Questões sobre Geral

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Cabe à filosofia da educação explicar e explorar o significado da condição humana no mundo, contribuindo o profissional da educação na formação de uma visão da totalidade do ser humano. Com base na filosofia da educação, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Os cursos de formação dos profissionais da educação podem perder de vista a exigência de procedimentos rigorosos da ciência na construção do conhecimento do objeto educacional.

  • B.

    Um bom professor deve ter uma sólida formação científica, com visão objetiva da realidade, superando todas as formas ingênuas e superficiais dos dados que constituem a educação.

  • C.

    A apropriação do desenvolvimento de uma consciência social e sensível às condições políticas de sua atividade faz parte da formação filosófica do educador.

  • D.

    A visão de um projeto antropológico de educação passa pela formação filosófica do educador.

  • E.

    A educação, como prática de intervenção social, exige metodologias específicas que possam torná-la eficaz no alcance de seus objetivos.

Para Schopenhauer, a causa e a essência do mundo estão na vontade de viver, e a consciência não passa de um serviço sacrificado dessa vontade. Relacionando esse pensamento com a teoria da arte do filósofo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A vontade é que impulsiona o artista em sua produção; por isso, a arte sempre é inconsciente.

  • B.

    A contemplação estética traz à tona o quando, o porquê e para quê; por isso, é filosófica.

  • C.

    A arte é uma das alternativas que se abrem para o indivíduo para livrá-lo da escravidão.

  • D.

    A percepção dos objetos artísticos traz ao homem, cada vez mais, a consciência de sua condição humana.

  • E.

    A arte é uma representação individual da realidade; por isso, deixa de ser sensorial.

Considerando o texto acima, os nomes tradicionais dessas três leis fundamentais do pensamento são os princípios

  • A.

    de identidade, de não-contradição e do terceiro excluído.

  • B.

    de não-contradição, de caridade e de identidade.

  • C.

    da existência, de identidade e de não-contradição.

  • D.

    do terceiro excluído, de caridade e de identidade.

  • E.

    da abstração, de identidade e de não-contradição.

A respeito das proposições categóricas, sabe-se que é costume usar as letras A, E, I e O como marcadores para as quatro formas típicas dessas proposições: universal afirmativa, universal negativa, particular afirmativa e particular negativa, respectivamente. As proposições categóricas de forma típica começam com uma das expressões: “todos”, “nenhum” ou “alguns”, pois elas têm “qualidade” (afirmativa ou negativa) e “quantidade” (universal e particular). Elas compõem-se de quatro partes: o quantificador, o termo sujeito, a cópula (verbo “ser” afirmado ou negado e flexionado de acordo com o tempo e o modo verbal) e o termo predicado. A partir das proposições categóricas, podem-se fazer inferências imediatas, já que há apenas uma premissa, diferentemente do silogismo, em que se fazem inferências mediatas, pois há mais de uma premissa.

Tendo como base o texto acima, considere as seguintes proposições categóricas, assim interpretadas:

A: Todo professor é inteligente.

E: Nenhum professor é inteligente.

I: Algum professor é inteligente.

O: Algum professor não é inteligente.

Assumindo que “I: Algum professor é inteligente” é falsa, é correto inferir, imediatamente, que

  • A.

    A é falsa, E e O são indeterminadas.

  • B.

    A é falsa, E é verdadeira e O é indeterminada.

  • C.

    A é verdadeira, E é falsa e O é falsa.

  • D.

    A é verdadeira, E é falsa e O é verdadeira.

  • E.

    A é falsa, E é verdadeira e O é verdadeira.

Contrapondo-se à noção de Estado, há a definição de sociedade civil como um sistema de carências, uma estrutura em que os indivíduos satisfazem às suas necessidades por meio do trabalho, da divisão do trabalho e da troca, sendo a esfera dos interesses privados, econômico-corporativos e antagônicos entre si. Essa definição de sociedade civil foi elaborada pelo filósofo

  • A.

    Platão.

  • B.

    Santo Agostinho.

  • C.

    Aristóteles.

  • D.

    Hegel.

  • E.

    Leibniz.

De acordo com o debate a respeito da liberdade, presente na tradição liberal em filosofia política, argumenta-se que o ônus da prova deveria sempre estar a cargo daqueles que são contra a liberdade. A suposição a priori é sempre a favor da liberdade. Isso é o que ficou denominado como o princípio liberal fundamental (Gerald F.Gaus): a liberdade é normativamente básica e, assim, o ônus da justificação está sobre aqueles que intencionam limitar a liberdade, especialmente por meio de meios coercivos. Com base nesse e nos mais importantes princípios fundamentais do liberalismo político, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A autoridade política e as leis são exceções ao princípio liberal fundamental. Dessa forma, não há a necessidade de serem justificadas, pois a tradição liberal não as considera limitadoras da liberdade dos indivíduos.

  • B.

    À medida que os filósofos contratualistas Hobbes e Rousseau tomam como ponto de partida um Estado de natureza em que os humanos são livres e iguais e, assim, argumentam que qualquer limitação da liberdade e da igualdade necessita de justificação (ou seja, dá-se por meio do contrato social), então é correto dizer que também há, na tradição contratualista, a expressão do princípio liberal fundamental.

  • C.

    No conceito de liberdade negativa elaborado por Isaiah Berlin (em contraposição a uma noção de liberdade positiva), o cerne do próprio conceito de liberdade está na legitimação da coerção mútua entre os indivíduos. Logo, o comprometimento do Estado liberal em proteger a liberdade individual é limitado pelo próprio trabalho do Estado em garantir um campo mínimo de coerção mútua, sem a devida justificação para isso. Daí o uso da palavra “negativa” em relação ao conceito de liberdade.

  • D.

    John Rawls, ao defender um primeiro princípio de justiça no qual cada pessoa deveria ter apenas um limitado direito em relação à igualdade e à liberdade, passou a ser considerado um filósofo neoliberal individualista.

  • E.

    Um ideal de liberdade baseado na autonomia, em que uma pessoa é livre apenas se ela é autogovernada (ou autônoma), é incompatível com o princípio liberal fundamental de que as limitações à liberdade devem ser sempre justificadas.

Com base na noção de imperativo categórico, Kant sugeriu que a máxima sobre a qual uma ação é baseada, e não a ação individual em si mesma, é a chave para determinar se uma ação é moralmente boa. Tendo em vista a filosofia moral kantiana, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As decisões morais devem ser tomadas com base nas regras produzidas pela cultura na qual o agente está inserido, deixando-se de lado suas tendências individuais.

  • B.

    Conforme a ética kantiana, o valor moral de uma ação deve ser determinado pelas consequências que tal ação possa produzir, e não pelos motivos do agente.

  • C.

    A filosofia moral de Kant propõe que o tratamento das pessoas como meio para a aquisição de algum benefício é mais vantajoso que o tratamento das pessoas como um fim em si mesmas.

  • D.

    De acordo com Kant, as ações virtuosas são aquelas praticadas por dever — o que significa agir pela razão correta ou com as intenções ou motivos corretos. Com isso, Kant procura limitar a discussão acerca do caráter moral das ações a motivos ou intenções, e não considera cruciais as consequências das ações.

  • E.

    Uma noção de autonomia moral, em que o agente é governado por sua própria razão quando decide agir, é incompatível com a noção de imperativo categórico formulada por Kant, uma vez que as máximas das ações devem ser universalizáveis, ou seja, devem obedecer aos princípios normativos culturalmente vigentes.

Considerando o texto acima e os debates em torno dos problemas do livre-arbítrio e do determinismo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O indeterminismo é a doutrina filosófica que consiste na defesa de que qualquer acontecimento é resultado de causas que o antecedem.

  • B.

    Há um dilema em torno do determinismo: se o determinismo for verdadeiro, então ficamos privados de liberdade e de responsabilidade; se o determinismo for falso e certos acontecimentos carecem de causa, então ficamos mais uma vez privados de liberdade e de responsabilidade.

  • C.

    Os incompatibilistas, também chamados deterministas radicais, são aqueles que consideram que a liberdade e o determinismo são compatíveis, mas as causas que antecedem todos os eventos são sempre incompatíveis.

  • D.

    Os problemas suscitados pelo debate entre o determinismo e a liberdade não se relacionam de nenhuma forma com quaisquer questões teológicas.

  • E.

    O indeterminismo no âmbito da ética sustenta que, da mesma forma que o ser humano não tem o poder de alterar o passado, o presente e o futuro, ele também não pode ter nenhum tipo de controle sobre suas ações e nenhuma liberdade de escolha.

Os estudos realizados pelos filósofos das ciências do século XX demonstraram a evolução da ciência e como isso revolucionou a metodologia científica, abrindo espaço para que os cientistas refletissem criticamente sobre suas próprias técnicas de trabalho. O aspecto que garante a ciência como criadora de conhecimentos, em seu sentido objetivo, é a

  • A.

    realidade.

  • B.

    consistência.

  • C.

    aceitação.

  • D.

    refutabilidade.

  • E.

    objetividade.

Considerando concepções teóricas do empirismo e do racionalismo, julgue os itens que se seguem.

Segundo o racionalismo, todo e qualquer conhecimento é embasado na experiência e só é válido quando verificado por fatos metodicamente observados.

  • C. Certo
  • E. Errado
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