Questões de Filosofia do ano 2017

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Para Nietzsche, o conceito de vontade de poder ou vontade de potência corrobora a necessidade

  • A. de aceitação da tradição filosófica como guia moral.
  • B. do surgimento do super-homem.
  • C. da permanência da ética de rebanho.
  • D. da historiografia da moral.
  • E. do desprezo pela fruição dos instintos.

Para Nietzsche, tragédias como a de Édipo revelam

  • A. a inadequação dos conceitos de determinismo e liberdade.
  • B. o caráter ilusório do determinismo.
  • C. a prevalência do determinismo sobre a liberdade.
  • D. a alternância entre determinismo e liberdade.
  • E. a complementaridade entre determinismo e liberdade.

Na perspectiva filosófica eminentemente ética de Santo Agostinho, a felicidade é

  • A. o próprio princípio da ética.
  • B. dependente da vida eterna, já que não pode ser encontrada plenamente no plano material.
  • C. o exercício da liberdade.
  • D. encontrada na vida virtuosa.
  • E. fruto da onisciência divina, que destitui o ser humano de sua liberdade e, consequentemente, da responsabilização.

Assinale a opção correta a respeito dos conceitos de autonomia e heteronomia conforme a moral kantiana.

  • A. A autonomia relativiza a norma ao remetê-la ao próprio indivíduo.
  • B. A heteronomia é sempre uma norma externa ao indivíduo.
  • C. A heteronomia leva o ser humano a ter comportamentos eticamente errados.
  • D. A autonomia é o fundamento da lei moral universal.
  • E. A heteronomia nega a liberdade e, ao fazê-lo, nega a possibilidade de ética.

O projeto cartesiano que leva à descoberta de verdades científicas inicia-se como é relatado no texto 6A3AAA. Para Descartes,

  • A. a verdade dos dogmas resiste ao pensamento racional.
  • B. o conhecimento dado pelos sentidos é a primeira conquista indubitável da ciência.
  • C. a descoberta do cogito cartesiano é a primeira verdade certa e indubitável conquistada pela razão.
  • D. a persuasão aportada pela razão é a primeira opinião obscura e confusa aceita pelo trabalho do cogito.
  • E. o trabalho da razão na ciência é auxiliado pelas verdades dadas pelos sentidos.

O percurso de Descartes relatado no texto 6A3AAA é denominado dúvida hiperbólica e radical. Essa denominação está relacionada ao fato de que, para Descartes,

  • A. somente adotando-se esse tipo de pensamento é que o saber conquistado consegue se impor em sua radicalidade última.
  • B. somente adotando-se esse tipo de pensamento é que a lógica consegue se impor como evidência da razão e funda-se a ciência.
  • C. a postura cética evita um novo modo de fazer ciência.
  • D. somente adotando-se esse tipo de pensamento é que emerge uma base sólida para uma forma sólida de fazer ciência.
  • E. a dúvida tem uma finalidade em si mesma em um mundo sem verdades últimas.

Em suas obras, Bacon e Descartes buscaram superar temáticas enfrentadas pelos homens de seu tempo. Essas temáticas incluem

  • A. a razão instrumental e a ideologia cientificista.
  • B. a ciência como origem da verdade.
  • C. o preconceito contra a cultura.
  • D. a relação entre o erro e a verdade.
  • E. a peste negra e a insegurança alimentar.

A possibilidade de uma dimensão emancipatória à imitação na obra de arte na era da reprodutibilidade proporcionada pela técnica é defendida por

  • A. Husserl.
  • B. Benjamin.
  • C. Nietzsche.
  • D. Hegel.
  • E. Adorno.

Considerando-se o texto precedente e a teoria da arte de Hegel, é correto definir a arte como

  • A. a combinação, inspirada na álgebra, de funções sintáticas e semânticas.
  • B. a ação humana cujo sentido é impossível de ser conhecido.
  • C. a arte de pensar que leva ao conhecimento do verdadeiro.
  • D. a dimensão de verdade objetiva que faz do homem um ser histórico e cultural.
  • E. o bem viver, o estudo das paixões, desejos, virtudes e vícios humanos.

O argumento de Nietzsche apresentado no excerto precedente emergiu em um contexto histórico marcado

  • A. pela instauração da mathesis universalis como ideal de clareza e distinção das ideias.
  • B. pela obrigação de conciliar a produção artística, como a pintura, com os dogmas da fé cristã.
  • C. pela divisão social do trabalho e pela alienação na produção da arte.
  • D. por experiências de construção autônoma de valores em todas as esferas da vida social.
  • E. pela concepção cosmológica como modelo, pressuposto e base da explicação do ser humano.
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