescrever captopril 25mg sublingual, nitroprussiato de sódio 0,25 a 10 ug/kg/min endovenoso e furosemida (após 30 min.) e internar
Prescrever propranolol 80mg, via oral e furosemida e internar o paciente;
Prescrever nitroprussiato de sódio 0,25 a 10 ug/kg/min endovenoso e liberar o paciente.
A Portaria n. 2.616 de 12 de maio de 1998 reafirmou a importância e ampliou as atribuições da Comissão de Controle de Infecções nos hospitais. Sobre infecções hospitalares, analise as afirmações.
I. Os membros consultores da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares são representantes dos serviços: médico, de enfermagem, de farmácia, do laboratório de microbiologia e da administração.
II. Segundo o anexo III da portaria n. 2616 de 12/05/1998 os indicadores para uso de antimicrobianos são: a frequência com que cada antimicrobiano é utilizado em relação aos demais e o percentual de pacientes que usaram antimicrobianos profiláticos ou terapêuticos em um determinado período.
III. Uma das competências da farmácia hospitalar na Comissão de Controle de Infecções Hospitalares está relacionada ao uso racional de antimicrobianos,
IV. A portaria n. 2.616 de 12/05/1998 define o farmacêutico como membro executor da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar obrigatoriamente.
V. Pode-se calcular a frequência com que cada antimicrobiano é empregado em relação aos demais dividindo-se o total de tratamentos com antimicrobianos iniciados em um período pelo total de tratamentos iniciados no mesmo período.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmações I, II e IV.
Apenas as afirmações I, II e V.
Apenas as afirmações II, III e IV.
Apenas as afirmações II, III e IV.
Apenas as afirmações II, III e V.
O farmacêutico na função de gestor de estoques deve planejá-los adequadamente. A respeito do planejamento de estoque, julgar as afirmativas que seguem:
I. Ponto de ressuprimento ou ponto de requisição é um parâmetro de alerta no dimensionamento de estoques. É um nível de estoque que, ao ser atingido, indica o momento de se efetuar uma nova compra, evitando uma posterior ruptura no estoque.
II. O tempo de abastecimento é o intervalo de tempo que vai desde o início do processo interno de compra, até a emissão e processamento da compra.
III. Estoque de segurança ou estoque mínimo significa a quantidade de cada item que deve ser mantida como reserva para que a continuidade do atendimento possa ser garantida. O estoque de segurança depende do consumo, do tempo de abastecimento e da classificação ABC de cada item.
IV. O tempo de processamento externo compreende o período do planejamento, da elaboração do pedido, da emissão e processamento da compra.
V. O tempo de abastecimento pode variar de região para região e de uma instituição para outra. Nas instituições governamentais, por exemplo, o tempo de abastecimento é bastante prolongado, devido aos tramites burocráticos para licitação estabelecidos pela Lei 8.666, de 21/06/1993 e suas alterações.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I, II e III.
Apenas as afirmativas I, III e IV.
Apenas as afirmativas I, III e V.
Apenas as afirmativas II, III e IV.
Apenas as afirmativas II, III e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...