Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.

a das diretrizes do currículo do ensino médio é a inclusão da disciplina de filosofia como obrigatória em todos os seus três anos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.

As propostas pedagógicas das escolas devem assegurar tratamento interdisciplinar e contextualizado para os conhecimentos de filosofia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.

No ensino médio, o estudo da filosofia explica como aplicar praticamente a tecnologia do método à história e à sociologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.

Realizar a contextualização sociocultural do conhecimento filosófico implica tanto estudar a origem específica do conhecimento filosófico quanto estudá-lo nos planos pessoal-biográfico, sociopolítico, histórico, cultural, sociocientífico e tecnológico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do assunto tratado no texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Para abordar os problemas do real ou interpretá-lo, os filósofos gregos começaram a servir-se da distinção entre sujeito e objeto e das relações entre ambos, do princípio da causalidade, do raciocínio dedutivo e do indutivo e das ciências matemáticas.

  • B.

    A alquimia, ciência oculta que pretendia transformar o ouro em metais, constituía instrumento da lógica

  • C.

    Os filósofos gregos consideraram fundamental proceder à observação empírica do real antes de interpretá-lo por meios racionais.

  • D.

    Foi na Grécia Antiga que nasceu o método científico baseado no encontro da especulação com o empirismo.

A partir da compreensão do uso da história da filosofia para o ensino apresentada no texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    O estudo da história da filosofia é, na seqüência dos filósofos, por si mesma educativa.

  • B.

    É preciso aproximar o aluno aos clássicos da filosofia para que apreenda os conteúdos fundamentais da filosofia.

  • C.

    O estudo da história da filosofia é a história de indivíduos atormentados.

  • D.

    O que a história da filosofia ensina é a compreender o tormento, a inquietude por maior conhecimento e reflexão que moveu os filósofos desde a Antiguidade.

Tendo o texto acima como referência, assinale a opção correta acerca da história da filosofia.

  • A.

    A história da filosofia é inútil para o desenvolvimento da reflexão teorética.

  • B.

    A história da filosofia é um passatempo de colecionador de antiguidades.

  • C.

    Para que uma história da filosofia se torne ensino de filosofia é necessária uma relação vital com o clássico.

  • D.

    O historiador da filosofia precisa manter-se neutro na frente dos clássicos.

A partir das idéias apresentadas no texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    O desprezo histórico da filosofia no Brasil é resultado de sua origem na época colonial.

  • B.

    Os filósofos são incapazes de contribuir à solução prática dos problemas de um país em desenvolvimento.

  • C.

    O filósofo, no Brasil, é considerado, pela cultura majoritária, um elemento moderno da cultura, capaz de contribuir com o desenvolvimento do país.

  • D.

    A cultura é interpretada, no Brasil, como prolongamento da conjuntura econômica.

Acerca do assunto abordado no texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    A filosofia não se interessa pelas realidades últimas e pelo sofrimento pelo fim de tudo.

  • B.

    Kublai Kan não é ocidental e, por esse motivo, não se preocupa com o inferno e o final dos tempos e do ser humano.

  • C.

    Aceitar que o inferno são os outros e viver estoicamente resignado é a única atitude filosófica possível.

  • D.

    A filosofia pode ser pensada como uma busca por distinguir, no meio do inferno, sinais de esperança.

A partir das idéias desenvolvidas no texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    O poder pastoral, conceito elaborado por Foucault em seus escritos mais recentes, revela-se como modelo para a atuação do professor de filosofia.

  • B.

    O poder pastoral é a forma de poder que irá estruturar as tecnologias, os dispositivos do Estado moderno.

  • C.

    O ensino de filosofia, por meio de modalidades leves e participativas, deve visar o controle absoluto do educando.

  • D.

    O professor deve ganhar a confiança do aluno para que possa depois ensinar-lhe a necessidade do sacrifício.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...