Questões de Filosofia do ano 2017

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Para Heidegger, conhecem-se o ôntico e o ontológico das coisas. O ôntico é o que se refere à estrutura ou à essência das coisas, à sua existência. Entre as estruturas ônticas, há aquelas sobre as quais se emitem juízos de valores, formando-se pares de opostos com qualidade positiva ou negativa. Entre os valores emitidos, há aquilo que se classifica como belo ou como feio, e que se denomina arte.

A partir do texto precedente, assinale a opção que apresenta um pensamento coerente com as ideias de Heidegger sobre a arte.

  • A. As circunstâncias sociais exigem a arte engajada e crítica do presente.
  • B. A defesa de valores da pátria e religiosos justifica a queima de obras de arte.
  • C. Por meio da arte, se desvela e desvenda a verdade de alguma realidade.
  • D. Sendo a vida breve e a arte, permanente, não basta fazer só o que convém.
  • E. A arte ignora o universal e o singular, gerando múltiplos significados para a realidade.

O excerto precedente trata da produção de sentido pela obra de arte, conforme Gadamer. Assinale a opção que apresenta uma afirmação sobre a pintura coerente com a ideia desse autor.

  • A. A pintura comunica-se, mediante diálogo sem palavras, com o observador.
  • B. A pintura envia mensagens críticas ao formar a consciência do artista e da sociedade.
  • C. A pintura soma-se às belas-artes e aos valores sociais e culturais de povos e nações.
  • D. A pintura preenche, com informações e palavras, situações observadas.
  • E. A pintura satisfaz desejos reprimidos pelo inconsciente, que são substituídos pela arte.

Conclui-se do texto precedente que, no que se refere ao cinema, Walter Benjamin considera que

  • A. a percepção sobre a técnica no filme alcança o modo como a matemática estrutura a natureza.
  • B. a fruição do filme mostra que a percepção produz ideias fortes que ficam gravadas na memória.
  • C. a percepção ante o filme ensina o expectador a lidar com invenções da técnica.
  • D. o expectador aprende a duvidar dos sentidos com o filme, porque a percepção pode ser enganadora.
  • E. a percepção do expectador do filme recebe conteúdos da experiência e sua sensibilidade os organiza racionalmente.

A leitura heideggeriana a respeito da técnica questiona a relação do homem com a

  • A. existência e a essência.
  • B. liberdade de agir.
  • C. ideologia do lucro.
  • D. ciência e a religião.
  • E. tradição e o folclore.

Considerando o texto precedente, assinale a opção correta.

  • A. O professor tem completa liberdade para construir o currículo de sua disciplina, pois é exatamente a coerência advinda de suas perspectivas filosóficas que dá sentido aos conteúdos do currículo.
  • B. O currículo de filosofia da escola deve determinar quais as posturas filosóficas que o professor deve escolher para abordar os conteúdos em suas aulas.
  • C. O professor de filosofia tem autonomia para decidir o conteúdo do currículo a partir de suas preferências filosóficas.
  • D. A pluralidade de perspectivas filosóficas deve ser considerada na elaboração dos currículos, articulando-se as abordagens da tradição filosófica com as posições individuais do professor.
  • E. Como forma de evitar que o professor de filosofia escolha os conteúdos dos elementos curriculares levando em conta suas convicções, ele é obrigado a seguir o currículo determinado pelos sistemas de ensino.

Considerando as ideias apresentadas no texto precedente, assinale a opção correta.

  • A. Os conhecimentos advindos da história da filosofia são suficientes para que os estudantes sejam capazes de ler a experiência cotidiana e resolver os problemas que os cercam.
  • B. A repetição das informações da história da filosofia é o que capacita os estudantes para a reflexão sobre a ciência, a política, as artes etc.
  • C. A filosofia tem a capacidade de exercitar o pensamento de estudantes: os procedimentos próprios da prática filosófica poderão auxiliá-los na abordagem de problemas do cotidiano, não apenas durante o aprendizado dos conhecimentos no currículo escolar.
  • D. Prescinde-se da presença dogmática de conhecimentos construídos pela cultura e pelas ciências no ensino de filosofia.
  • E. As capacidades reflexiva e crítica dos estudantes são desenvolvidas pela repetição dos conhecimentos trazidos pelo currículo.

Considerando as ideias apresentadas no texto precedente, assinale a opção correta.

  • A. Os saberes científico e artístico são resultado da filosofia, de modo que a interdisciplinaridade é intrínseca a essas áreas.
  • B. As ideias advindas da ciência e das artes, assim como da religião e do mito, oferecem elementos para o desenvolvimento da reflexão filosófica, o que favorece o trabalho interdisciplinar em torno da filosofia.
  • C. Não se pode fazer filosofia sem relacioná-la com as artes e as ciências, o que faz da filosofia uma área essencialmente interdisciplinar.
  • D. A relação da filosofia com o mito e a religião foi prejudicial para a interdisciplinaridade da filosofia.
  • E. Por serem interdisciplinares por excelência, as ciências e as artes fornecem à filosofia modelos de procedimentos para a prática filosófica.

Considerando o assunto abordado no texto precedente, assinale a opção correta.

  • A. Uma didática geral que possibilite que qualquer tipo de conhecimento possa ser ensinado aos estudantes é condição suficiente para o ensino de filosofia.
  • B. O ensino da filosofia tem como exigência a própria experiência do pensar, que deve ser exercitado pelas professoras e professores, em uma prática que alie as estratégias didáticas à crítica dos conhecimentos filosóficos.
  • C. A boa utilização das práticas pedagógicas suplanta obstáculos para o ensino, ainda que os docentes sejam transmissores acríticos dos saberes que dominam.
  • D. Tendo em vista que o que a escola necessita é de pensadoras e pensadores, a dimensão pedagógica é dispensável na docência em filosofia.
  • E. As estratégias didáticas apenas têm sentido no ensino de filosofia se aliadas ao caráter de domínio dos conhecimentos da história da filosofia.

Descartes e Kant podem ser acomodados sob uma mesma tradição racionalista. Entre Descartes e Kant, porém, houve a interposição de vários importantes filósofos empiristas. O aparecimento desses filósofos empiristas implicou em inúmeras alterações, por Kant, da filosofia cartesiana. Com relação às alterações feitas ou não por Kant com respeito à filosofia cartesiana, julgue os itens subsequentes. Em Descartes há a noção de “Eu”, central para a ideia de cogito, enquanto em Kant não há um “Eu”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Descartes e Kant podem ser acomodados sob uma mesma tradição racionalista. Entre Descartes e Kant, porém, houve a interposição de vários importantes filósofos empiristas. O aparecimento desses filósofos empiristas implicou em inúmeras alterações, por Kant, da filosofia cartesiana. Com relação às alterações feitas ou não por Kant com respeito à filosofia cartesiana, julgue os itens subsequentes. Hume, com sua abordagem empirista, levanta o problema das garantias de verdade de um juízo universal sobre questões de fato. Juízos universais não podem ter seu valor de verdade garantido na filosofia cartesiana, mas o podem na filosofia kantiana.

  • C. Certo
  • E. Errado
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