Questões de Filosofia da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

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Cassirer afirma que o círculo funcional do homem sofreu uma mudança qualitativa graças à aquisição de um sistema simbólico que lhe proporciona novos meios de adaptação. A questão é saber como Cassirer pôde diferenciar o homem dos animais, se ele mesmo reconhece também a existência de um comportamento simbólico em todo o reino animal. A razão deve-se, segundo ele, a uma distinção entre sinais e símbolos, na medida em que

  • A. há uma diferença entre a linguagem proposicional dos homens e uma linguagem carente de significação própria dos animais.
  • B. os sinais são "designadores" e os símbolos são "operadores".
  • C. os sinais têm um valor funcional e os símbolos têm uma constituição meramente física.
  • D. os sinais têm um caráter generalizador e os símbolos, um caráter particularizador.

A filosofia não pode analisar todas as formas individuais de cultura, uma vez que tem como propósito uma visão sintética universal. Ainda que reconheça a diversidade da produção cultural, Cassirer concebe essa possibilidade. Segundo o autor, para alcançar tal propósito é necessário:

  • A. investigar os elementos conteudísticos que caracterizam cada cultura em particular.
  • B. proceder a uma redução das culturas mais primitivas ao modelo de cultura mais desenvolvido.
  • C. adotar uma unidade de ação e um processo criador, visando um fim comum, e não efeitos e produtos.
  • D. distinguir mito de religião, de filosofia e de ciência, e operar uma síntese geral das respectivas áreas de cultura, em particular.

Considerando que o problema cosmológico foi a primeira preocupação dos filósofos gregos, Mondolfo concebe, como Werner Jaeger, que, a rigor, trata-se antes de uma projeção dos problemas de ordem antropológica para o universo físico, baseando-se no argumento de que tal fato se deve ao (à):

  • A. projeção antropomórfica de figuras para a ordem natural.
  • B. reconhecimento do predomínio do caos reinante tanto na sociedade humana quanto no universo.
  • C. hipótese de que os astros movimentam-se livremente, como os homens em suas ações individuais.
  • D. transferência de todo o conjunto de conceitos tomados de empréstimo da ordem jurídica para o acontecer natural.

Sendo o conhecimento uma determinação do sujeito pelo objeto, de acordo com Hessen, é lícito afirmar que o sujeito

  • A. deixa-se conduzir de modo receptivo e passivo diante do objeto.
  • B. conduz-se de modo receptivo, mas ativo em relação ao objeto.
  • C. procede tanto ativa como passivamente frente ao objeto.
  • D. é impregnado pelo objeto no ato cognitivo.

Ao afirmar que a verdade é a correspondência entre a idéia e o ideado, os filósofos modernos querem dizer que a idéia é

  • A. uma cópia da própria coisa conhecida.
  • B. uma representação duplicada de si mesma.
  • C. produto exclusivo de um ato intelectual, como é o ideado.
  • D. reprodução da estrutura e das relações internas do objeto.

Por meio da descrição fenomenológica do conhecimento, pretende-se, de acordo com Hessen,

  • A. investigar o processo cognitivo enquanto fenômeno psíquico.
  • B. apreender a essência geral do fenômeno concreto do conhecimento.
  • C. observar as relações entre os processos cognitivos e os psíquicos.
  • D. abordar o fenômeno do conhecimento do ponto de vista histórico-fenomenológico.

O conjunto das obras aristotélicas sobre lógica recebeu o nome de Órganon. Tal designação devese ao fato de a lógica ser entendida como

  • A. instrumento do pensamento que se presta para dirigi-lo corretamente.
  • B. argumentação destinada a produzir a persuasão do discurso retórico
  • C. exercício direto e imediato do pensamento tendo em vista o conhecimento verdadeiro.
  • D. atividade intelectual exercida com a finalidade de superar as contradições do discurso retórico.

O princípio do terceiro excluído, um dos princípios da lógica clássica, diz:

  • A. uma proposição é sempre igual a si mesma e não a uma terceira.
  • B. uma terceira proposição não pode ser inferida de duas primeiras.
  • C. uma proposição é idêntica a si, excluída a possibilidade de inferência de uma terceira.
  • D. dadas duas proposições constituídas pelos mesmos sujeitos e predicados, sendo uma afirmativa e a outra negativa, ambas não podem ser verdadeiras.

A concepção lógico-metodológica de Popper sobre a teoria científica adota a falseabilidade como critério de avaliação de cientificidade das teorias. Para o autor, uma teoria será considerada científica quando

  • A. for passível de falseamento e resistir a esse procedimento.
  • B. for falseada apenas por alguns fatos e permanecer válida para os demais casos.
  • C. não for suscetível de ser falseada, por ser considerada consistente pelos cientistas.
  • D. apenas uma parte for submetida à prova de falseamento, e as demais forem consideradas satisfatórias pela comunidade científica.

A Física moderna diferencia-se da Física aristotélica por considerar a natureza um (uma)

  • A. complexo de corpos formados por proporções diferentes de movimento e de repouso, submetidos à relação de causalidade sem finalidade e passíveis de quantificação.
  • B. conjunto de corpos dotados de qualidades observadas pela experiência, cujas leis obedecem às diferenças dos corpos segundo sua substância.
  • C. conjunto hierarquizado de seres cujos lugares naturais são determinados pelo modelo científico.
  • D. unidade complexa de corpos, suscetíveis de serem observados no espaço heterogêneo em sua identidade imutável por meio de um procedimento algébrico.
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