Questões sobre Geral

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Tendo o texto precedente como motivação, julgue os itens subsecutivos, a respeito da estética e da filosofia da arte.

Infere-se do texto que, para seu autor, a arte e o pensamento são indissociáveis, já que, por meio da arte, é possível tentar responder às questões do pensamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto precedente como motivação, julgue os itens subsecutivos, a respeito da estética e da filosofia da arte.

De modo geral, a função da arte na história da humanidade foi sempre a mesma: criar a beleza.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto precedente como motivação, julgue os itens subsecutivos, a respeito da estética e da filosofia da arte.

As diferentes culturas têm modos distintos de responder artisticamente aos problemas existenciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto precedente como motivação, julgue os itens subsecutivos, a respeito da estética e da filosofia da arte.

A estética, como área filosófica, ocupa-se da percepção sensorial, sendo, por isso, vinculada às ciências da natureza, como a biologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A concepção da filosofia como uma explicação racional e sistemática da origem, ordem e transformação do mundo, da natureza, do cosmos, e como uma tentativa de compreensão racional e fundamentada no discurso da ordem do mundo, da realidade e do ser é característica do(da)

  • A. filosofia pré-socrática, voltada aos princípios constitutivos do ser, os quais propiciariam a compreensão da estrutura profunda do real.
  • B. metafísica aristotélica, que, assentada exclusivamente em Platão, procurava compreender o puro ser, a origem das coisas e as causas das mudanças e repetições.
  • C. idealismo socrático, que, ao erigir o espírito como Ser Absoluto, assemelha homem e natureza e aborda a possibilidade do conhecimento a partir da metafísica.
  • D. renascimento grego, em que se buscou incessantemente os limites da razão humana com base na experiência e na observação.
  • E. filosofia pós-aristotélica, fundamentada em teses tipicamente aristotélicas, que demonstravam a contradição entre razão e fé.

Assinale a opção correta, a respeito dos preceitos fundamentais da filosofia socrática.

  • A. Os diálogos mantidos por Sócrates evidenciavam que a linguagem é mais importante que a percepção e o pensamento.
  • B. Sócrates concordava com os sofistas no que se refere à ausência de relação entre a epistéme, ou seja, a ciência, e um método de investigação.
  • C. Segundo Sócrates, conhecer equivale a ser capaz de viver com virtude e ter opiniões subjetivas a respeito do mundo.
  • D. Sócrates discordava dos professores itinerantes, chamados de sofistas, que cultivavam a oratória e as técnicas de persuasão e objetivavam encontrar uma única verdade.
  • E. De acordo com as ideias de Sócrates, a filosofia implica em busca incessante pela verdade, alcançada mediante diálogo que abandona a multiplicidade de opiniões em benefício da unidade da ideia.

Considerando-se o texto 6A1AAA, é correto afirmar que a filosofia nascente

Considerando-se o texto 6A1AAA, é correto afirmar que a filosofia nascente

  • A. aceita explicações preestabelecidas, sobretudo ao recorrer ao sagrado ou ao divino, não se pretendendo dogmática.
  • B. procura o princípio das coisas, de forma completamente independente da cultura dos povos orientais e do discurso mítico.
  • C. surge na Grécia, nas investigações feitas a partir de conhecimentos práticos derivados dos teóricos, por isso sendo caracterizada como “o milagre grego”.
  • D. busca o conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza, divergindo do discurso mítico, que recorre ao fabuloso ou o contraditório.
  • E. pretende oferecer respostas sobre as causas das transformações da natureza, sem a utilização de um método ou de sistematização do pensamento.

Considerando-se o texto 6A1AAA, é correto afirmar que a filosofia nascente

Ainda no que se refere ao texto 6A1AAA, assinale a opção correta.

  • A. O mito constitui-se como uma cosmologia porque tem como princípio incontestável a não contradição.
  • B. A autoridade da explicação filosófica reside na pessoa do filósofo, assim como a autoridade do mito reside na pessoa do poeta-rapsodo.
  • C. O narrador do mito é o ator-rapsodo, alguém que se dizia escolhido pelos deuses e que narrava, para alguns poucos escolhidos, os acontecimentos passados.
  • D. Os mitos são considerados comumente cosmogonias ou teogonias porque, por meio deles, busca-se encontrar explicações sobre a origem das coisas recorrendo-se ao fantástico e a genealogias.
  • E. Os mitos não exerceram nenhuma influência no surgimento da filosofia por serem fabulações e histórias fantásticas constituídas de contradições.

Considerando-se o fragmento de texto precedente e a concepção filosófica do saber, é correto afirmar que uma atitude filosófica elementar implica em

  • A. deixar de indagar sobre o que são as coisas, a consciência, os comportamentos da vida cotidiana, os valores.
  • B. questionar o porquê da existência e da natureza humana, tendo por base uma autoridade previamente estabelecida, transcendente ou divina.
  • C. confirmar nossos juízos e intuições, acolhendo as pretensões do senso comum, o qual não guarda uma diferença considerável da filosofia.
  • D. confundir a filosofia com a ciência, conhecimento objetivo e quantitativo que se pretende homogêneo e universal e responde praticamente a todas as questões filosóficas.
  • E. problematizar o senso comum, os preconceitos bem como duvidar de fatos e ideias aparentemente indubitáveis presentes na experiência cotidiana.

Com base no texto 6A1BBB, assinale a opção correta, com relação à filosofia e ao regime de governo na pólis grega.

  • A. Os dois princípios fundamentais que regem a democracia ateniense são a isonomia, ou seja, a igualdade de todos os cidadãos perante a lei, e a isegoria, isto é, o direito de expressar a opinião e discutir em público.
  • B. A separação entre público e privado na Grécia clássica implicou, na esfera familiar, na divisão igualitária do poder.
  • C. O público e o privado eram instâncias indissociáveis na Grécia clássica, sendo na família o poder exercido, de maneira despótica, pelo pai.
  • D. As mulheres e os escravos eram os únicos estratos sociais excluídos da cidadania na democracia ateniense, de caráter oligárquico, em que uns se sobrepõem a outros.
  • E. A democracia ateniense fundamentava-se na isonomia, igualdade de todos os cidadãos perante a lei; e na aristocracia, privilégios para os considerados melhores e mais excelentes.
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