Questões sobre Geral

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As três principais concepções de ciência existentes historicamente, descritas por Marilena Chauí, são

  • A. racionalista, empirista e construtivista.
  • B. racional, empírica e hipotético-dedutiva.
  • C. sistemática, experimental e empírico-formal.
  • D. dialética, crítica e fenomenológica.
  • E. teórica, pragmática e dialógica.

Em busca do conhecimento verdadeiro, Bacon e Descartes preocuparam-se em examinar as causas e as formas do erro. Para Bacon existem quatro tipos de ídolos ou imagens que formam opiniões cristalizadas e preconceitos, que impedem o conhecimento da verdade. Os ídolos presentes na crítica de Bacon são

  • A. da persona, da aparência, do espelho e da linguagem.
  • B. do templo, do palácio, da vigília e do crepúsculo.
  • C. da antinomia, da orgia, do ludens e do extático.
  • D. da caverna, do fórum, do teatro e da tribo.
  • E. do mítico, do simbólico, do ego e da história.

“A ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade. Por isto, onde vemos coisas, fatos e acontecimentos, a atitude científica vê problemas e obstáculos, aparências que precisam ser explicadas e, em certos casos, afastadas”.

NÃO corresponde às características gerais do conhecimento científico:

  • A. É objetivo, pois procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas.
  • B. É heterogêneo, isto é, busca as leis particulares de funcionamento dos fenômenos, que nem sempre são as mesmas para fatos que nos parecem diferentes.
  • C. É quantitativo, busca medidas, padrões, critérios de comparação e de avaliação para coisas que parecem diferentes.
  • D. Estabelece relações causais depois de investigar a natureza ou estrutura do fato estudado e suas relações com outros semelhantes ou diferentes.
  • E. Procura renovar-se e modificar-se continuamente, evitando a transformação das teorias em doutrinas e destas em preconceitos sociais.

Chauí afirma que “quando Darwin elaborou a teoria biológica da evolução das espécies, o modelo de explicação usado por ele permitia-lhe supor que o processo evolutivo ocorria por seleção natural dos mais aptos à sobrevivência. Na mesma época a sociedade capitalista estava convencida de que o progresso social e histórico provinha da competição e da concorrência entre os indivíduos, segundo a lei econômica da oferta e da procura. Um filósofo, Spencer, aplicou, então, a teoria darwiniana à sociedade: nesta, os mais “aptos” (isto é, os mais capazes de competir e concorrer) tornam-se naturalmente superiores aos outros, vencendo-os em riqueza, privilégios e poder”.

Essa atitude do filósofo Spencer pode ser considerada

  • A. equivocada, Spencer transpõe uma teoria científica (biológica) para uma explicação filosófica sobre a essência da sociedade criando a ideologia evolucionista.
  • B. acertada, Spencer ao transportar a teoria da evolução conseguiu explicar a origem das desigualdades sociais.
  • C. acertada, Spencer tomou conceitos referentes a fatos naturais e os converteu em fatos sociais, demonstrando a relação natureza e sociedade.
  • D. equivocada, porque Spencer, ao concluir pela superioridade de uns sobre os outros para explicar o progresso social e histórico, deixa de considerar a luta de classes como motor da história.
  • E. equivocada, Spencer generalizou para toda a realidade resultados obtidos num campo particular de conhecimentos específicos. Correta, porque considerou a existência do circuito indivíduo/sociedade/espécie.

Segundo Aranha, há diversas características presentes no discurso ideológico, tais como: naturalização, abstração, universalização, lacuna e inversão. Considere o seguinte exemplo de discurso ideológico: segundo a ideologia burguesa, a desigualdade social resulta de diferenças individuais, porque os indivíduos são desiguais por natureza, e a desigualdade social é, portanto, inevitável.

O exemplo aponta para a característica da ideologia de

  • A. Naturalização.
  • B. Abstração e aparecer social.
  • C. Universalização.
  • D. Lacuna.
  • E. Inversão.

Para a indagação: por que os sujeitos sociais não percebem o vínculo entre o poder econômico e o poder político? Marx observa que os trabalhadores se veem como indivíduos isolados (cada qual com sua família, seus parentes e amigos) que conhecem seu próprio trabalho, mas ignoram os trabalhos das outras categorias de trabalhadores, isto é, não se percebem como formando uma classe social única. Por não se perceberem como classe social, não se reconhecem como produtores da riqueza e das coisas.

Esse fenômeno Marx chama de:

  • A. materialismo dialético.
  • B. mais valia e lucro.
  • C. alienação econômica e ideológica.
  • D. consciência de classe e representação.
  • E. superestrutura e infraestrutura econômica.

É antiga a percepção de que os seres humanos são diferentes das coisas; contudo, as ciências humanas são uma conquista recente. Podemos dizer que, do século XV ao século XX a investigação do humano realizou-se de três maneiras em três períodos diferentes. Esses períodos são

  • A. humanismo, positivismo e historicismo.
  • B. antropocentrismo, empirismo e positivismo.
  • C. naturalismo, criticismo e positivismo.
  • D. essencialismo, racionalismo e histórico-social.
  • E. mítico, racionalização e dialética.

A lógica que rege o pensamento científico contemporâneo está centrada na ideia de demonstração e prova, baseada na definição ou construção do objeto do conhecimento por suas propriedades e funções e da posição do sujeito do conhecimento.

O fundamento que NÃO pertence à ciência contemporânea é:

  • A. A distinção entre sujeito e objeto do conhecimento, que permite estabelecer a ideia de objetividade e de independência dos fenômenos em relação ao sujeito que conhece.
  • B. A ideia de método como um conjunto de regras, normas e procedimentos gerais, que servem para definir ou construir o objeto e para autocontrole do pensamento durante a investigação e após esta, para confirmação ou falsificação dos resultados.
  • C. O uso de instrumentos tecnológicos e não simplesmente técnicos. Os instrumentos tecnológicos são ciências cristalizadas em objetos materiais e conferem à ciência precisão e controle dos resultados.
  • D. A fusão entre ciência e técnica, teoria e prática, procedimentos imparciais e garantia de neutralidade científica.
  • E. Criação de uma linguagem específica e própria, distante da linguagem cotidiana e da linguagem literária. A ciência constrói o algoritmo e fala por meio deles ou de uma combinação de estilo matemático.

“ [...] dizem respeito a valores, sentimentos, intenções, decisões e ações referidas ao bem e ao mal, ao desejo de felicidade e ao exercício da liberdade; são constitutivos de nossa existência intersubjetiva, isto é, de nossas relações com outros sujeitos morais”. O que é dito aqui por Chauí, corresponde às ideias de

  • A. juízo de valor e consciência interior.
  • B. senso ético e juízo moral.
  • C. senso moral e a consciência moral.
  • D. consciência crítica e autonomia.
  • E. antropoética e reciprocidade.

O sujeito moral ou a pessoa moral, só pode existir se preencher as condições relacionadas abaixo, EXCETO ser:

  • A. consciente de si e dos outros.
  • B. responsável e reconhecer-se como autor da ação, avaliar as consequências.
  • C. dotado de vontade, de capacidade de controlar e orientar desejos e de deliberar.
  • D. livre, capaz de oferecer-se como causa interna de seus sentimentos, atitudes e ações por não estar submetido a poderes externos.
  • E. capaz de cumprir as regras definidas pelo outro, subordinando-se sempre que necessário.
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