Questões sobre Geral

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Assinale alternativa que expressa as idéias do texto acima.

  • A.

    A razão é plenamente suficiente para as avaliações morais e para a escolha da ação mais adequada à realização dos fins.

  • B.

    Quando se trata de escolhas morais, o sentimento é ao mesmo tempo o único critério de opção e o único instrumento de ação.

  • C.

    A razão e o sentimento se opõem um ao outro de modo absoluto e assim não podem estar ambos presentes na vida moral.

  • D.

    A virtude promove o bem e o vício conduz ao mal, independente da interferência da razão e do sentimento.

  • E.

    A razão nos informa acerca da utilidade das ações e o sentimento aprova ou desaprova essas ações na medida em que se mostrem conformes à realização da felicidade.

No contexto geral da filosofia crítica de Kant, a imortalidade da alma é

  • A.

    apenas um dogma da religião.

  • B.

    um postulado da razão pura prática.

  • C.

    uma especulação metafísica comprovadamente falsa.

  • D.

    uma proposição teórica demonstrável pelo entendimento.

  • E.

    uma hipótese experimental da psicologia.

O juízo de gosto, em Kant, tem como características:

  • A.

    ser singular e ter universalidade subjetiva.

  • B.

    ser interessado e ter universalidade objetiva.

  • C.

    ter interesse prático e ser particular.

  • D.

    ser desinteressado e ter universalidade objetiva.

  • E.

    ser interessado e ser um juízo estético.

Com as perguntas O que posso saber? e O que devo fazer? Kant caracteriza interesses da razão, que são, respectivamente:

  • A.

    metafísico e teológico.

  • B.

    antropológico e científico.

  • C.

    teórico e prático.

  • D.

    científico e religioso.

  • E.

    estético e psicológico.

Segundo a Enciclopédia das Ciências Filosóficas, de Hegel, a arte

  • A.

    é uma das figuras do espírito absoluto.

  • B.

    é uma das figuras do espírito subjetivo.

  • C.

    é uma das figuras do espírito objetivo.

  • D.

    não é uma figura do espírito.

  • E.

    é um mero dado da intuição.

Na visão positivista de Augusto Comte, o espírito humano passa por três estágios em seu desenvolvimento. O estágio mais avançado é o

  • A.

    mitológico.

  • B.

    científico.

  • C.

    metafísico.

  • D.

    teológico.

  • E.

    fictício.

"Toda arte, toda filosofia, pode ser considerada como meio de cura e de auxílio a serviço da vida que cresce, que combate: pressupõe sempre sofrimento e sofredores. Mas há duas espécies de sofredores, primeiro os que sofrem de abundância de vida, que querem uma arte dionisíaca e, do mesmo modo, uma visão e compreensão trágicas da vida – e depois os que sofrem de empobrecimento de vida, que procuram por repouso, quietude, mar liso, redenção de si mesmo pela arte e pelo conhecimento, ou então a embriaguez, o espasmo, o ensurdecimento, o delírio".

Essa passagem, extraída de A Gaia Ciência, de Nietzsche, evoca a relação do autor com o trágico e o dionisíaco. A mesma relação foi tratada em outro livro de Nietzsche, O Nascimento da Tragédia.

Assinale a alternativa que expõe corretamente algum aspecto dessa relação em algum dos livros.

  • A.

    Em A Gaia Ciência, tal relação implica necessariamente assumir um pessimismo romântico.

  • B.

    Em O Nascimento da Tragédia, tal relação é pensada exclusivamente a partir da metafísica de Schopenhauer.

  • C.

    Em ambos os livros, tal relação mantém o mesmo vínculo com a noção de apolíneo.

  • D.

    Em A Gaia Ciência, tal relação é pensada como teorização da música de Wagner.

  • E.

    Em ambos os livros, tal relação funciona como critério para valores estéticos.

Assinale a alternativa que expressa as idéias do texto acima.

  • A.

    Como a única forma possível de filosofar é um exercício puramente conceitual, haverá sempre uma disputa interminável entre diferentes sistemas montados a partir de diversas combinatórias de conceitos, todas formalmente coerentes.

  • B.

    A única saída para os conflitos insolúveis que se dão entre as filosofias elaboradas segundo uma dialética pura é a renúncia ao exercício das faculdades de concepção e de raciocínio.

  • C.

    É da própria natureza da filosofia que um sistema suscite o surgimento de outro que se lhe opõe.

  • D.

    Como conceito e percepção se opõem, o único método possível para a filosofia passa exclusivamente pela elaboração conceitual.

  • E.

    Se utilizarmos não apenas o formalismo conceitual, mas também a percepção, ampliada e dilatada, encontraremos um critério real para decidir entre as possibilidades de conhecimento e, assim, chegar à verdade.

Sobre a moral de nobres e moral de escravos, na Genealogia da Moral, de Nietzsche, pode-se dizer que, segundo o autor,

  • A.

    a confluência de ambas se dá uma moral prescritiva.

  • B.

    a moral de escravos é fruto do ressentimento.

  • C.

    a moral dos nobres é uma redenção cristã.

  • D.

    a moral dos nobres se constrói por oposição à moral dos escravos.

  • E.

    a moral de escravos é ativa no seu fundamento.

Para Pierre Duhem, "o físico nunca pode submeter ao controle da experiência uma hipótese isolada, mas somente todo um conjunto de hipóteses; quando a experiência está em desacordo com as suas previsões, ela lhe ensina que pelo menos uma das hipóteses que constituem esse conjunto está errada e deve ser modificada, mas ela não lhe mostra aquela que deve ser modificada". Essa abordagem da confirmação empírica pode ser adequadamente caracterizada como

  • A.

    dedutiva.

  • B.

    narrativa.

  • C.

    probabilista.

  • D.

    reducionista.

  • E.

    genealógica.

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