Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do texto acima e de conhecimentos relativos à questão da conceituação filosófica, assinale a opção correta.
Definir um conceito filosófico é fixar um sentido universal para ele.
Uma doutrina filosófica é uma articulação de definições coerentes entre si.
A definição é resultado de um procedimento só aparentemente complexo de delimitação dos conceitos.
Aristóteles apreendeu estilo e forma das definições de Platão.
A partir do texto acima, assinale a opção correta.
A filosofia quer contribuir para que o Homo symbolicus prevaleça sobre o Homo faber.
A bioética deve condenar as descobertas das tecnociências por serem prejudiciais à vida ética.
O terceiro milênio começou com uma boa bagagem de horizonte ético, devido às reflexões históricas conduzidas ao longo dos últimos séculos do segundo milênio.
O sentido da vida hoje emerge das novas descobertas científicas e tecnológicas.
Tendo como base o texto acima, assinale a opção correta.
O positivismo considera o saber produzido pela filosofia como de igual valor ao saber produzido pelas ciências.
A interdisciplinaridade é a melhor definição da função da filosofia.
A filosofia é um empreendimento transversal.
Chegar a uma cosmovisão é o produto central de esforço filosófico.
Acerca do assunto abordado no texto acima, assinale a opção correta.
A formação da cidadania plena no ensino médio requer o desenvolvimento da competência da filosofia.
Todos os conhecimentos filosóficos são necessários ao objetivo da formação da cidadania plena.
A responsabilidade do desenvolvimento da cidadania plena é, no ensino médio, exclusivamente do ensino de filosofia.
A legislação não reconhece a importância da história da filosofia.
A partir das idéias do texto acima, assinale opção correta.
As antinomias indicadas por Derrida propõem que a filosofia como disciplina mantenha sua liberdade radical de propor sua própria metodologia de trabalho.
A filosofia como disciplina é possível e necessária.
A filosofia não pode se sujeitar a finalidades ou utilidades.
A filosofia deve ser pensada como uma aprendizagem autodidática.
De acordo com o pensamento predominante no texto, o ato de ensinar exige
I rigorosidade metódica, pesquisa e criticidade.
II respeito aos saberes dos educandos, estética e ética.
III corporificação das palavras pelo exemplo.
IV risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou sua própria construção, o que exige que o professor pense certo. Com relação aos pressupostos filosóficos subjacentes a essa afirmativa e ao texto, assinale a opção correta.
Pensar certo é uma postura exigente, difícil e penosa que o professor tem de assumir diante dos outros e com os outros, em face do mundo e dos fatos.
Pensar certo é ter a certeza de que todas as ações humanas estão predeterminadas pelo destino, que a interferência do indivíduo pouco mudará a realidade.
Pensar certo é agir com espontaneidade, a ponto de todas as ações serem pautadas pelo espontaneísmo.
Pensar certo é fácil, pouco exigente e complementa a atitude autoritária do professor, que cada vez menos necessita da rigorosidade metódica.
A partir do saber fundamental "mudar é difícil, mas é possível" é que se deve programar a ação político-pedagógica. Com base nesse pressuposto e considerando, ainda, o texto de Paulo Freire, assinale a opção correta.
O educador deve assumir uma postura neutra diante do real, pois a função da educação é estudar e constatar a realidade, para compreendê-la e admirá-la como obra da construção humana.
O educador deve tomar consciência de que não é apenas objeto da história, mas também sujeito. No mundo da história, da cultura e da política, deve constatar a realidade não para se acomodar, mas para mudar.
Para que se possa transformar o mundo por meio da educação é preciso pregar a rebelião e instigar a revolta nas camadas populares, pelo fato de estas serem profundamente injustiçadas.
O educador deve respeitar o saber dos grupos com que trabalha. Porém, não pode permitir que estes predominem, por ter consciência de que aquilo que pensa, em face de sua formação, é melhor para o grupo.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
Desde o final do século XIX, tem-se observado uma reabilitação da sofística. Historiadores da filosofia, a partir de então, consideram os sofistas fundadores da pedagogia democrática mestres da arte da educação do cidadão.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
A sofística é uma arte e uma ciência. Além de um modo de ensinar, ela designa uma doutrina, tal qual a dos filósofos, diferindo da destes apenas por seus desdobramentos práticos e por suas implicações políticas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...