Lista completa de Questões de Farmácia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Administração de Medicamentos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A administração de medicamentos por via parenteral pode exigir a sua preparação, modificando-se uma ou mais características do fármaco a ser administrado e favorecendo-se a sua toxicidade. Dentre os fatores que podem afetar a estabilidade da preparação, tem-se:
os valores de pH da solução de glicose a 5% variam entre 3,5 e 6,5, dependendo dos ácidos de açúcar presentes. Nesses valores de pH qualquer fármaco é estável, o que torna as soluções de glicose diluente de eleição.
a concentração de um medicamento em uma solução condiciona o tipo e a velocidade de degradação. Soluções mais concentradas de fármacos são, então, recomendadas para evitar esses processos.
os materiais de plástico mais usados na constituição dos recipientes de soluções injetáveis de grande volume são: polietileno (PE), polipropileno (PP), cloreto de polivinila (PVC), dentre outros.
o PVC não permite a passagem de moléculas sob a forma de vapor de N2, O2, CO2 e H2O, sendo recomendado para evitar a concentração dos componentes da preparação durante o processo de armazenamento.
a temperatura é outra variável primária que afeta a velocidade de degradação. De uma maneira geral, pode-se dizer que a cada incremento de 10ºC, há uma diminuição na velocidade da reação de 2 a 5 vezes.
Farmácia - Administração de Medicamentos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O uso da quimioterapia deverá estar sempre dentro de um programa terapêutico global, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde e com diferentes finalidades. Segundo o Manual de Bases Técnicas da Oncologia SIA/SUS (2010), é correto afirmar que
a quimioterapia paliativa está indicada para hemopatias malignas de evolução crônica, permitindo longa sobrevida (meses ou anos), mas sem possibilidade de cura.
na quimioterapia, para controle temporário da doença, a via de administração mais frequente é a oral, pode ser cíclica ou contínua, tem duração média a longa, e um mesmo procedimento, observadas as suas respectivas descrições e atributos, pode ser autorizado mais de uma vez.
a quimioterapia prévia, neoadjuvante ou citorredutora é indicada para a redução de tumores loco-regionalmente avançados. Geralmente, é de administração oral com duração ilimitada.
a quimioterapia adjuvante é indicada após tratamento cirúrgico curativo, quando o doente apresenta evidência de neoplasia maligna detectável pelo exame físico e exames complementares indicados para o caso.
a quimioterapia tem finalidade de curar definitivamente pacientes com neoplasias malignas, podendo, ou não, estar associada à cirurgia e radioterapia. Assim, essa terapia não pode ser interrompida mesmo que o paciente apresente complicações.
Farmácia - Farmacologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Com relação à eliminação dos fármacos, é correto afirmar que
o processo de biotransformação é catalisado por enzimas para diminuir o tempo de reação e aumentar o tempo de meia-vida do fármaco.
diversas subfamílias de enzimas do sistema microssomal hepático envolvidas na biotransformação de fármacos podem ser inibidas e/ou induzidas pelo próprio fármaco ou por outras substâncias presentes no meio ambiente/ no organismo.
fármacos que sofrem ciclo enterohepático apresentam meia-vida curta por serem eficientemente excretados pelos rins.
as reações de fase II (conjugação) aumentam a lipossolubilidade dos produtos intermediários de biotransformação do fármaco e, consequentemente, a atividade farmacológica do pró-fármaco.
após dez a doze meias-vidas considera-se que mais de 97% do fármaco tenha sido eliminado do organismo.
Farmácia - Farmacologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Quanto à estabilidade de medicamentos, analise as afirmações apresentadas a seguir.
I. A fotólise é um mecanismo de degradação de fármacos. Entre os fármacos mais suscetíveis à fotodegradação, incluem-se: cisplatina, furosemida e nitroprussiato de sódio.
II. A anfotericina B forma complexo pouco solúvel com o álcool benzílico utilizado como bacteriostático na água para preparação de injetáveis.
III. A alteração de cor em uma mistura intravenosa implica necessariamente em incompatibilidade entre o fármaco e o solvente, ou degradação química do princípio ativo, como ocorre com a aminofilina em glicose a 5%.
IV. O cloranfenicol, em função de sua estrutura molecular, não sofre fotólise.
Está correto, apenas, o contido em
I e II.
I, III e IV.
II e IV.
II, III e IV.
III e IV.
Farmácia - Farmacologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O câncer surge de uma série de alterações genéticas e epigenéticas. Os agentes antineoplásicos são em sua maioria antiproliferativos. Com relação a esses fármacos, pode-se dizer que
afetam lentamente as células normais.
inibem rapidamente a angiogênese.
controlam prontamente a metástase.
inibem o processo de apoptose.
retardam a cicatrização de feridas.
Farmácia - Farmacologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Dentre os antineoplásicos citotóxicos, é correto afirmar que
os agentes alquilantes, como a mostarda nitrogenada, são altamente reativos, ligando-se covalentemente ao DNA e impedindo, assim, a sua replicação.
o metotrexato, antagonista do folato, apresenta elevada lipossolubilidade, atravessando facilmente a barreira hematencefálica.
os antibióticos antitumorais, como a doxorrubicina, produzem seus efeitos principalmente por meio de uma ação direta sobre o RNA e ação indireta sobre o DNA.
a vincristina inibe a proliferação celular ligando-se à Topoisomerase I que ocorre em níveis elevados durante todo o ciclo celular.
o etoposídeo liga-se à tubulina, inibindo a formação do fuso mitótico nas células em divisão.
Na manipulação de produtos estéreis, é utilizado um equipamento que possui um filtro de material particulado de alta eficiência (HEPA), que tem por objetivo manter a preparação estéril desde que seja utilizada a técnica asséptica de manipulação. Esse equipamento é o (a)
cabine de fluxo laminar.
área limpa.
filtro de ar.
filtro esterilizante.
osmose reversa.
A eliminação de drogas que consiste na sua perda irreversível do corpo ocorre através de dois processos, a saber: o metabolismo e a excreção. Nesse contexto, o volume de plasma que contém a quantidade de uma droga que é removida pelo rim por unidade de tempo é conhecida como
volume de distribuição.
filtração glomerular.
depuração renal.
secreção tubular.
difusão passiva através do epitélio tubular.
Farmácia - Tecnologia Farmacêutica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Como todos os medicamentos injetáveis, as drogas quimioterápicas devem ser preparadas com toda técnica asséptica e cuidado especial nas doses e esquemas terapêuticos, pois qualquer variação pode ser letal ao paciente. A dosagem é calculada
Farmácia - Formulações farmacêuticas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Aspecto, cor, forma, tamanho, peso, tempo de desintegração, friabilidade, dureza, uniformidade do conteúdo, velocidade de dissolução e estabilidade são características de qualidade da seguinte forma farmacêutica:
supositório.
cápsula.
comprimido.
pomada
pó.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...