Questões de Filosofia do ano 2017

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Ainda considerando-se o texto 6A1BBB, é correto afirmar que a técnica (tékhne), para os gregos, é

  • A. correlata da medicina, da arte e do teatro grego.
  • B. uma intervenção ensinada pelos deuses para fazer do homem o senhor e dominador da natureza.
  • C. um saber desvalorizado, como as artes e os ofícios, sendo os poetas muitas vezes banidos da cidade.
  • D. um saber prático que leva os homens à virtude.
  • E. inseparável da ideia de um saber-fazer proeminente ao conhecimento científico meramente teórico.

De acordo com o pensamento de Aristóteles, é correto afirmar que, na pólis, a maior de todas as virtudes humanas é a

  • A. veracidade, pois que une o ideal de excelência pessoal à ação honesta na pólis.
  • B. coragem, porque todo cidadão deveria colocar em primeiro lugar a cidade e a proteção desse território.
  • C. temperança, uma vez que a moderação e o equilíbrio eram os estados de espírito mais valorizados entre os gregos.
  • D. prudência, haja vista que envolve deliberação e escolha acerca dos fins, o que a eleva como condição de todas as outras virtudes.
  • E. magnanimidade, já que a generosidade e a grandeza de alma são indispensáveis ao agir virtuosamente na pólis.

Considerando-se o fragmento de texto apresentado, é correto afirmar que os sofistas

  • A. acreditavam que os costumes e as crenças sobre o bem, o justo e o verdadeiro são fundados em convenções, como a própria moral; prova disso é a máxima de Górgias, segundo o qual o discurso é um grande senhor.
  • B. buscavam conhecer o que a coisa seria em si mesma ou por natureza, por isso ensinavam a retórica (tékhne rhetoriké), a arte da persuasão, capaz de oferecer os lógoi, isto é, as razões ou os argumentos e definições de uma coisa.
  • C. desenvolveram a retórica como arte da persuasão em meio aos regimes tirânicos da Grécia Clássica.
  • D. introduziram em Atenas o gosto pela dialética e pela retórica ao afirmarem o predomínio da phýsis sobre o nómos, ou seja, da natureza sobre a lei instituída.
  • E. eram professores profissionais que ensinavam aos jovens sem cobrar nenhuma remuneração em troca.

Assinale a opção em que é apresentado o filósofo que integra a vertente da tradição sofística descrita no fragmento de texto precedente.

  • A. Protágoras de Abdera
  • B. Demócrito de Abdera
  • C. Parmênides de Eleia
  • D. Pitágoras de Samos
  • E. Diógenes Laércio

Considerando-se o texto apresentado como referência inicial, é correto afirmar que os estudos a respeito dos mitos

  • A. compreenderam que os mitos revelam inúmeros aspectos de sociedades arcaicas, em particular aqueles de caráter ético.
  • B. incorporaram esse tipo de texto às narrativas de eventos históricos, atribuindo-lhe valor documental.
  • C. absorveram e passaram a propagar os ensinamentos exemplares e significativos das sociedades arcaicas que investigavam.
  • D. adotaram a perspectiva dos filósofos pré-socráticos, que, desde Xenófanes, entendiam o mito como narrativa pautada na realidade.
  • E. conceberam o sentido ontológico de mito, isto é, como um conjunto de histórias reais.

A noção de maiêutica, que integra a teoria do conhecimento da filosofia de Platão, apresenta uma dimensão ética na medida em que

  • A. nega a imortalidade da alma e a noção de responsabilidade ao defender a ideia de uma natureza humana individual e original.
  • B. restringe o conhecimento do sujeito às suas ações na vida pregressa, bem como o concebe como produto de rememoração.
  • C. nega a imortalidade da alma e defende uma moral que remete às ações adotadas pelo sujeito ao longo da vida.
  • D. defende a imortalidade da alma, apesar de negar a imutabilidade da natureza humana.
  • E. defende a imortalidade da alma, que, reencarnada, se manifesta de acordo com os comportamentos da vida pregressa.

Participante do debate entre filósofos racionalistas e empiristas, Kant defendia que o conhecimento advém

  • A. da categorização do objeto de conhecimento, que pode ser apreendido em si mesmo por meio do pensar.
  • B. de um método que fornece condições para a construção do conhecimento.
  • C. da razão especulativa, cujas investigações partem de testes práticos e, portanto, dogmáticos.
  • D. do ceticismo, cujo resultado foi denominado Revolução Copernicana na metafísica.
  • E. das aporias resultantes de problemas que apresentam duas ou mais soluções possíveis dentro da lógica transcendental.

Considerando-se o texto precedente como referência inicial, é correto afirmar que Nietzsche

  • A. defende que a ligação entre bondade e altruísmo integra uma estratégia pela qual o juízo de valor aristocrático se sobrepõe ao espírito de rebanho.
  • B. contraria a intenção dos juízos de valor aristocráticos, que confundem bondade com altruísmo.
  • C. defende uma similaridade, no que concerne à noção de bondade, entre juízo aristocrático e instinto de rebanho.
  • D. defende que a vinculação de bondade a altruísmo, assumida pelos genealogistas da moral, decorre de algo imanente à consciência humana.
  • E. contraria alguns genealogistas da moral que associam princípios éticos a noções de bem comum pelas ações altruístas.

Na filosofia aristotélica, a ética pressupõe a noção de autarquia, que induz o ser humano a

  • A. adotar um distanciamento dos prazeres mundanos.
  • B. escolher as ações que possam ser-lhe mais prazerosas.
  • C. renegar seus vícios em favor de suas virtudes.
  • D. renegar suas virtudes em favor de seus vícios.
  • E. equilibrar suas virtudes e vícios.

Considerando o texto precedente e outros aspectos da filosofia kantiana a ele associados, assinale a opção correta no que refere às concepções kantianas de razão prática e liberdade.

  • A. A expressão “servir-se de si mesmo” (l. 6 e 7) significa assumir as próprias condições subjetivas como interesses individuais.
  • B. Na menoridade, as ações morais estão sempre erradas.
  • C. A incapacidade de fazer uso do entendimento denota irracionalidade.
  • D. Apenas a maioridade pode estabelecer as condições de possibilidade para a liberdade.
  • E. O entendimento é suficiente para que se estabeleça a liberdade.
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