Questões de Filosofia

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A partir das ideias expressas no texto acima e da imagem à qual este se refere e que lhe está associada, assinale a opção correta com relação à filosofia da História.

  • A.

    A história é uma procissão alegre e constante em direção ao progresso.

  • B.

    O anjo de Paul Klee é messianicamente a representação da salvação da história.

  • C.

    O anjo de Paul Klee representa a tragédia da história, que segue apesar dos escombros que deixa para trás.

  • D.

    O rosto do anjo da história está sempre voltado para o futuro.

  • E.

    A filosofia da história de Benjamin é irremediavelmente otimista.

O chamado “argumento do terceiro homem”, cuja primeira versão encontra-se no diálogo Parmênides, de Platão, é tradicionalmente mobilizado contra

  • A. a teoria platônica das ideias ou formas.
  • B. as teses relativistas de Protágoras.
  • C. a teoria aristotélica da verdade como correspondência.
  • D. as prescrições céticas de epoché ou suspensão do juízo.

No livro IV de sua Metafísica, Aristóteles refere-se a um princípio válido para “o ser enquanto ser”. Nessa passagem, Aristóteles está se referindo ao

  • A. princípio do círculo vicioso.
  • B. princípio da razão suficiente.
  • C. princípio da não-contradição.
  • D. princípio de plenitude.

Em suas Meditações, Descartes afirma que seu objetivo nesta obra é o de “estabelecer algo de firme e constante nas ciências”. A fim de cumprir tal objetivo, o filósofo vai procurar principalmente refutar

  • A. o chamado cético antigo, que propõe a epoché ou suspensão do juízo.
  • B. o chamado cético moderno, que levanta a dúvida acerca da existência do mundo exterior.
  • C. os relativistas como Protágoras, que afirmam ser o homem a medida de todas as coisas.
  • D. filósofos cristãos como Tomás de Aquino, que afirmam ser Deus o fundamento último de todas as verdades.

A fim de “estabelecer algo de firme e de constante nas ciências”, o próprio Descartes sustenta nas páginas de suas Meditações que o ponto final de sua argumentação deve consistir na prova de que

  • A. a proposição “Penso, logo existo” é necessariamente verdadeira.
  • B. o homem é essencialmente uma criatura que pensa.
  • C. a ciência, e não Deus, é a fonte de todas as verdades.
  • D. Deus existe e não é enganador.

Qual das seguintes teses é sustentada por Kant em sua Crítica da Razão Pura?

  • A. O homem comum não pode conhecer o que é a coisa em si, apenas o filósofo pode fazê-lo.
  • B. Não se pode conhecer o que são as coisas nelas mesmas, dado que a verdade é sempre relativa à opinião particular de cada indivíduo.
  • C. Não se pode conhecer o que são as coisas nelas mesmas, isto é, as coisas pensadas como independentes de nós e de nossa mente.
  • D. não podemos conhecer o que são as coisas nelas mesmas, isto é, as coisas pensadas como independentes de um sistema linguístico ou cultura particular.

Em sua Crítica da Razão Pura, Kant define o conhecimento a priori como aquele que

  • A. pode ser obtido exclusivamente mediante a experiência empírica.
  • B. pode ser obtido unicamente por meio da análise lógica dos conceitos.
  • C. diz respeito às coisas nelas mesmas.
  • D. pode ser obtido independentemente de qualquer acontecimento empírico.

A controvérsia medieval entre os chamados realistas e os nominalistas se constitui na disputa entre, respectivamente,

  • A. aqueles que afirmam que apenas objetos particulares existem e aqueles que afirmam que apenas universais existem.
  • B. aqueles que afirmam a realidade dos universais e aqueles que negam a realidade dos mesmos.
  • C. aqueles que afirmam que os universais são entidades concretas e aqueles que sustentam que os universais são entidades abstratas.
  • D. aqueles que afirmam que os universais são entidades concretas e aqueles que sustentam que os universais são entidades abstratas.

Segundo David Hume, todas as nossas inferências extraídas da experiência fundam-se

  • A. na própria razão.
  • B. nos hábitos ou costumes.
  • C. no raciocínio lógico-matemático.
  • D. na análise dos conceitos empíricos.

A tradicional oposição filosófica entre empiristas e racionalistas diz respeito à divergência, respectivamente, entre aqueles que afirmam que

  • A. apenas as verdades empíricas são logicamente necessárias e os que asseguram que apenas a própria razão pode fornecer tal tipo de verdade.
  • B. o mundo empírico existe independentemente da mente e aqueles que sustentam ser o mundo empírico um produto da mente.
  • C. a fonte do conhecimento reside fundamentalmente na experiência e os que defendem ser a própria razão a fonte de conhecimento.
  • D. aqueles que afirmam que apenas o conhecimento empírico é a priori e aqueles que afirmam que apenas a razão pode nos fornecer um tal tipo de conhecimento.
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