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Assinale a afirmação correta quanto ao conhecimento em Descartes.
As percepções sensíveis são fundamento do conhecimento.
O instrumento privilegiado do conhecimento é o silogismo.
O preceito de clareza e distinção é a primeira regra do método de conhecimento.
A união substancial é critério de objetividade.
O paradigma de conhecimento é a lógica formal.
Na quarta parte do Discurso do Método, dentre as características da essência de Deus listadas, a mais genérica é a
eternidade.
onisciência.
onipotência.
perfeição.
imutabilidade.
Nas Meditações, Descartes apresenta o exemplo do pedaço de cera, que sofre modificações ao aproximar-se do fogo. Uma das conclusões obtidas nessa análise de Descartes é que
a quantidade de movimento na matéria nem sempre se conserva.
todo corpo é uma substância pensante.
a natureza da cera é conhecida apenas pelos sentidos exteriores.
a concepção que se tem da cera realiza-se na faculdade da imaginação.
só concebemos os corpos pelo entendimento.
Indique a conjunção de características que define o conhecimento em Leibniz.
Realismo; atomismo; ceticismo.
Inatismo; determinismo; finalismo.
Contingência; empirismo; criticismo.
Imaterialismo; ocasionalismo; convencionalismo.
Dialética; materialismo; logicismo.
Assinale a definição correta de idéia segundo Locke.
Idéia é sempre uma intuição intelectual.
Idéia é uma representação metafísica da realidade.
Idéia é conhecimento virtual presente no espírito.
Idéia é tudo que se encontra na mente.
Idéia é representação inata que possibilita o conhecimento.
A alternativa que expressa as idéias expostas no texto é:
A sociedade civil consiste na união de homens livres por natureza, para que todos em conjunto possam melhor desfrutar de suas propriedades.
Somente quando unidos numa sociedade civil os homens podem desfrutar da liberdade.
É o poder vigente na sociedade civil que institui a propriedade, razão pela qual deve prover os meios de sua preservação e proteção.
Liberdade e propriedade não existem no estado de natureza, e essa seria a principal razão que levaria os homens a unir-se na sociedade civil.
Os laços que unem os indivíduos na sociedade civil provêm de mecanismos de coerção, e não da livre concordância de todos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre a Teoria do Valor, Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx possuem os seguintes postulados:
I. A Teoria de valor de Adam Smith conclui que o valor do produto era a soma de três componentes: o salário, os lucros e os aluguéis.
II. Ricardo fazia distinção entre a noção de valor e a noção de riqueza. O Valor era considerado como a quantidade de trabalho necessária à produção do bem, contudo, não dependia da abundância, mas sim do maior ou menor grau de dificuldade na sua produção. Já a riqueza era entendida como os bens que as pessoas possuem, bens que eram necessários, úteis e agradáveis.
III. Marx alterou alguns fundamentos da Economia Clássica, estabelecendo uma distinção entre valor de uso e valor de troca: Valor de uso: Representa a utilidade que o bem proporciona à pessoa que o possui; Valor de troca: Este exige um valor de uso, mas não depende dele.
Estão corretos os itens:
I, II e III.
I e II, somente.
II e III, somente.
I e III, somente.
Considere estas afirmações:
I. Uma idéia não pode ser causa de outra idéia.
II. As idéias dos sentidos independem da vontade de quem as percebe.
III. Toda idéia deve ter uma causa.
IV. A mente pode ser ativa e passiva.
Considerando-se a doutrina de Berkeley, estão pressupostas nesse raciocínio, dentre as afirmações acima, apenas
I e II.
I e III.
II e III.
III e IV.
I e IV.
Assinale a afirmação que está em conflito com o texto supracitado.
Toda impressão é percepção.
Toda idéia é percepção.
A diferença entre impressão e idéia é de grau.
Toda percepção é impressão.
Toda sensação é impressão.
Assinale a alternativa que expressa as idéias desse texto.
Governo e sociedade civil são absolutamente necessários para que haja paz e harmonia entre os homens.
Os homens podem, no estado atual de suas faculdades mentais, estabelecer naturalmente relações baseadas na paz e na harmonia.
Os homens necessitam de governo e sociedade política porque não são suficientemente inteligentes para perceberem por si mesmos a utilidade da justiça, da eqüidade, da paz e da harmonia como o interesse de cada um e de todos.
O homem, por natureza, jamais poderia exercer a sua liberdade e ao mesmo tempo viver em paz e harmonia com os demais.
Os homens são suficientemente sagazes para fazerem conciliar sempre a liberdade individual e o interesse geral.
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