Questões de Filosofia do ano 2010

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John Dewey, em Educação e Democracia, reforça seu apelo à educação, entendida como investigação científica, enfatizando a necessidade do pensar reflexivo em educação. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

I Dewey aproveitou-se do método desenvolvido por Charles Sanders Peirce, aplicando-o à ciência, à arte, à lógica e à educação.

II Os estudantes devem tornar-se investigadores, aprendendo a lidar com problemas.

III Dewey distingue o pensamento comum do pensamento reflexivo.

IV O significado das ideias encontra-se, em seu aspecto prático, nos efeitos que exerce sobre o mundo.

V O indivíduo pensante é tão importante quanto a sociedade que questiona.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Muitos filósofos referem-se ao pensamento como capacidade reflexiva de elaboração crítica; nesse sentido, esse pensamento é bem elaborado e cuidadoso na escolha de critérios e na construção da argumentação. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O pensamento crítico deve ser permeado por critérios, que são normas ou princípios utilizados para se fazerem julgamentos.

  • B.

    O pensamento crítico baseia-se em habilidades, e estas são conquistadas independentemente de critérios.

  • C.

    As opiniões são matéria-prima para a elaboração das razões, e estas independem de fundamentação para se alcançar o pensamento crítico.

  • D.

    O raciocínio lógico é um empecilho ao pensamento crítico, pelo fato de engessar as formas de pensar.

  • E.

    A dialética é a única fonte favorável ao pensamento crítico.

Muitas foram as tentativas de caracterizar ou definir a Filosofia. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.

I Para Kant, o conhecimento filosófico é o conhecimento racional a partir de conceitos.

II Para Habermas, a Filosofia indica às ciências o seu lugar.

III Para Wittgenstein, a Filosofia deixa tudo como está.

IV Rorty desconfia do conhecimento privilegiado que a Filosofia possa ter.

V Nietzsche afirma que a Filosofia é a passagem do mito para o logos.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Embora Sartre não tenha construído uma proposta educacional, sua teoria a respeito da liberdade fornece elementos para se estabelecer um paralelo entre a liberdade individual e a responsabilidade do sujeito, em suas ações dentro de um processo educativo. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Como a condição humana naturalmente não inclui liberdade, cabe à escola exercitar os indivíduos nessa prática.

  • B.

    O interesse social é idêntico ao individual; por isso, cabe à escola direcionar as escolhas individuais na busca da melhoria da vida em sociedade.

  • C.

    Por ser livre, o indivíduo jamais poderá adotar a experiência de outros como modelo para sua vida.

  • D.

    O papel da educação é apontar as escolhas para que os indivíduos possam alcançar um caminho seguro a seguir.

  • E.

    Considerando a liberdade individual, não compete à escola papel de orientação moral, a menos que o indivíduo venha solicitar.

Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A reflexão filosófica é rigorosa porque não pode ser feita de qualquer jeito, dispersa, fragmentada e ametódica.

  • B.

    Uma reflexão filosófica deve ser desenvolvida sem a preocupação de um rigor determinado: basta concordar com as generalizações das ciências.

  • C.

    A profundidade da investigação filosófica não interfere em suas teorias.

  • D.

    Radical é aquele pensamento que não aceita contradições e, por isso, torna-se dogmático.

  • E.

    A ideia de conjunto abarca uma gama de conhecimentos que não se prende a nenhuma fundamentação específica; por isso, cada sujeito pode chegar à conclusão que lhe convier.

Cabe à filosofia da educação explicar e explorar o significado da condição humana no mundo, contribuindo o profissional da educação na formação de uma visão da totalidade do ser humano. Com base na filosofia da educação, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Os cursos de formação dos profissionais da educação podem perder de vista a exigência de procedimentos rigorosos da ciência na construção do conhecimento do objeto educacional.

  • B.

    Um bom professor deve ter uma sólida formação científica, com visão objetiva da realidade, superando todas as formas ingênuas e superficiais dos dados que constituem a educação.

  • C.

    A apropriação do desenvolvimento de uma consciência social e sensível às condições políticas de sua atividade faz parte da formação filosófica do educador.

  • D.

    A visão de um projeto antropológico de educação passa pela formação filosófica do educador.

  • E.

    A educação, como prática de intervenção social, exige metodologias específicas que possam torná-la eficaz no alcance de seus objetivos.

Para Schopenhauer, a causa e a essência do mundo estão na vontade de viver, e a consciência não passa de um serviço sacrificado dessa vontade. Relacionando esse pensamento com a teoria da arte do filósofo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A vontade é que impulsiona o artista em sua produção; por isso, a arte sempre é inconsciente.

  • B.

    A contemplação estética traz à tona o quando, o porquê e para quê; por isso, é filosófica.

  • C.

    A arte é uma das alternativas que se abrem para o indivíduo para livrá-lo da escravidão.

  • D.

    A percepção dos objetos artísticos traz ao homem, cada vez mais, a consciência de sua condição humana.

  • E.

    A arte é uma representação individual da realidade; por isso, deixa de ser sensorial.

Considerando o texto acima, os nomes tradicionais dessas três leis fundamentais do pensamento são os princípios

  • A.

    de identidade, de não-contradição e do terceiro excluído.

  • B.

    de não-contradição, de caridade e de identidade.

  • C.

    da existência, de identidade e de não-contradição.

  • D.

    do terceiro excluído, de caridade e de identidade.

  • E.

    da abstração, de identidade e de não-contradição.

A respeito das proposições categóricas, sabe-se que é costume usar as letras A, E, I e O como marcadores para as quatro formas típicas dessas proposições: universal afirmativa, universal negativa, particular afirmativa e particular negativa, respectivamente. As proposições categóricas de forma típica começam com uma das expressões: “todos”, “nenhum” ou “alguns”, pois elas têm “qualidade” (afirmativa ou negativa) e “quantidade” (universal e particular). Elas compõem-se de quatro partes: o quantificador, o termo sujeito, a cópula (verbo “ser” afirmado ou negado e flexionado de acordo com o tempo e o modo verbal) e o termo predicado. A partir das proposições categóricas, podem-se fazer inferências imediatas, já que há apenas uma premissa, diferentemente do silogismo, em que se fazem inferências mediatas, pois há mais de uma premissa.

Tendo como base o texto acima, considere as seguintes proposições categóricas, assim interpretadas:

A: Todo professor é inteligente.

E: Nenhum professor é inteligente.

I: Algum professor é inteligente.

O: Algum professor não é inteligente.

Assumindo que “I: Algum professor é inteligente” é falsa, é correto inferir, imediatamente, que

  • A.

    A é falsa, E e O são indeterminadas.

  • B.

    A é falsa, E é verdadeira e O é indeterminada.

  • C.

    A é verdadeira, E é falsa e O é falsa.

  • D.

    A é verdadeira, E é falsa e O é verdadeira.

  • E.

    A é falsa, E é verdadeira e O é verdadeira.

Contrapondo-se à noção de Estado, há a definição de sociedade civil como um sistema de carências, uma estrutura em que os indivíduos satisfazem às suas necessidades por meio do trabalho, da divisão do trabalho e da troca, sendo a esfera dos interesses privados, econômico-corporativos e antagônicos entre si. Essa definição de sociedade civil foi elaborada pelo filósofo

  • A.

    Platão.

  • B.

    Santo Agostinho.

  • C.

    Aristóteles.

  • D.

    Hegel.

  • E.

    Leibniz.

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