Questões sobre Geral

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Segundo o texto de Alquié, é correto afirmar:

  • A.

    A ontologia de Berkeley o leva ao ceticismo, já que nega a existência da matéria e a validade das idéias gerais e abstratas.

  • B.

    As duas definições propostas por Berkeley implicam a recusa da noção metafísica de matéria e da filosofia da representação.

  • C.

    Para Berkeley, todo espírito percebe alguma coisa e, portanto, é forçoso admitir a existência da matéria.

  • D.

    Berkeley concede um estatuto problemático à existência dos objetos da percepção, pois, para ele, o referente de nossas percepções é sempre indeterminável.

  • E.

    A ontologia de Berkeley o inscreve na filosofia da representação, pois nossas percepções devem sempre corresponder a algo existente fora da mente.

A partir do texto supracitado, é correto afirmar que o ateísmo de Nietzsche

  • A.

    é apenas um corolário de sua análise da moral, não desempenhando nenhum papel central em sua filosofia.

  • B.

    visa apenas a desconstruir a idéia de dever, sem realmente preocupar-se com a crítica à idéia de Deus.

  • C.

    antecipa o marxismo, uma vez que, nele, a gênese do dever moral é situada nas relações entre comprador e vendedor.

  • D.

    não implica uma mudança completa da moral, pois fica intacto o estatuto positivo para o dever.

  • E.

    desempenha um papel estruturante em sua filosofia, uma vez que ele é um requisito para a emancipação da vontade.

O trecho acima resume as linhas gerais da análise que o fenomenólogo Merlau-Ponty faz da percepção e, mais especificamente, da noção de "sensação", cara à filosofia moderna. A partir dele é correto inferir que:

  • A.

    Merleau-Ponty retoma integralmente a noção moderna de sensação adaptando-a sutilmente ao quadro conceitual da fenomenologia.

  • B.

    Merleau-Ponty nega a noção moderna de sensação, pois, para ele, não há percepção "pura" e toda a percepção inclui a apreensão de relações.

  • C.

    Para Merleau-Ponty a noção de sensação dos modernos é apenas um erro de linguagem sem maiores conseqüências.

  • D.

    Para Merlau-Ponty a percepção tem início com impressões sensíveis puras, desconectadas e sem relações umas com as outras.

  • E.

    Para Merleau-Ponty nossas sensações são dadas isoladamente à percepção e as relações entre elas são estabelecidas a posteriori pela imaginação e pela fantasia.

A passagem acima refere-se a mathesis universalis que Descartes pretendia fundar e que influenciou intensamente o racionalismo moderno. A partir do mesmo texto, é correto afirmar que a disciplina a que Descartes se refere

  • A.

    é aplicável apenas aos objetos da matemática, como grandezas numéricas e figuras geométricas.

  • B.

    é a somatória dos métodos e resultados da aritmética e da geometria.

  • C.

    tem escopo bastante restrito, limitando-se apenas a objetos que podem ser traduzidos em números.

  • D.

    tem escopo de validade irrestrito, estendendo-se a todos os objetos da razão humana.

  • E.

    deriva suas proposições da observação, da experimentação e da generalização por indução.

Desta maneira, a evolução não é uma simples eclosão, sem esforço e sem luta, como a da vida orgânica, mas o trabalho duro e persistente sobre si mesmo. Por outro lado, não é uma evolução no sentido formal do termo, mas a produção de um fim com um determinado conteúdo. Este fim, definimo-lo desde o início: é o Espírito tal como ele é na sua essência, o conceito de liberdade.

 É correto afirmar que o texto acima é um claro exemplo de uma filosofia

  • A.

    da história teleológica e idealista.

  • B.

    da história materialista e dialética.

  • C.

    da história fenomenológica e existencialista.

  • D.

    política fundada no jusnaturalismo contratualista.

  • E.

    política moderna e liberal.

Dada essa definição de ciência que Aristóteles nos fornece nos Segundos Analíticos, é correto afirmar que, para ele, o conhecimento científico é sempre relativo

  • A.

    à opinião.

  • B.

    ao contingente.

  • C.

    ao necessário.

  • D.

    à moral.

  • E.

    às matemáticas.

A passagem acima descreve a teoria do filósofo da ciência Thomas Kuhn que procura explicar os movimentos de transformação pelos quais passam as diversas ciências. A partir dele, devemos inferir que Kuhn é partidário

  • A.

    da tese segundo a qual a ciência progride e evolui constante e continuamente ao longo de sua história.

  • B.

    da tese segundo a qual as grandes transformações científicas resultam de rupturas radicais com quadros conceituais e procedimentos previamente existentes.

  • C.

    da tese segundo a qual a história da ciência é um continuum, no qual cada nova teoria pode ser considerada como um desdobramento lógico das precedentes.

  • D.

    da tese segundo a qual o essencial para o progresso da ciência é o desenvolvimento de métodos e a aquisição de novas tecnologias que tornem a observação mais precisa.

  • E.

    do positivismo, pois considera a ciência como um conjunto de conhecimentos testáveis empiricamente que progride cumulativamente ao longo da história.

O contratualismo esteve entre as posições dominantes da filosofia política moderna.

A idéia de um contrato social que assegure a instituição de um estado liberal é característica de

  • A.

    Maquiavel.

  • B.

    Hobbes.

  • C.

    Hume.

  • D.

    Descartes.

  • E.

    Locke.

O texto acima resume bem o espírito inquiridor do Século das Luzes. Com base em sua leitura, é correto afirmar:

  • A.

    O Iluminismo submete toda instituição, saber e crença à crítica racional, mas preserva intacta a religião.

  • B.

    O Iluminismo submete todo conhecimento e todas as instituições a um exame livre e público, mas deixa intocada a legislação.

  • C.

    Para o Iluminismo apenas a legislação e a religião são dignos de um exame crítico detido.

  • D.

    Para o Iluminismo nenhum objeto deve escapar a um exame crítico, livre e público realizado pela razão.

  • E.

    O Iluminismo, em sua crítica irrestrita à religião e à legislação, leva ao ateísmo e antecipa posições do anarquismo.

O texto de Montaigne sintetiza uma das posições mais presentes nos debates acerca da religião ocorridos na Europa do XVI. Trata-se

  • A.

    de uma forma de ateísmo que reúne provas da inexistência da divindade a partir da constatação das fraquezas e limitações do entendimento humano.

  • B.

    do ceticismo puro e simples que parte da constatação da fraqueza de nossas faculdades para afirmar a necessidade de suspendermos o juízo acerca de todos os objetos da razão.

  • C.

    do fideísmo, uma forma de validar a fé e a revelação religiosa a partir da constatação das limitações e fraquezas do entendimento humano.

  • D.

    do teísmo que recolhe, na ordem da natureza e na estrutura de nossas faculdades, elementos que sirvam como prova da existência de Deus.

  • E.

    de uma exposição pura e simples da ortodoxia cristã baseada unicamente na revelação e na autoridade da Igreja.

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