Questões sobre Geral

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Nos estudos a respeito de estética de Adorno, constata-se que uma teoria dialética da cultura deve resistir não apenas à dicotomia abstrata entre cultura e vida material, como também à não menos abstrata negação da distinção entre elas. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O conceito de cultura, segundo Adorno, restringe-se ao modo de vida de um determinado povo.

  • B.

    A concepção de cultura como ideologia é comum à doutrina burguesa.

  • C.

    O confronto entre diferentes conceitos de cultura não era valorizado nessa teoria estética.

  • D.

    Falar de cultura independe da abordagem dos sentidos antropológicos ou elitistas que o termo pressupõe.

  • E.

    Nessa teoria, o estudo da cultura tem como fundamento principal a estética kantiana.

Hegel, Marx e Engels foram os filósofos que mais influenciaram as discussões acerca do conceito de ideologia. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A concepção de ideologia de Lenin não influenciou as de Lukács e Gramsci.

  • B.

    Marx defendia um conceito positivo de ideologia.

  • C.

    Com Lênin, o conceito de ideologia direciona-se à consciência política das classes, sobretudo da proletária.

  • D.

    Na obra O Capital, existe um capítulo específico que discute o conceito de ideologia e aborda questões relativas à consciência do proletariado.

  • E.

    Marx concorda com o conceito de ideologia defendido pela hegelianos.

Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A ideologia constitui um corpo sistemático de regras que interferem exclusivamente no pensar humano.

  • B.

    A ideologia não se refere aos conflitos sociais e de classe; por isso, assegura a coesão entre os homens.

  • C.

    A naturalização das diferenças sociais não constitui objeto de estudo da ideologia.

  • D.

    A função da ideologia dominante é a de apagar a diferença entre os indivíduos e fornecer aos membros da sociedade uma identidade social.

  • E.

    A ideologia mostra uma realidade como ela realmente é; por isso, não valoriza a práxis.

Acerca desse pensamento, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A ideia de exercício de solidão propõe uma contradição que não admite que se ensine ou que se aprenda Filosofia.

  • B.

    Na concepção do autor, o ensino de Filosofia pressupõe o conhecimento da história da Filosofia e dos filósofos como algo imprescindível no processo do filosofar.

  • C.

    Na concepção do autor, o ensino de Filosofia passa pela aprendizagem e pela socialização de conceitos como ferramentas a serviço da resolução de problemas específicos.

  • D.

    O professor ensina, e o aluno aprende: esse é o fundamento que embasa a tese de Gallo.

  • E.

    A Filosofia não deve se preocupar com as respostas, e sim com as perguntas; por isso, os conceitos não precisam ser aprofundados nem solucionar problemas do cotidiano.

Com relação ao Círculo de Viena, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Wittgenstein participou do Círculo de Viena na época em que apresentava o Tratado Lógico-Filosófico como tese de doutorado em Cambridge (1929).

  • B.

    O idealismo metafísico deu origem às posições críticas extremadas do Círculo de Viena.

  • C.

    As críticas de Popper ao empirismo radical trataram apenas de um dos dois aspectos problemáticos do positivismo lógico.

  • D.

    Popper criticou o positivismo lógico por este levar fatalmente a um solipcismo, à visão exclusiva da perspectiva subjetiva de um indivíduo sobre o mundo.

  • E.

    A concordância de Popper com os adeptos do Círculo concentrava-se na interpretação introspectiva da percepção das coisas.

John Dewey, em Educação e Democracia, reforça seu apelo à educação, entendida como investigação científica, enfatizando a necessidade do pensar reflexivo em educação. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

I Dewey aproveitou-se do método desenvolvido por Charles Sanders Peirce, aplicando-o à ciência, à arte, à lógica e à educação.

II Os estudantes devem tornar-se investigadores, aprendendo a lidar com problemas.

III Dewey distingue o pensamento comum do pensamento reflexivo.

IV O significado das ideias encontra-se, em seu aspecto prático, nos efeitos que exerce sobre o mundo.

V O indivíduo pensante é tão importante quanto a sociedade que questiona.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Muitos filósofos referem-se ao pensamento como capacidade reflexiva de elaboração crítica; nesse sentido, esse pensamento é bem elaborado e cuidadoso na escolha de critérios e na construção da argumentação. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O pensamento crítico deve ser permeado por critérios, que são normas ou princípios utilizados para se fazerem julgamentos.

  • B.

    O pensamento crítico baseia-se em habilidades, e estas são conquistadas independentemente de critérios.

  • C.

    As opiniões são matéria-prima para a elaboração das razões, e estas independem de fundamentação para se alcançar o pensamento crítico.

  • D.

    O raciocínio lógico é um empecilho ao pensamento crítico, pelo fato de engessar as formas de pensar.

  • E.

    A dialética é a única fonte favorável ao pensamento crítico.

Muitas foram as tentativas de caracterizar ou definir a Filosofia. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.

I Para Kant, o conhecimento filosófico é o conhecimento racional a partir de conceitos.

II Para Habermas, a Filosofia indica às ciências o seu lugar.

III Para Wittgenstein, a Filosofia deixa tudo como está.

IV Rorty desconfia do conhecimento privilegiado que a Filosofia possa ter.

V Nietzsche afirma que a Filosofia é a passagem do mito para o logos.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Embora Sartre não tenha construído uma proposta educacional, sua teoria a respeito da liberdade fornece elementos para se estabelecer um paralelo entre a liberdade individual e a responsabilidade do sujeito, em suas ações dentro de um processo educativo. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Como a condição humana naturalmente não inclui liberdade, cabe à escola exercitar os indivíduos nessa prática.

  • B.

    O interesse social é idêntico ao individual; por isso, cabe à escola direcionar as escolhas individuais na busca da melhoria da vida em sociedade.

  • C.

    Por ser livre, o indivíduo jamais poderá adotar a experiência de outros como modelo para sua vida.

  • D.

    O papel da educação é apontar as escolhas para que os indivíduos possam alcançar um caminho seguro a seguir.

  • E.

    Considerando a liberdade individual, não compete à escola papel de orientação moral, a menos que o indivíduo venha solicitar.

Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A reflexão filosófica é rigorosa porque não pode ser feita de qualquer jeito, dispersa, fragmentada e ametódica.

  • B.

    Uma reflexão filosófica deve ser desenvolvida sem a preocupação de um rigor determinado: basta concordar com as generalizações das ciências.

  • C.

    A profundidade da investigação filosófica não interfere em suas teorias.

  • D.

    Radical é aquele pensamento que não aceita contradições e, por isso, torna-se dogmático.

  • E.

    A ideia de conjunto abarca uma gama de conhecimentos que não se prende a nenhuma fundamentação específica; por isso, cada sujeito pode chegar à conclusão que lhe convier.

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