Questões sobre Geral

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Essa é uma das principais teses do estoicismo.

Considere agora estas afirmações:
I. O mundo é um ser vivo, racional, animado e inteligente.
II. As naturezas dos homens são partes da natureza do todo.
III. Deus é causa do movimento do mundo.
IV. Corpo e alma se relacionam de modo incognoscível ao homem.
V. A alma humana é um fragmento da alma do Mundo.

Dentre as afirmações acima, fornecem fundamentação metafísica para a citada tese de Zenão apenas

  • A.

    I, III e V.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    II, IV e V.

  • D.

    I, II e V.

  • E.

    I, II e IV.

Assinale o conceito aristotélico que fundamenta essas características da poesia.

  • A.

    Reprodução.

  • B.

    Verificação.

  • C.

    Versificação.

  • D.

    Argumentação.

  • E.

    Imitação.

Em virtude dessa descoberta do cético pirrônico, assinale qual deverá ser seu procedimento para manter-se no estado de tranqüilidade.

  • A.

    Afirmar que as coisas são como aparecem.

  • B.

    Negar que as coisas são como aparecem.

  • C.

    Opor a todo argumento um argumento igual.

  • D.

    Manter-se em absoluto silêncio e completamente inativo.

  • E.

    Recusar-se a reconhecer os dados sensíveis.

Assinale a afirmação que está em conflito com os comentários acima.

  • A.

    Não há diferença natural entre o justo e o injusto.

  • B.

    Existe um bem natural.

  • C.

    Ninguém é naturalmente justo.

  • D.

    Natureza e lei se complementam.

  • E.

    A lei reprime as paixões.

Assinale a afirmação que expressa o conteúdo do texto.

  • A.

    O conhecimento da unidade nos corpos é obtido pela observação dos mesmos.

  • B.

    A unidade dos corpos é um elemento intelectual do conhecimento que somente pode estar presente no espírito.

  • C.

    A unidade dos corpos é conhecida ao examinarmos como eles se situam em termos de espaço e tempo.

  • D.

    Não há unidade dos corpos, mas apenas pluralidade e diversidade.

  • E.

    A unidade dos corpos depende do ponto de vista que assumimos em relação a eles.

A afirmação que expressa o conteúdo do texto é:

  • A.

    Na hierarquia proposta por Santo Agostinho, o intelecto é superior aos sentidos e essa superioridade deve servir de critério para julgarmos as coisas e os acontecimentos.

  • B.

    A sucessão temporal das coisas particulares é o que deve sobretudo reter nossa atenção quando desejamos conhecer a verdade.

  • C.

    Como cada coisa possui a sua particularidade no espaço e no tempo, devemos conhecer as coisas de modo separado da totalidade.

  • D.

    O objeto do amor humano deve ser buscado na diversidade das coisas temporais.

  • E.

    Não existe qualquer critério superior às coisas singulares a partir do qual possamos avaliá-las.

Assinale, dentre as afirmações a seguir, aquela que expressa a concepção de causalidade em Tomás de Aquino.

  • A.

    Tudo ocorre por intermédio de causas naturais e de acordo com o encadeamento físico das causas e efeitos, por meio do qual podemos conhecer os modos pelos quais se constituem os eventos, sem recorrer a qualquer causa extranatural.

  • B.

    Deus, como criador do universo, é a única causa atuante, qualquer que seja o gênero de eventos ou relações, de modo que o conhecimento de qualquer efeito no mundo supõe que o relacionemos diretamente com Deus como causa primeira e única.

  • C.

    Nosso conhecimento, devido às suas limitações, não alcança qualquer relação de causalidade e assim nada podemos saber acerca de como se determinam os eventos do mundo.

  • D.

    As causas são entidades ideais que só existem na mente.

  • E.

    Deus é a causa primeira de tudo que existe, o que não impede que exista um sistema de causalidade segunda, a partir do qual podemos conhecer, de maneira relativamente autônoma, o sistema do mundo existente.

Assinale a afirmação que expressa a doutrina da alma em Tomás de Aquino.

  • A.

    A alma é a forma do corpo, entendendo-se por isso uma funcionalidade biopsíquica que não sobrevive ao corpo.

  • B.

    A alma é forma substancial do corpo, portanto sua essência, e essa diferença autoriza a afirmar a imortalidade da alma.

  • C.

    Alma e corpo são completamente distintos a ponto de não podermos compreender como estariam unidos na condição atual do homem.

  • D.

    O que chamamos de alma é apenas a função intelectiva da matéria.

  • E.

    A alma é imanente ao corpo no sentido de uma forma que tão-somente organiza a matéria.

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a concepção de conhecimento em Tomás de Aquino.

  • A.

    Conhecemos todas as coisas exclusivamente em Deus e por Deus.

  • B.

    O conhecimento é exercido pela alma e, portanto, é exclusivamente intelectual ou conceitual.

  • C.

    Devido à nossa condição sensível, estamos restritos unicamente ao conhecimento empírico.

  • D.

    O processo de conhecimento inclui primeiramente a percepção sensível e depois a abstração intelectual.

  • E.

    Qualquer conhecimento verdadeiro só pode ser fornecido pela fé.

O método científico, tal como caracterizado por Galileu, consiste basicamente em

  • A.

    experiências sensatas e demonstrações necessárias.

  • B.

    induções por enumeração e argumentos transcendentais.

  • C.

    intuições evidentes e silogismos categóricos.

  • D.

    amostragens aleatórias e inferências estatísticas.

  • E.

    observações diretas e cálculo diferencial e integral.

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