Questões sobre Geral

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Julgue os itens que se seguem, acerca da Filosofia Moderna.

Além de racionalista, Descartes é conhecido como cartesiano em função de sua proposta de conhecimento por meio da experiência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, acerca da Filosofia Moderna.

Maquiavelismo é uma expressão que designa a doutrina política realista de Maquiavel na qual se define os meios adequados para a ação política do soberano independente de contexto e finalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, acerca da Filosofia Moderna.

Para Spinoza, existe uma relação de causalidade e hierarquia entre corpo e espírito, a que se deu o nome de teoria do paralelismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    um percurso lógico que busca alcançar a verdade por meio de silogismos.

  • B.

    uma configuração crítica que procura dissipar as aparências do mundo sensível.

  • C.

    um caminho percorrido pelo filósofo em direção às sombras da caverna platônica.

  • D.

    um método de crítica à universalidade contida na esfera inteligível das ideias.

  • E.

    um método racional produzido pelos sofistas para o estabelecimento da verdade.

  • A.

    pela defesa de uma rigorosa separação entre a esfera da política e a esfera da filosofia.

  • B.

    por definir proposições instrumentais para o agir político, antecipando as estratégias maquiavélicas.

  • C.

    por identificar as coisas empíricas como sendo em si mesmas dotadas de sua própria verdade.

  • D.

    pela definição de uma esfera suprassensível que contém as formas perfeitas, necessárias e universais das coisas.

  • E.

    por entender os preconceitos e condicionamentos do mundo sensível como esfera virtuosa e justa.

  • A.

    a defesa das contradições heraclitianas como conteúdo essencial da esfera inteligível da realidade.

  • B.

    a definição do Bem e da verdade acessível ao pensamento como entidade contraditória.

  • C.

    o estabelecimento de um método relativista e ancorado em contextos históricos para o conhecimento da realidade.

  • D.

    a valorização das concepções parmenidianas como expressão das aparências do mundo sensível.

  • E.

    uma dicotomia entre as propriedades variáveis das coisas sensíveis e o caráter absoluto do mundo inteligível.

  • A.

    um estilo comunicativo a ser superado pelo método dialético expressado nos diálogos socráticos.

  • B.

    um lugar privilegiado, uma vez que o relativismo linguístico é uma das bases da metafísica platônica.

  • C.

    uma diretriz que possibilitou a diferenciação entre a aparência das coisas empíricas e a essência inteligível.

  • D.

    a definição dos parâmetros mediadores entre os preconceitos da caverna e a unidade do bem e da verdade.

  • E.

    o caminho para o estabelecimento do estilo retórico do governante-filósofo na república platônica.

  • A.

    a ambas é central a valorização das coisas sensíveis como entidades autosuficientes para o estabelecimento da verdade.

  • B.

    nos dois casos prevalece uma concepção teológica relacionada ao conhecimento do ser superior a todos os seres.

  • C.

    o primeiro conceito caracteriza a Metafísica como teologia, e o segundo conceito caracteriza a Metafísica como ontologia.

  • D.

    nos dois casos a verdade das coisas é considerada inseparável de um método relativístico para o conhecimento.

  • E.

    os parâmetros adotados por ambas pressupõem a impossibilidade de estabelecimento da universalidade.

  • A.

    passa pela introdução de modificações na concepção platônica de existência do mundo inteligível.

  • B.

    ocorreu mediante a introdução de elementos materialistas que modificaram as concepções platônicas.

  • C.

    consistiu em uma forte valorização pelos neoplatônicos do mundo sensível antes depreciado por Platão.

  • D.

    ocorreu mediante a completa rejeição pelos neoplatônicos da tese platônica de existência de um mundo inteligível.

  • E.

    passa pela rejeição, por parte dos neoplatônicos, de qualquer dimensão mística ou espiritualizante na filosofia.

  • A.

    é uma substância metafísica, tanto quanto o Bem.

  • B.

    é uma entidade historicamente variável e relativa.

  • C.

    pode ser combatido por meio do aperfeiçoamento intelectual.

  • D.

    é uma patologia emocional a ser curada pelo remédio certo.

  • E.

    manifesta-se como desvio ou corrupção em relação à vontade divina.

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