Lista completa de Questões de Filosofia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Embora vivessem em cidades-nação distintas e rivais entre si, os gregos conseguiram desenvolver uma comunidade única de língua, religião e cultura, que foi responsável pelo grande avanço da ciência na Idade Antiga. A genialidade grega foi responsável pelo avanço de diversas áreas do conhecimento, como artes, literatura, música e filosofia. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
No período helenístico, a Filosofia foi utilizada para explicar a origem do mundo e das coisas ao redor.
Os pré-socráticos buscavam um princípio que deveria estar presente em todos os momentos da existência de tudo.
A fase pré-socrática foi marcada pela associação da visão cristã à Filosofia, passando-se a crer mais em soluções individuais que coletivas.
Entre os filósofos do período socrático, estão Marco Aurélio, Sêneca e Diógenes de Sínope.
O período socrático compreende o lapso de tempo desde o final do século III a.C até o séc. II d.C.
Desde Platão e Aristóteles, passou-se a tratar os sofistas como um conjunto de pensadores e técnicos da palavra. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A sofística coloca o homem no centro das atenções e, por isso, consolidou-se como uma das escolas pré-socráticas.
O homem é a medida de todas as coisas é uma das frases mais famosas da sofística criada por Pitágoras.
Protágoras duvida que a virtude possa ser ensinada, enquanto Sócrates entende que sim.
Os sofistas constituem uma escola que provocou determinada corrente de pensamento e influenciou fortemente a Grécia antiga.
Mesmo tendo o homem como tema central, os sofistas não chegam a formar uma escola, pois não adotam uma única linha de pensamento.
Em A Política, Aristóteles afirma que a política está, de certa forma, ligada à moral e que o Estado deve levar o homem à virtude e à felicidade. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
Esse filósofo afirma que as mulheres devem casar-se novas e precisam amamentar seus filhos com o próprio leite, pois isso é saudável e está de acordo com a natureza.
A vida política, dizia esse filósofo, deve ser exercida por todos os cidadãos, especialmente pelos militares e pelos trabalhadores em geral.
O Estagirita procura ressaltar a formação da cidade e a forma como se dá a coesão social e, ao contrário de Platão, ele acredita que a formação de uma comunidade não está na união familiar, mas na reunião de indivíduos.
Com relação aos escravos, Aristóteles cria uma teoria bastante complexa: sua tese parte dos fatores econômicos para a necessidade natural da escravidão.
Para Aristóteles, o escravo é destituído de humanidade, surge de maneira natural, ou seja, existem homens que nasceram para ordenar e outros para obedecer.
A respeito do tema educação em Rousseau, assinale a alternativa correta.
A educação da natureza consiste em aprender com as flores e as outras manifestações naturais; por isso, não há distinção entre natureza e hábito.
Uma educação livresca é mais eficiente que uma educação de fatos, pois as interpretações do preceptor ou dos autores auxiliam o educando no entendimento real dos acontecimentos.
O primeiro papel do educador é proteger o seu aluno das influências da sociedade e dos julgamentos dos outros, para que este possa desenvolver sua própria capacidade de pensar.
Não há como separar a educação da natureza, a educação das coisas e a educação dos homens, pois as três podem ser controladas do mesmo modo.
A educação é uma ciência cujo êxito pode ser provado; por isso, pode ser controlada e previsível para todos os homens.
Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Um escritor não ensina nada a outros escritores, nem a ninguém.
A produção escrita deve ter o caráter de modelar, apresentando algo cada vez mais melhorado aos outros produtores.
Ao escritor, não é necessário repensar sua própria posição no processo de produção: o que mais importa é sua capacidade no uso da criatividade.
A melhor tendência afirma-se independentemente de se mostrar uma atitude a ser seguida.
Nos estudos a respeito de estética de Adorno, constata-se que uma teoria dialética da cultura deve resistir não apenas à dicotomia abstrata entre cultura e vida material, como também à não menos abstrata negação da distinção entre elas. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O conceito de cultura, segundo Adorno, restringe-se ao modo de vida de um determinado povo.
A concepção de cultura como ideologia é comum à doutrina burguesa.
O confronto entre diferentes conceitos de cultura não era valorizado nessa teoria estética.
Falar de cultura independe da abordagem dos sentidos antropológicos ou elitistas que o termo pressupõe.
Nessa teoria, o estudo da cultura tem como fundamento principal a estética kantiana.
Hegel, Marx e Engels foram os filósofos que mais influenciaram as discussões acerca do conceito de ideologia. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A concepção de ideologia de Lenin não influenciou as de Lukács e Gramsci.
Marx defendia um conceito positivo de ideologia.
Com Lênin, o conceito de ideologia direciona-se à consciência política das classes, sobretudo da proletária.
Na obra O Capital, existe um capítulo específico que discute o conceito de ideologia e aborda questões relativas à consciência do proletariado.
Marx concorda com o conceito de ideologia defendido pela hegelianos.
Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.
A ideologia constitui um corpo sistemático de regras que interferem exclusivamente no pensar humano.
A ideologia não se refere aos conflitos sociais e de classe; por isso, assegura a coesão entre os homens.
A naturalização das diferenças sociais não constitui objeto de estudo da ideologia.
A função da ideologia dominante é a de apagar a diferença entre os indivíduos e fornecer aos membros da sociedade uma identidade social.
A ideologia mostra uma realidade como ela realmente é; por isso, não valoriza a práxis.
Acerca desse pensamento, assinale a alternativa correta.
A ideia de exercício de solidão propõe uma contradição que não admite que se ensine ou que se aprenda Filosofia.
Na concepção do autor, o ensino de Filosofia pressupõe o conhecimento da história da Filosofia e dos filósofos como algo imprescindível no processo do filosofar.
Na concepção do autor, o ensino de Filosofia passa pela aprendizagem e pela socialização de conceitos como ferramentas a serviço da resolução de problemas específicos.
O professor ensina, e o aluno aprende: esse é o fundamento que embasa a tese de Gallo.
A Filosofia não deve se preocupar com as respostas, e sim com as perguntas; por isso, os conceitos não precisam ser aprofundados nem solucionar problemas do cotidiano.
Com relação ao Círculo de Viena, assinale a alternativa incorreta.
Wittgenstein participou do Círculo de Viena na época em que apresentava o Tratado Lógico-Filosófico como tese de doutorado em Cambridge (1929).
O idealismo metafísico deu origem às posições críticas extremadas do Círculo de Viena.
As críticas de Popper ao empirismo radical trataram apenas de um dos dois aspectos problemáticos do positivismo lógico.
Popper criticou o positivismo lógico por este levar fatalmente a um solipcismo, à visão exclusiva da perspectiva subjetiva de um indivíduo sobre o mundo.
A concordância de Popper com os adeptos do Círculo concentrava-se na interpretação introspectiva da percepção das coisas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...