Questões sobre Geral

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  • A.

    da iluminação da alma humana pela alma divina.

  • B.

    do esclarecimento do cogito pelo gênio maligno.

  • C.

    de meditações intuitivas e inconscientes.

  • D.

    da utilização de um método adequado para o pensamento.

  • E.

    da formulação de silogismos aristotélicos.

  • A.

    se trata de uma concepção fortemente ancorada em pressupostos teológicos.

  • B.

    sua teoria foi decisivamente impulsionada por Galileu, Newton e Descartes.

  • C.

    foi a base da teoria imaterialista formulada pelo filósofo empirista Berkeley.

  • D.

    as explicações mecanicistas são incompatíveis com a revolução científica.

  • E.

    ele consiste em um princípio fundamental do método platônico de conhecimento.

  • A.

    pelo neoplatonismo adotado por esse filósofo.

  • B.

    pela influência escolástica notável nesse filósofo.

  • C.

    pela primazia do sensível como fonte do conhecimento.

  • D.

    pela rejeição das teses empiristas de sua época.

  • E.

    por sua concepção de uma “metafísica renovada”.

  • A.

    uma decisiva revalorização do aristotelismo na filosofia moderna.

  • B.

    a redução do âmbito cognoscível do real à esfera da experiência.

  • C.

    a enunciação de princípios universais em várias áreas do conhecimento.

  • D.

    a desvalorização do empírico como âncora do conhecimento filosófico.

  • E.

    a valorização da universalidade em detrimento do sensível.

  • A.

    sua principal implicação foi a dualidade entre corpo e alma, segundo Descartes.

  • B.

    teve importante papel para a formulação das teses da filosofia empirista.

  • C.

    envolveu a concepção de intuições puras na sensibilidade e categorias inatas no entendimento.

  • D.

    possibilitou a formulação de um estatuto científico para a metafísica.

  • E.

    postulou a possibilidade de conhecimento sobre os objetos como coisas-em-si.

  • A.

    uma reformulação moderna da filosofia metafísica clássica.

  • B.

    um estilo filosófico baseado na crítica da razão pura de Kant.

  • C.

    uma filosofia conhecida por ter propagado a existência de ideias inatas.

  • D.

    uma filosofia para a qual o conhecimento depende de percepções sensíveis.

  • E.

    um estilo filosófico de natureza escolástica baseado em Tomás de Aquino.

  • A.

    todo conhecimento é reduzido a feixe de percepções, inexistindo na razão qualquer categoria anterior à experiência.

  • B.

    o principal papel da razão pura consiste em conhecer os objetos da experiência concebidos como coisas-em-si.

  • C.

    o conhecimento epistemologicamente válido constitui-se pela integração da sensibilidade e do entendimento.

  • D.

    o cogito cartesiano desempenha a função transcendental de integrar as categorias da sensibilidade e do entendimento.

  • E.

    como faculdade reguladora da atividade cognoscente, a razão produz conhecimentos inatos e independentes da esfera empírica.

  • A.

    defender a relativização da ação moral, de acordo com contextos sociais.

  • B.

    definir a ação moral de acordo com princípios pragmáticos.

  • C.

    definir fundamentos dialéticos para as ações éticas e morais.

  • D.

    determinar que a ação moral é aquela que pode ser universalizada.

  • E.

    atribuir fundamentos teológicos para as ações éticas e morais.

  • A.

    uma vida esclarecida e emancipada pressupõe a obediência, tanto no uso público quanto no uso privado, da razão.

  • B.

    tanto no que se refere ao uso público quanto ao uso privado da razão, prevalecem parâmetros de autonomia irrestrita.

  • C.

    a relação dos indivíduos com o Estado deve ser guiada pela liberação de impulsos anárquicos e revolucionários no plano público e privado.

  • D.

    a reprodução social da existência de uma condição de heteronomia intelectual é compatível com uma vida emancipada e esclarecida.

  • E.

    a autonomia do indivíduo no exercício da razão pressupõe simultaneamente a obediência e a crítica racional, de acordo com o contexto.

  • A.

    o iluminismo está em contradição com o desenvolvimento crítico do indivíduo.

  • B.

    seus fundamentos pressupõem uma ampla confrontação crítica da realidade.

  • C.

    a condição de maioridade intelectual equivale ao estado de heteronomia.

  • D.

    o intelecto humano é racional quando absorve ideias e valores irrefletidamente.

  • E.

    maioridade equivale à absorção da ideologia no sentido marxista deste termo.

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