Lista completa de Questões de Farmácia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção verdadeira.
Os polifosfatos são agentes seqüestradores de natureza orgânica, largamente utilizados nas soluções farmacêuticas.
Os ácidos hidroxilados e os derivados dos ácidos aminopolicarboxílicos são quelantes pertencentes à categoria de sequestrantes orgânicos.
O álcool etílico é um conservante pouco utilizado nas soluções farmacêuticas de uso oral.
O ácido benzóico na proporção de 1:10.000 é preferencialmente usado como conservante de soluções farmacêuticas para uso oral.
Analise o texto a seguir:
A partir da análise dos resultados da tabela, realização dos cálculos necessários e comparação com as especificações detalhadas no texto, é correto concluir:
O lote não cumpre com o critério de aceitação para uniformidade de conteúdo e deve ser rejeitado.
O Desvio Padrão Relativo (DPR) é maior que 6%, portanto devem ser analisadas mais 20 unidades e o DPR calculado para os 30 valores não pode exceder 7,8%.
O lote cumpre com o critério de aceitação para uniformidade de conteúdo (teor das unidades testadas entre 85,0 e 115,0 %, e Desvio Padrão Relativo –DPR < 6%).
O lote tem Desvio Padrão Relativo (DPR) > 17%.
Em relação à detecção de impurezas em fármacos, considere as seguintes afirmativas:
I - As impurezas que eventualmente podem acompanhar uma substância ativa dividem-se em 3 grupos: impurezas orgânicas, solventes residuais e impurezas inorgânicas.
II - As impurezas inorgânicas resultam exclusivamente do processo de síntese selecionado e estão normalmente identificadas.
III - Entre as impurezas inorgânicas é possível encontrar reagentes, catalisadores, metais residuais e sais inorgânicos.
IV - a presença de impurezas orgânicas no produto final podem ser originadas tanto do processo de síntese como da instabilidade da própria substância ativa durante a fase de armazenamento.
São corretas
I, II, III e IV
apenas I e II
apenas II e IV
apenas III e IV
Marque a opção verdadeira com relação à detecção de impurezas em fármacos.
A destilação azeotrópica é um processo físico para detecção de água em fármaco, sendo pouco usado em virtude de ser caro e ter pouca exatidão.
A destilação azeotrópica é um processo físico para detecção de água em fármaco e consiste em acrescentar à substância que contém umidade um solvente miscível com água e destilar a mistura solvente-água.
O processo de KARL-FISCHER é um método químico para detecção de água em fármaco que utiliza como reagente uma mistura constituída somente de iodo, piridina e matanol.
O processo de KARL-FISCHER é um método químico para detecção de água em fármaco que utiliza como reagente uma mistura constituída de iodo, piridina, matanol e dióxido de enxofre liquido.
Substâncias capazes de assegurarem um completo enchimento da matriz e de evitarem a aderência dos pós aos cunhos da máquina, durante a compressão, são conhecidas como
desagregantes
absorventes
desagregantes
lubrificantes
Com relação aos barbitúricos é correto afirmar:
Os barbitúricos de ação curta são mais potentes e, naturalmente, mais tóxicos que os de ação prolongada.
Os barbitúricos não atuam como depressores gerais do sistema nervoso central.
A dose letal dos barbitúricos não sofre variação.
Os barbitúricos não têm ação seletiva sobre a condução multineuronal da formação reticular ascendentes, reguladora do sistema sono-vigília.
Marque a opção verdadeira.
O etanol não provoca aumento do efeito dos antidepressivos.
A fase mais importante da biotransformação do etanol compreende sua oxidação a aldeído acético.
A fase mais importante da biotransformação do etanol compreende sua redução a aldeído acético.
A concentração de etanol na urina se correlaciona bem com os níveis sangüíneos, podendo ser usada para determinar o nível de intoxicação ou deterioração.
Marque a opção verdadeira:
Os anticolinérgicos são substâncias que têm ação central e são considerados como agonistas de fibras nervosas parassimpáticas.
Os anticolinérgicos provocam sensação de bem-estar, euforia, interação social aumentada, agitação, ansiedade, alucinações visuais e quadro confusional, taquicardia, boca seca e midríase.
O rophynol é um medicamento antidepressivo tricíclico, que por seus efeitos colaterais, como alterações visuais, agitação e confusão mental é utilizado de forma abusiva.
Os anticolinérgicos utilizados abusivamente são alucinógenos primários, uma vez que em baixas doses já levam à produção de alucinações.
Sobre a cocaína, analise as afirmativas abaixo:
I - A cocaína ocorre naturalmente nas folhas de plantas provenientes de duas espécies do gênero Erytroxylum.
II - O " crack " pode ser obtido em laboratório e é utilizado na forma de cloridrato de cocaína.
III - A cocaína possui propriedades vasoconstrictora, anestésica local, estimulante, levando a uma diminuição do cansaço e da fome.
IV - A administração de cocaína na forma de base livre, fumada, pode ser comparada em termos de velocidade de absorção e concentrações plasmáticas de pico, à via intravenosa.
V - A colinesterse eritrocitária, também denominada de pseudocolinesterse, é responsável pela hidrólise da cocaína.
Marque a alternativa correta:
As alternativas II, IV, estão corretas
As alternativas I, III, IV, estão corretas
Apenas a alternativa "V" está incorreta
As alternativas I, II, V, estão corretas
Analise as afirmativas abaixo:
I - Os principais produtos de biotransformação da cocaína são: éster metilecgonina e a benzoilecgonina, compreendendo 80 a 90% da dose total excretada na urina.
II - Em Análises Toxicológicas realizadas com tecidos provenientes de necrópsias, em casos de overdose, as concentrações mais elevadas de cocaína são encontradas na urina e nos rins, seguidos pelas concentrações no cérebro, sangue e bile.
III - A cocaína não atravessa a barreira hematoencefálica, mesmo sendo lipofílica.
IV - A cocaína possui como mecanismo de ação a interferência com os sítios de atuação da dopamina, noraepinefrina e serotonina.
V - A administração repetida da cocaína, leva a uma diminuição do limiar convulsígeno, levando ao aparecimento de convulsões, mesmo em doses não compatíveis com a intoxicação aguda.
São corretas:
I, II e III
II, III e V
I, II, IV e V
II, III, IV e V
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...