Questões de Filosofia do ano 2010

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Embora vivessem em cidades-nação distintas e rivais entre si, os gregos conseguiram desenvolver uma comunidade única de língua, religião e cultura, que foi responsável pelo grande avanço da ciência na Idade Antiga. A genialidade grega foi responsável pelo avanço de diversas áreas do conhecimento, como artes, literatura, música e filosofia. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No período helenístico, a Filosofia foi utilizada para explicar a origem do mundo e das coisas ao redor.

  • B.

    Os pré-socráticos buscavam um princípio que deveria estar presente em todos os momentos da existência de tudo.

  • C.

    A fase pré-socrática foi marcada pela associação da visão cristã à Filosofia, passando-se a crer mais em soluções individuais que coletivas.

  • D.

    Entre os filósofos do período socrático, estão Marco Aurélio, Sêneca e Diógenes de Sínope.

  • E.

    O período socrático compreende o lapso de tempo desde o final do século III a.C até o séc. II d.C.

Desde Platão e Aristóteles, passou-se a tratar os sofistas como um conjunto de pensadores e técnicos da palavra. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A sofística coloca o homem no centro das atenções e, por isso, consolidou-se como uma das escolas pré-socráticas.

  • B.

    “O homem é a medida de todas as coisas” é uma das frases mais famosas da sofística criada por Pitágoras.

  • C.

    Protágoras duvida que a virtude possa ser ensinada, enquanto Sócrates entende que sim.

  • D.

    Os sofistas constituem uma escola que provocou determinada corrente de pensamento e influenciou fortemente a Grécia antiga.

  • E.

    Mesmo tendo o homem como tema central, os sofistas não chegam a formar uma escola, pois não adotam uma única linha de pensamento.

Em A Política, Aristóteles afirma que a política está, de certa forma, ligada à moral e que o Estado deve levar o homem à virtude e à felicidade. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Esse filósofo afirma que as mulheres devem casar-se novas e precisam amamentar seus filhos com o próprio leite, pois isso é saudável e está de acordo com a natureza.

  • B.

    A vida política, dizia esse filósofo, deve ser exercida por todos os cidadãos, especialmente pelos militares e pelos trabalhadores em geral.

  • C.

    O Estagirita procura ressaltar a formação da cidade e a forma como se dá a coesão social e, ao contrário de Platão, ele acredita que a formação de uma comunidade não está na união familiar, mas na reunião de indivíduos.

  • D.

    Com relação aos escravos, Aristóteles cria uma teoria bastante complexa: sua tese parte dos fatores econômicos para a necessidade natural da escravidão.

  • E.

    Para Aristóteles, o escravo é destituído de humanidade, surge de maneira natural, ou seja, existem homens que nasceram para ordenar e outros para obedecer.

A respeito do tema educação em Rousseau, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A educação da natureza consiste em aprender com as flores e as outras manifestações naturais; por isso, não há distinção entre natureza e hábito.

  • B.

    Uma educação livresca é mais eficiente que uma educação de fatos, pois as interpretações do preceptor ou dos autores auxiliam o educando no entendimento real dos acontecimentos.

  • C.

    O primeiro papel do educador é proteger o seu aluno das influências da sociedade e dos julgamentos dos outros, para que este possa desenvolver sua própria capacidade de pensar.

  • D.

    Não há como separar a educação da natureza, a educação das coisas e a educação dos homens, pois as três podem ser controladas do mesmo modo.

  • E.

    A educação é uma ciência cujo êxito pode ser provado; por isso, pode ser controlada e previsível para todos os homens.

Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Um escritor não ensina nada a outros escritores, nem a ninguém.

  • B.

    A produção escrita deve ter o caráter de modelar, apresentando algo cada vez mais melhorado aos outros produtores.

  • C. O teatro épico não pode ser utilizado como exemplo de obra didática na estética de Benjamin.
  • D.

    Ao escritor, não é necessário repensar sua própria posição no processo de produção: o que mais importa é sua capacidade no uso da criatividade.

  • E.

    A melhor tendência afirma-se independentemente de se mostrar uma atitude a ser seguida.

Nos estudos a respeito de estética de Adorno, constata-se que uma teoria dialética da cultura deve resistir não apenas à dicotomia abstrata entre cultura e vida material, como também à não menos abstrata negação da distinção entre elas. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O conceito de cultura, segundo Adorno, restringe-se ao modo de vida de um determinado povo.

  • B.

    A concepção de cultura como ideologia é comum à doutrina burguesa.

  • C.

    O confronto entre diferentes conceitos de cultura não era valorizado nessa teoria estética.

  • D.

    Falar de cultura independe da abordagem dos sentidos antropológicos ou elitistas que o termo pressupõe.

  • E.

    Nessa teoria, o estudo da cultura tem como fundamento principal a estética kantiana.

Hegel, Marx e Engels foram os filósofos que mais influenciaram as discussões acerca do conceito de ideologia. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A concepção de ideologia de Lenin não influenciou as de Lukács e Gramsci.

  • B.

    Marx defendia um conceito positivo de ideologia.

  • C.

    Com Lênin, o conceito de ideologia direciona-se à consciência política das classes, sobretudo da proletária.

  • D.

    Na obra O Capital, existe um capítulo específico que discute o conceito de ideologia e aborda questões relativas à consciência do proletariado.

  • E.

    Marx concorda com o conceito de ideologia defendido pela hegelianos.

Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A ideologia constitui um corpo sistemático de regras que interferem exclusivamente no pensar humano.

  • B.

    A ideologia não se refere aos conflitos sociais e de classe; por isso, assegura a coesão entre os homens.

  • C.

    A naturalização das diferenças sociais não constitui objeto de estudo da ideologia.

  • D.

    A função da ideologia dominante é a de apagar a diferença entre os indivíduos e fornecer aos membros da sociedade uma identidade social.

  • E.

    A ideologia mostra uma realidade como ela realmente é; por isso, não valoriza a práxis.

Acerca desse pensamento, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A ideia de exercício de solidão propõe uma contradição que não admite que se ensine ou que se aprenda Filosofia.

  • B.

    Na concepção do autor, o ensino de Filosofia pressupõe o conhecimento da história da Filosofia e dos filósofos como algo imprescindível no processo do filosofar.

  • C.

    Na concepção do autor, o ensino de Filosofia passa pela aprendizagem e pela socialização de conceitos como ferramentas a serviço da resolução de problemas específicos.

  • D.

    O professor ensina, e o aluno aprende: esse é o fundamento que embasa a tese de Gallo.

  • E.

    A Filosofia não deve se preocupar com as respostas, e sim com as perguntas; por isso, os conceitos não precisam ser aprofundados nem solucionar problemas do cotidiano.

Com relação ao Círculo de Viena, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Wittgenstein participou do Círculo de Viena na época em que apresentava o Tratado Lógico-Filosófico como tese de doutorado em Cambridge (1929).

  • B.

    O idealismo metafísico deu origem às posições críticas extremadas do Círculo de Viena.

  • C.

    As críticas de Popper ao empirismo radical trataram apenas de um dos dois aspectos problemáticos do positivismo lógico.

  • D.

    Popper criticou o positivismo lógico por este levar fatalmente a um solipcismo, à visão exclusiva da perspectiva subjetiva de um indivíduo sobre o mundo.

  • E.

    A concordância de Popper com os adeptos do Círculo concentrava-se na interpretação introspectiva da percepção das coisas.

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