Lista completa de Questões de Farmácia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere as afirmações sobre radioimunoensaio:
I - A base para o desenvolvimento do radioimunoensaio veio das experiências "in vivo" de Berson e Yalow em 1956.
II - O radioimunoensaio pode ser utilizado para quantificar hormônios, drogas, marcadores tumorais, alérgenos e anticorpos e antígenos em doenças parasitárias.
III - O radioimunoensaio é um teste em que a quantidade de reagente não é limitada à diluição de anticorpo utilizado.
IV - No radioimunoensaio de fase sólida, um dos reagentes é imobilizado nas cavidades de placas plásticas de microtitulação.
V - Uma parte crítica e que introduz a maior fonte de erro do radioimunoensaio é a separação das funções livre e ligada da substância marcada.
Das afirmações acima são verdadeiras somente:
I e III
II, III e IV
I, II, IV e V
I, III e V
Na pesquisa de chumbo no sangue por absorção atômica, o sangue deve ser colhido em tubo que contenha:
EDTA
Heparina
Citrato de sódio
EDTA com fluoreto
O plasma difere do soro em:
conteúdo glicídico
conteúdo protídico
conteúdo lipídico
concentração de sódio
A retenção de ácidos fixos pelo nosso organismo pode baixar o pH para 7,32 e tornar a pCO2 baixa causando uma:
Alcalose metabólica
Alcalose respiratória
Acidose respiratória
Acidose metabólica
Analise as afirmativas:
I - A sintomatologia terminal da intoxicação letal por cocaína envolve hipertermia, arritmia ventricular, midríase, convulsões e parada respiratória.
II - Numa intoxicação por cocaína a necropsia mostra sinais inespecíficos de óbito por asfixia, isto é, edema pulmonar, congestão visceral e petéquias. Pode haver evidência de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.
III - Os níveis sanguíneos determinados em amostras post-mortem, não podem ser interpretados como aqueles que levaram ao óbito, pois há remoção espontânea ou enzimática de cocaína, pré e pós morte.
IV - A interação da cocaína com álcool etílico pode resultar em efeitos cardiovasculares (freqüência cardíaca e pressão sanguínea) menos acentuados em relação aos observados com cada condição em separado.
V - Entre 6 e 48 horas, somente seus produtos de biotransformação são detectados no plasma. É possível encontrar produtos de biotransformação em urina de usuários crônicos até 3 semanas após a suspensão do uso de droga.
Estão corretas somente:
I, II e IV
II, III e V
II, III, IV e V
I, II, III e V
Sobre os efeitos produzidos pela maconha, marque a opção verdadeira:
Os principais efeitos psíquicos dos princípios ativos da Cannabis são euforia temporária, acompanhada de diferentes mudanças sensoriais, afetivas e cognitivas.
Possui potencial acentuado para induzir dependência.
O uso contínuo da maconha produz, após retirada abrupta, sintomas de abstinência acentuados podendo levar a óbito.
Quando se fuma um cigarro de maconha há uma diminuição de quatro vezes na saturação de carboxihemoglobina quando comparada a um cigarro de tabaco.
Sobre os inalantes, marque a opção verdadeira:
Apenas os gases como butano e propano são considerados inalantes.
Os inalantes produzem a nível central apenas estimulação do Sistema Nervoso Central, provavelmente por interação dessas substâncias com receptores GABA e glutamato.
Os efeitos psíquicos a curto prazo provocados pelos inalantes caracterizam-se por euforia e bem-estar, alucinações visuais, além de confusão, desorientação, palidez, incoordenação muscular, ataxia e diminuição dos reflexos.
O uso prolongado de inalantes afeta apenas o sistema hepático e renal, acarretando dano hepático ( hepatomegalia, cirrose) e renal ( acidose tubular, cálculo renal, proteinúria).
No soro fisiológico a concentração de cloreto de sódio é 0,90% (m/V); isto implica em dizer que sua molaridade é de:
0,9
0,1
0,015
0,15
Considere as afirmações sobre absorção atômica:
I - A quantidade de luz absorvida é proporcional ao número de átomos que estão no estado fundamental presentes na chama. Este é o princípio básico da espectroscopia de absorção atômica.
II - Como um átomo de um determinado elemento químico dá origem a um espectro de raias definido e característico, segue-se que diferentes estados de excitação estão associados a diferentes elementos.
III - Como os espectros de absorção da maior parte dos elementos são mais simples do que os respectivos espectros de emissão, a espectroscopia de absorção atômica está menos sujeita a interferências entre elementos do que a espectroscopia de emissão de chama.
IV - A espectroscopia de absorção atômica é sempre menos sensível do que a espectroscopia de emissão de chama.
V - O espectro de absorção de um dado elemento é normalmente associado apenas às transições que envolvem o estado fundamental.
Das afirmações acima são corretas, somente:
I, II e III
I, II e IV
I, II, III e V
III, IV e V
Marque a opção verdadeira:
A análise forense deverá ser realizada contra o tempo, ou seja, no menor tempo possível e o resultado final deverá ser irrefutável.
Testes imediatos qualitativos podem ser usados na identificação de substâncias tóxicas como o paraquat, utilizando-se ditionito de sódio em meio alcalino, levando a coloração azul.
Na análise forense o uso de técnicas sofisticadas como espectrometria de massa, espectrofotometria de absorção atômica, não devem ser utilizadas, uma vez que levam a um maior tempo de análise.
Na toxicologia forense utiliza-se apenas como amostra os tecidos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...