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É exemplo de juízo analítico:
Todo homem é mortal.
Sócrates é filósofo.
Chove torrencialmente.
Corpos têm extensão.
Gosto de vinho.
É correto afirmar que os autores (X e Y) a que Foucault se refere têm como perspectiva teórica comum o
materialismo dialético.
empirismo-lógico.
estruturalismo.
pós-estruturalismo.
funcionalismo.
O fogo vive a morte da terra e o ar vive a morte do fogo; a água vive a morte do ar e a terra a da água.
Este excerto deve ser interpretado como um exemplo
da dialética ascendente de Platão, que parte da imagem para chegar à essência ou à idéia do ser.
da noção heraclitiana de um fogo primordial como princípio do devir do cosmos.
das perspectivas relativistas dominantes entre os sofistas contemporâneos de Sócrates.
da perspectiva empirista que caracteriza os escritos de Aristóteles.
da perspectiva epicurista, que valoriza simultaneamente a alma e os sentidos.
No parágrafo acima, a autora
descreve a noção kantiana de liberdade como autonomia da vontade, ou seja, como regra que cada indivíduo dá a si mesmo.
contrasta as noções de liberdade em Hobbes e Rousseau, privilegiando a visão política deste último.
ressalta a inovação que representa a noção cristã de liberdade em relação à tradição grega.
descreve a noção generalizada a partir da modernidade que identifica liberdade com a vitória da vontade sobre o desejo.
apresenta a noção de liberdade como uma experiência política cujo domínio não era a consciência, mas a esfera pública.
No plano do humano [...] o filósofo é o condutor. O mantenedor da justiça que deve reinar. E não tanto o que mantém a justiça quanto aquele que conduz os homens à justiça [...] à autonomia espiritual que é a consciência da relatividade do mundo sensível.
É correto afirmar que, nesse excerto, Franklin L. e Silva tem como referência a visão
relativista dos sofistas e seu projeto político.
platônica do papel do filósofo.
agostiniana do compromisso do filósofo com a transcendência.
kantiana do papel da filosofia para o esclarecimento e a autonomia.
de A. Schopenhauer sobre a missão do filósofo.
O que há de fundamental e básico [neste caso] é a constituição reflexiva do poder da razão de representar, na instância da subjetividade, a realidade naquilo que ela tem de objetivo.
E com isso se fundamenta metafisicamente a apreensão lógico-matemática do real. É correto afirmar que, no parágrafo acima, Franklin L. e Silva refere-se à
importância da filosofia de Bacon para o desenvolvimento da ciência moderna.
gênese da filosofia analítica e de sua crítica às concepções correntes de linguagem.
importância da filosofia da A. Comte para a posterior constituição do empirismo-lógico.
concepção cartesiana de conhecimento que marca o pensamento moderno.
visão da Escola de Frankfurt acerca das relações entre sujeito e conhecimento.
Ao pensar o ensino de filosofia a partir dessa perspectiva, Favaretto destaca que
todo aluno está apto a filosofar, já que se trata, fundamentalmente, de um exercício de retórica.
a vivência dos alunos e o debate sobre suas ideologias constituem o ponto de partida de qualquer projeto atual de ensino de filosofia.
os alunos, através da leitura e da interpretação filosófica, educam-se para o domínio desta linguagem.
perdemos por completo a noção da história da filosofia como uma evolução na busca da verdade, restando-nos apenas a abordagem temática.
a filosofia deve progressivamente voltar-se para o desenvolvimento das competências da retórica e da expressão lingüística.
É correto afirmar que, de acordo com a autora,
a educação deve restaurar os métodos tradicionais de ensino a fim de resgatar o valor da autoridade.
o desafio da educação contemporânea é traduzir em recursos midiáticos a tradição da filosofia.
o diálogo entre a tradição e o mundo da mídia representa a grande oportunidade de renovação dos métodos escolares.
enquanto a educação não superar seus métodos tradicionais, ela não trará inteligibilidade para o mundo da mídia contemporânea.
o valor da tradição humanista em educação reside no seu potencial formador de um espírito capaz de pensar o presente.
Todos os filósofos têm em si o defeito comum de partirem do homem do presente e acreditarem chegar ao alvo por uma análise dele. Sem querer, paira diante deles 'o homem', como uma aeterna veritas, como algo que permanece igual em todo torvelino, como uma medida segura das coisas. Tudo o que o filósofo enuncia sobre o homem, entretanto, nada mais é, no fundo, do que um testemunho sobre o homem de um espaço de tempo muito limitado. Falta de sentido histórico é o defeito hereditário de todos os filósofos.
É correto afirmar que a citação acima apresenta uma visão bastante característica
do jusnaturalismo dos séculos XVII e XVIII.
do pensamento sofístico de Protágoras.
do materialismo histórico e dialético de Marx.
do iluminismo kantiano.
do perspectivismo de Nietzsche.
O mito da caverna (Platão, A República) descreve um grupo de pessoas que viveu durante toda a vida confinado em uma caverna, preso por grilhões, vendo a vida apenas por sombras refletidas por um facho de luz. Um dos integrantes do grupo constrói uma ferramenta capaz de romper suas amarras para ver o mundo tal como era. Seu encantamento com a descoberta é grande, percebendo que passou seus dias vendo o mundo por meio de sombras e não como era de fato. Decide, então, que só voltaria a habitar a caverna se lhe obrigassem.
A dialética INCORRETA apresentada nesta alegoria é:
movimento ascendente de libertação do nosso olhar que nos libera da cegueira para vermos a luz das idéias.
a contradição que nos revela um sujeito que se manifesta e se transforma pela contradição de seus predicados.
a única maneira pela qual podemos alcançar a realidade e a verdade como movimento interno da contradição.
o movimento pelo qual indaga-se permanentemente a realidade.
a única maneira pela qual não podemos alcançar a realidade e a verdade como movimento interno da contradição.
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