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Nos estudos a respeito de estética de Adorno, constata-se que uma teoria dialética da cultura deve resistir não apenas à dicotomia abstrata entre cultura e vida material, como também à não menos abstrata negação da distinção entre elas. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O conceito de cultura, segundo Adorno, restringe-se ao modo de vida de um determinado povo.
A concepção de cultura como ideologia é comum à doutrina burguesa.
O confronto entre diferentes conceitos de cultura não era valorizado nessa teoria estética.
Falar de cultura independe da abordagem dos sentidos antropológicos ou elitistas que o termo pressupõe.
Nessa teoria, o estudo da cultura tem como fundamento principal a estética kantiana.
Hegel, Marx e Engels foram os filósofos que mais influenciaram as discussões acerca do conceito de ideologia. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A concepção de ideologia de Lenin não influenciou as de Lukács e Gramsci.
Marx defendia um conceito positivo de ideologia.
Com Lênin, o conceito de ideologia direciona-se à consciência política das classes, sobretudo da proletária.
Na obra O Capital, existe um capítulo específico que discute o conceito de ideologia e aborda questões relativas à consciência do proletariado.
Marx concorda com o conceito de ideologia defendido pela hegelianos.
Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.
A ideologia constitui um corpo sistemático de regras que interferem exclusivamente no pensar humano.
A ideologia não se refere aos conflitos sociais e de classe; por isso, assegura a coesão entre os homens.
A naturalização das diferenças sociais não constitui objeto de estudo da ideologia.
A função da ideologia dominante é a de apagar a diferença entre os indivíduos e fornecer aos membros da sociedade uma identidade social.
A ideologia mostra uma realidade como ela realmente é; por isso, não valoriza a práxis.
Acerca desse pensamento, assinale a alternativa correta.
A ideia de exercício de solidão propõe uma contradição que não admite que se ensine ou que se aprenda Filosofia.
Na concepção do autor, o ensino de Filosofia pressupõe o conhecimento da história da Filosofia e dos filósofos como algo imprescindível no processo do filosofar.
Na concepção do autor, o ensino de Filosofia passa pela aprendizagem e pela socialização de conceitos como ferramentas a serviço da resolução de problemas específicos.
O professor ensina, e o aluno aprende: esse é o fundamento que embasa a tese de Gallo.
A Filosofia não deve se preocupar com as respostas, e sim com as perguntas; por isso, os conceitos não precisam ser aprofundados nem solucionar problemas do cotidiano.
Com relação ao Círculo de Viena, assinale a alternativa incorreta.
Wittgenstein participou do Círculo de Viena na época em que apresentava o Tratado Lógico-Filosófico como tese de doutorado em Cambridge (1929).
O idealismo metafísico deu origem às posições críticas extremadas do Círculo de Viena.
As críticas de Popper ao empirismo radical trataram apenas de um dos dois aspectos problemáticos do positivismo lógico.
Popper criticou o positivismo lógico por este levar fatalmente a um solipcismo, à visão exclusiva da perspectiva subjetiva de um indivíduo sobre o mundo.
A concordância de Popper com os adeptos do Círculo concentrava-se na interpretação introspectiva da percepção das coisas.
John Dewey, em Educação e Democracia, reforça seu apelo à educação, entendida como investigação científica, enfatizando a necessidade do pensar reflexivo em educação. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
I Dewey aproveitou-se do método desenvolvido por Charles Sanders Peirce, aplicando-o à ciência, à arte, à lógica e à educação.
II Os estudantes devem tornar-se investigadores, aprendendo a lidar com problemas.
III Dewey distingue o pensamento comum do pensamento reflexivo.
IV O significado das ideias encontra-se, em seu aspecto prático, nos efeitos que exerce sobre o mundo.
V O indivíduo pensante é tão importante quanto a sociedade que questiona.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
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5
Muitos filósofos referem-se ao pensamento como capacidade reflexiva de elaboração crítica; nesse sentido, esse pensamento é bem elaborado e cuidadoso na escolha de critérios e na construção da argumentação. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
O pensamento crítico deve ser permeado por critérios, que são normas ou princípios utilizados para se fazerem julgamentos.
O pensamento crítico baseia-se em habilidades, e estas são conquistadas independentemente de critérios.
As opiniões são matéria-prima para a elaboração das razões, e estas independem de fundamentação para se alcançar o pensamento crítico.
O raciocínio lógico é um empecilho ao pensamento crítico, pelo fato de engessar as formas de pensar.
A dialética é a única fonte favorável ao pensamento crítico.
Muitas foram as tentativas de caracterizar ou definir a Filosofia. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.
I Para Kant, o conhecimento filosófico é o conhecimento racional a partir de conceitos.
II Para Habermas, a Filosofia indica às ciências o seu lugar.
III Para Wittgenstein, a Filosofia deixa tudo como está.
IV Rorty desconfia do conhecimento privilegiado que a Filosofia possa ter.
V Nietzsche afirma que a Filosofia é a passagem do mito para o logos.
A quantidade de itens certos é igual a
1
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4
5
Embora Sartre não tenha construído uma proposta educacional, sua teoria a respeito da liberdade fornece elementos para se estabelecer um paralelo entre a liberdade individual e a responsabilidade do sujeito, em suas ações dentro de um processo educativo. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Como a condição humana naturalmente não inclui liberdade, cabe à escola exercitar os indivíduos nessa prática.
O interesse social é idêntico ao individual; por isso, cabe à escola direcionar as escolhas individuais na busca da melhoria da vida em sociedade.
Por ser livre, o indivíduo jamais poderá adotar a experiência de outros como modelo para sua vida.
O papel da educação é apontar as escolhas para que os indivíduos possam alcançar um caminho seguro a seguir.
Considerando a liberdade individual, não compete à escola papel de orientação moral, a menos que o indivíduo venha solicitar.
Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
A reflexão filosófica é rigorosa porque não pode ser feita de qualquer jeito, dispersa, fragmentada e ametódica.
Uma reflexão filosófica deve ser desenvolvida sem a preocupação de um rigor determinado: basta concordar com as generalizações das ciências.
A profundidade da investigação filosófica não interfere em suas teorias.
Radical é aquele pensamento que não aceita contradições e, por isso, torna-se dogmático.
A ideia de conjunto abarca uma gama de conhecimentos que não se prende a nenhuma fundamentação específica; por isso, cada sujeito pode chegar à conclusão que lhe convier.
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