Lista completa de Questões de Farmácia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o desenvolvimento de novos fármacos correlacione as colunas:
I. Ensaios pré-clínicos.
II. Ensaios clínicos fase I.
III. Ensaios clínicos fase II.
IV. Ensaios clínicos fase III.
V. Ensaios clínicos fase
IV. ( )Estudos realizados em voluntários sadios com o objetivo da verificação do perfil de segurança, e do comportamento farmacocinético.
( )Estudos realizados em voluntários com a patologia alvo (pacientes), comparativamente ao tratamento disponível (quando houver). Procedimento realizado em duplo cego.
( )Estudos realizados após a aprovação para comercialização. Detecção das interações medicamentosas e avaliação das reações adversas.
( )Testes in vitro, in sílico e in vivo (animais), possibilitando a atividade farmacológica preliminar.
( )Estudos realizados em voluntários sadios, ou que apresentem determinada patologia, verificandose a eficácia, biodisponibilidade e bioequivalência.
A sequência CORRETA é:
II, IV, V, I e III
I, II, III, IV e V
II, V, IV, III, e, I
III, V, IV, I e II
I, II, V, IV, e III
Segundo Cavallini, o principal objetivo da nutrição parenteral é melhorar o estado nutricional dos pacientes. Pode ser conceituada como o método de alimentação através de fluidos administrados por via parenteral que contém elementos nutricionais para a manutenção do metabolismo corporal normal. Sobre nutrição parenteral, avalie as afirmativas:
I. A nutrição parenteral pode ser administrada por via venosa central utilizando-se as veias subclávia, cava superior e jugular interna.
II. Incompatibilidades químicas podem ser observadas na nutrição parenteral quando são aditivadas na mesma seringa o fosfato de potássio com o gluconato de cálcio formando sal insolúvel.
III. A nutrição parenteral é recomendada aos pacientes hospitalizados por ser de fácil acesso quando administrada por sonda nasogástrica.
IV. A adição de solução de aminoácidos na nutrição parenteral altera o pH da mistura e diminui a estabilidade da emulsão lipídica.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I e III.
Apenas as assertivas II e III.
Apenas as assertivas I, II e III.
Apenas as assertivas I, II e IV.
Apenas as assertivas I e II.
Farmácia - Administração e Economia Farmacêutica - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A estocagem de medicamentos é a guarda organizada e deve ser feita em condições que permitam preservar a sua estabilidade e qualidade, de modo a protegê-los contra riscos de alterações físico-químicas e microbiológicas. A respeito das condições de armazenamento de medicamentos, avalie as assertivas a seguir:
I. Os medicamentos que necessitam de conservação sob refrigeração exigem uma cadeia de frio. A temperatura do refrigerador deve ser mantida entre 2ºC a 8ºC, sendo necessário verificar diariamente a temperatura empregando termômetro de máxima e mínima.
II. Segundo a Organização Mundial de Saúde, as condições normais de armazenamento correspondem a locais secos e bem ventilados, temperatura de 15ºC a 25ºC ou até 30ºC em algumas zonas climáticas.
III. Segundo a terminologia relacionada à conservação de medicamentos adotada na Farmacopéia Brasileira (quarta edição) e no Regulamento Técnico de Medicamentos Genéricos, local fresco é o ambiente cuja temperatura permanece entre 15ºC e 20ºC.
IV. Segundo a terminologia relacionada à conservação de medicamentos adotada na Farmacopéia Brasileira (quarta edição) e no Regulamento Técnico de Medicamentos Genéricos, o armazenamento de medicamentos em congeladores é realizado sob temperaturas inferiores a −30ºC.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas II e III.
Apenas as assertivas I, III e IV.
Apenas as assertivas I e II.
Apenas as assertivas I, II e IV.
Apenas as assertivas II, III e IV.
Farmácia - Administração e Economia Farmacêutica - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A farmacoeconomia preocupa-se com a seleção entre distintas alternativas terapêuticas oferecendo um parâmetro para a tomada de decisões que envolvem avaliação e direcionamento de investimentos baseados em uma distribuição mais racional de recursos disponíveis. Com relação à farmacoeconomia avalie as afirmativas:
I. A dor, o sofrimento, a perda de um membro são considerados custos intangíveis em farmacoeconomia, pois são de difícil mensuração monetária.
II. Quando um estudo compara os efeitos sobre a saúde (outcomes) e sobre os recursos (custos) de medicamentos ou intervenções, em que os custos são medidos em unidades monetárias e a efetividade é medida em unidades clínicas, está sendo aplicada uma análise de custo benefício.
III. Os estudos de análise custobenefício são uteis na comparação de dosagens e formas de apresentação ou equivalente genérico para os quais os efeitos são absolutamente semelhantes, selecionando-se o de menor custo.
IV. Um estudo em que se comparam duas opções terapêuticas com o mesmo impacto sobre a saúde, ou seja, nas duas opções com iguais eficácias ou efetividades e seleciona-se a opção que apresenta o menor custo. Isso corresponde a uma análise de minimização de custo.
Está(ão) CORRETA(S)
Somente as afirmativas II e IV.
Somente as afirmativas II e III.
Somente as afirmativas III e IV
Somente as afirmativas I e IV.
Somente a afirmativa IV.
Farmácia - Administração e Economia Farmacêutica - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Os itens de um estoque apresentam normalmente diferentes posições no fluxo de materiais e variados graus de utilização. O estudo técnico dessas ocorrências por meio do agrupamento de itens de acordo com seu custo, preferentemente, anual, permite a elaboração da curva ABC, também chamada de curva 80-20 ou gráfico de Pareto. Com relação à curva ABC, avalie as afirmativas a seguir:
I. A classe A é composta pelos itens mais importantes que devem ser tratados com atenção especial pela administração.
II. A classe A representa 20% dos itens em estoque, que correspondem a 50% do investimento.
III. A classe B é composta por 50% do total de itens e essa classe representa 20% do investimento.
IV. A classe C da curva detém maior importância administrativa e é composta por 30% dos itens que representam 30% do investimento.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I e III.
Apenas as afirmativas I e II.
Apenas as afirmativas II e III.
Apenas as afirmativas II e IV.
Apenas as afirmativas III e IV.
A preocupação com os custos das doenças cardiovasculares é crescente em vários países e regiões do mundo. Várias são as classes de fármacos usadas para essa enfermidade. Assim, considerando os medicamentos que afetam as funções renais e cardiovasculares, correlacione as colunas:
1. Inibidor da convertase.
2. Inibidor da reabsorção de sódio e água
3. Bloqueador dos receptores de angiotensina
4. Bloqueador de canais de cálcio.
5. Vasodilatador.
6. Antagonistas dos receptores de aldosterona.
( ) Furosemida.
( ) Hidralazina.
( ) Captopril.
( ) Losartan.
( ) Espironolactona.
( ) Anlodipino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
3 6 1 2 4 5
5 2 6 3 1 4
2 3 6 4 5 1
2 5 1 3 6 4
2 5 3 1 6 4
Paciente do sexo masculino, 60 anos de idade, chegou ao ambulatório após infarto agudo do miocárdio, além de histórico clínico de angina pectoris estável. A terapia medicamentosa desse paciente baseava-se em: nitrato de isorsobida: 40 mg/dia; ácido acetilsalicílico: 2 comprimidos ao dia; e propranolol: 20mg, 3 vezes ao dia. Com base nesse caso, analise as afirmativas a seguir:
I. O nitrato de isossorbida é classificado como vasodilatador potente, diminuindo a angina pectoris.
II. O ASS tem efeitos analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios devido às associações das porções acetil e salicilato da molécula intata, como também à ação do metabólito ativo salicilato. Tem importância no caso do paciente mencionado para aplacar a dor.
III. O propranolol, um agente betabloqueador, tem importância para diminuir a arritmia que pode se apresentar após o infarto do miocárdio.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas II e III.
Somente a afirmativa I.
Somente a afirmativa II.
Todas as afirmativas.
Somente as afirmativas I e III.
Paciente masculino, 67 anos, portador de hipertensão arterial sistêmcia e artrite reumatóide. Para o controle da pressão utiliza captopril e hidroclorotiazida. Nas crises de artrite utiliza piroxicam para controle principalmente da dor. No último surto de artrite, as cifras pressóricas se elevaram mais do que normalmente ocorria e a sensação de ardência estomacal se tornou insuportável. Trata-se de RNM que pode ser classificado como:
RNM 5: problema de segurança não quantitativa relacionada à lesão gástrica e interação medicamentosa negativa com os antihipertensivos.
RNM 3: problema de inefetividade não quantitativa relacionada à interação medicamentosa negativa com os antihipertensivos e à lesão gástrica.
RNM 1: problema de necessidade realcionada a falta de medicamentos para a lesão gástrica e hipertensão não controlada.
RNM 4: problema de inefetividade quantitativa relacionada à interação medicamentosa negativa com os anti-hipertensivos e à lesão gástrica.
Esse fato não é considerado um RNM.
O paciente M. S., 62 anos, do sexo masculino, procurou atendimento devido à dificuldade progressiva de realizar tarefas manuais, tais como abotoar as roupas, pentear-se entre outras. Negou outras queixas específicas. Na história pessoal, informou ter feito apendicectomia. Não havia outros dados relevantes. No exame físico os sinais vitais eram normais. O exame do aparelho locomotor evidenciou tremor, em repouso, de extremidades, o qual cessava ao fazer um movimento ativo; mostrava também, o movimento de enrolar pílulas com os primeiros e segundos dedos de ambas as mãos, bem como mostrou que havia uma discreta rigidez muscular. Chamava a atenção o aspecto apático e tristonho do paciente. Não se evidenciavam outras anormalidades. Frente a esse quadro, foi estabelecido o diagnóstico de doença de Parkinson, decidindo-se pelo tratamento com anticolinérgico (biperideno) e demais medidas de apoio. Cogitou-se o uso simultâneo de antidepressivo tricíclico. Passados dois anos, o paciente retornou à consulta, queixando-se de piora da doença, apesar de fazer corretamente o tratamento anteriormente prescrito. Queixou-se de dificuldades para deambular e de aumento na salivação, falava lentamente e a face mostrava rigidez de expressão. Frente à evolução do quadro parkinsoniano, decidiu-se administrar a associação de levodopa+carbidopa. Considerando o quadro descrito anteriormente, assinale a afirmativa CORRETA:
A carbidopa é um antidepressivo empregado no tratamento da depressão associada a patologias degenerativas.
No caso descrito, a melhor alternativa para controle dos sintomas seria o emprego da dopamina por via endovenosa.
A carbidopa associada à levodopa reduz a ocorrência de vômito, efeito adverso comum aos antiparkinsonianos.
O biperideno foi empregado em decorrência do efeito antidepressivo.
A associação levodopa + carbidopa garante maior disponibilidade central de levodopa, garantindo maior efetividade no tratamento.
Complicações iatrogênicas são mais frequentes em pacientes idosos, principalmente naqueles hospitalizados. Diversos fatores podem ser considerados como responsáveis, em maior ou menor grau, por essa maior sensibilidade do idoso: alterações do envelhecimento, pluripatologia, modificações da farmacocinética e farmacodinâmica das drogas. Entende-se por cinética dos fármacos os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. As alterações desses fenômenos no organismo interferem na biodisponibilidade e, consequentemente, na eficácia terapêutica do medicamento. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:
I. As principais modificações hepáticas causadas pelo envelhecimento são a redução da perfusão sanguínea em até 40%, acompanhada de uma redução de 30% da massa hepática. Assim, ocorre a diminuição do metabolismo de primeira passagem, o que pode aumentar a biodisponibilidade de fármacos que requerem extenso metabolismo.
II. Várias substâncias têm a capacidade de mudar o funcionamento enzimático do organismo, especialmente sobre o CYP450. Dentre os inibidores mais comumente utilizados podemos citar a fluoxetina, sertralina e cetoconazol, em contrapartida, entre os indutores encontramos a carbamazepina, dexametasona e omeprazol.
III. Com relação aos músculos, observa-se diminuição do volume de massa magra, com aumento concomitante de tecido adiposo nos idosos. A alteração na relação músculo/tecido adiposo pode modificar a distribuição de alguns medicamentos. Fármacos lipofílicos terão maior acumulação no tecido adiposo, podendo gerar efeitos tóxicos.
IV. As interações entre medicamentos por modificação da excreção são ocasionadas pelo mecanismo de ativação da secreção glomerular.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas I, e IV.
Somente as afirmativas I, II e III.
Somente as afirmativas II e IV.
Somente as afirmativas I, III e IV.
Todas as afirmativas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...