Questões sobre Geral

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  • A.

    são categorias metafísicas e por isso transcendentes em relação ao homem.

  • B.

    estão relacionadas à vida emocional na relação com outras pessoas.

  • C.

    derivam do exame racional da realidade por parte da consciência.

  • D.

    dependem do grau de rigor na aplicação de punições dadas pela justiça.

  • E.

    contém conteúdo inato, estabelecido previamente por leis naturais.

  • A.

    social, em uma perspectiva análoga àquela postulada pelo filósofo Rousseau.

  • B.

    material, dependendo do grau de desigualdade social em determinada sociedade.

  • C.

    é inata, e a existência da vida social pressupõe a repressão de tais impulsos.

  • D.

    estabelecida pelo pecado original, no sentido definido pelo filósofo Santo Agostinho.

  • E.

    aleatória, sujeita às características e disposições psicológicas de cada ser humano.

  • A.

    houve um fortalecimento das perspectivas metafísicas que postulavam o antropocentrismo.

  • B.

    ocorreu a comprovação empírica de diversas hipóteses cosmológicas formuladas na Antiguidade.

  • C.

    suas descobertas e invenções estabeleceram as bases para um conhecimento escolástico renovado.

  • D.

    ocorreu uma desvalorização dos métodos empiristas de conhecimento da realidade objetiva.

  • E.

    a perspectiva mecanicista de conhecimento da realidade objetiva passou a ser hegemônica.

  • A.

    apresentam uma valorização que é típica da era moderna.

  • B.

    aos três é comum uma valorização de natureza metafísica.

  • C.

    eles enaltecem o trabalho sob o ponto de vista da ética protestante.

  • D.

    nos três casos o trabalho é abordado sob um ponto de vista liberal.

  • E.

    eles apresentam o trabalho sob uma ótica medieval, como tripalium.

  • A.

    em ambas o trabalho era considerado expressão da essência humana.

  • B.

    a exclusão do homem político na era moderna pode ser atribuída ao socialismo.

  • C.

    a desvalorização do homem político na modernidade favoreceu sua emancipação.

  • D.

    o contraste entre ambas explica-se em virtude de transformações históricas.

  • E.

    nos dois contextos prevaleceu uma concepção de autonomia intelectual do sujeito.

  • A.

    originam-se de diferenças naturais.

  • B.

    são consequência da propriedade privada e do lucro.

  • C.

    são fruto da vontade de Deus.

  • D.

    são uma condição absoluta entre os homens.

  • E.

    são geradas por diferenças entre os indivíduos.

  • A.

    apresenta evidente continuidade conceitual com a república platônica.

  • B.

    desvalorizou a importância das emoções na relação com o pensamento.

  • C.

    considerou a razão uma força limitada e não absoluta.

  • D.

    corresponde a uma revalorização da primazia da racionalidade iluminista.

  • E.

    resgata elementos básicos do mecanicismo newtoniano.

  • A.

    apresenta caráter privado, tal como ocorria nas modalidades alquimistas de saber.

  • B.

    baseia-se em pressupostos metafísicos tal como os concebiam os escolásticos.

  • C.

    significou uma ruptura radical em relação aos postulados mecanicistas cartesianos.

  • D.

    pressupõe a existência do progresso em um sentido linear e acumulativo.

  • E.

    entende a ciência como integração entre concepções racionais e místicas.

  • A.

    é necessariamente instrumental e indiferente às finalidades das ações humanas.

  • B.

    está subordinada somente ao domínio da natureza pela espécie humana.

  • C.

    instrumental é aquela que realiza julgamentos éticos sobre as ações humanas.

  • D.

    é uma faculdade humana unitária, não apresentando tensões ou contradições internas.

  • E.

    se presta tanto a fins de autoconservação quanto a finalidades emancipadoras.

  • A.

    é um fenômeno político indicativo de vulnerabilidade emocional a influências preconceituosas e agressivas.

  • B.

    é um fenômeno histórico datado e ultrapassado, identificando-se com um contexto determinado histórico.

  • C.

    é uma ideologia política relacionada a uma certa visão de mundo, sendo independente de inclinações emocionais.

  • D.

    está associado a traços indicadores de autonomia intelectual e emocional bem como à exaltação da democracia.

  • E.

    expressa modos de comportamento de respeito a diferenças de natureza étnica, de gênero e de nacionalidade.

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