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Com relação ao Círculo de Viena, assinale a alternativa incorreta.
Wittgenstein participou do Círculo de Viena na época em que apresentava o Tratado Lógico-Filosófico como tese de doutorado em Cambridge (1929).
O idealismo metafísico deu origem às posições críticas extremadas do Círculo de Viena.
As críticas de Popper ao empirismo radical trataram apenas de um dos dois aspectos problemáticos do positivismo lógico.
Popper criticou o positivismo lógico por este levar fatalmente a um solipcismo, à visão exclusiva da perspectiva subjetiva de um indivíduo sobre o mundo.
A concordância de Popper com os adeptos do Círculo concentrava-se na interpretação introspectiva da percepção das coisas.
John Dewey, em Educação e Democracia, reforça seu apelo à educação, entendida como investigação científica, enfatizando a necessidade do pensar reflexivo em educação. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
I Dewey aproveitou-se do método desenvolvido por Charles Sanders Peirce, aplicando-o à ciência, à arte, à lógica e à educação.
II Os estudantes devem tornar-se investigadores, aprendendo a lidar com problemas.
III Dewey distingue o pensamento comum do pensamento reflexivo.
IV O significado das ideias encontra-se, em seu aspecto prático, nos efeitos que exerce sobre o mundo.
V O indivíduo pensante é tão importante quanto a sociedade que questiona.
A quantidade de itens certos é igual a
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Muitos filósofos referem-se ao pensamento como capacidade reflexiva de elaboração crítica; nesse sentido, esse pensamento é bem elaborado e cuidadoso na escolha de critérios e na construção da argumentação. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
O pensamento crítico deve ser permeado por critérios, que são normas ou princípios utilizados para se fazerem julgamentos.
O pensamento crítico baseia-se em habilidades, e estas são conquistadas independentemente de critérios.
As opiniões são matéria-prima para a elaboração das razões, e estas independem de fundamentação para se alcançar o pensamento crítico.
O raciocínio lógico é um empecilho ao pensamento crítico, pelo fato de engessar as formas de pensar.
A dialética é a única fonte favorável ao pensamento crítico.
Muitas foram as tentativas de caracterizar ou definir a Filosofia. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.
I Para Kant, o conhecimento filosófico é o conhecimento racional a partir de conceitos.
II Para Habermas, a Filosofia indica às ciências o seu lugar.
III Para Wittgenstein, a Filosofia deixa tudo como está.
IV Rorty desconfia do conhecimento privilegiado que a Filosofia possa ter.
V Nietzsche afirma que a Filosofia é a passagem do mito para o logos.
A quantidade de itens certos é igual a
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Embora Sartre não tenha construído uma proposta educacional, sua teoria a respeito da liberdade fornece elementos para se estabelecer um paralelo entre a liberdade individual e a responsabilidade do sujeito, em suas ações dentro de um processo educativo. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Como a condição humana naturalmente não inclui liberdade, cabe à escola exercitar os indivíduos nessa prática.
O interesse social é idêntico ao individual; por isso, cabe à escola direcionar as escolhas individuais na busca da melhoria da vida em sociedade.
Por ser livre, o indivíduo jamais poderá adotar a experiência de outros como modelo para sua vida.
O papel da educação é apontar as escolhas para que os indivíduos possam alcançar um caminho seguro a seguir.
Considerando a liberdade individual, não compete à escola papel de orientação moral, a menos que o indivíduo venha solicitar.
Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
A reflexão filosófica é rigorosa porque não pode ser feita de qualquer jeito, dispersa, fragmentada e ametódica.
Uma reflexão filosófica deve ser desenvolvida sem a preocupação de um rigor determinado: basta concordar com as generalizações das ciências.
A profundidade da investigação filosófica não interfere em suas teorias.
Radical é aquele pensamento que não aceita contradições e, por isso, torna-se dogmático.
A ideia de conjunto abarca uma gama de conhecimentos que não se prende a nenhuma fundamentação específica; por isso, cada sujeito pode chegar à conclusão que lhe convier.
Cabe à filosofia da educação explicar e explorar o significado da condição humana no mundo, contribuindo o profissional da educação na formação de uma visão da totalidade do ser humano. Com base na filosofia da educação, assinale a alternativa incorreta.
Os cursos de formação dos profissionais da educação podem perder de vista a exigência de procedimentos rigorosos da ciência na construção do conhecimento do objeto educacional.
Um bom professor deve ter uma sólida formação científica, com visão objetiva da realidade, superando todas as formas ingênuas e superficiais dos dados que constituem a educação.
A apropriação do desenvolvimento de uma consciência social e sensível às condições políticas de sua atividade faz parte da formação filosófica do educador.
A visão de um projeto antropológico de educação passa pela formação filosófica do educador.
A educação, como prática de intervenção social, exige metodologias específicas que possam torná-la eficaz no alcance de seus objetivos.
Para Schopenhauer, a causa e a essência do mundo estão na vontade de viver, e a consciência não passa de um serviço sacrificado dessa vontade. Relacionando esse pensamento com a teoria da arte do filósofo, assinale a alternativa correta.
A vontade é que impulsiona o artista em sua produção; por isso, a arte sempre é inconsciente.
A contemplação estética traz à tona o quando, o porquê e para quê; por isso, é filosófica.
A arte é uma das alternativas que se abrem para o indivíduo para livrá-lo da escravidão.
A percepção dos objetos artísticos traz ao homem, cada vez mais, a consciência de sua condição humana.
A arte é uma representação individual da realidade; por isso, deixa de ser sensorial.
Considerando o texto acima, os nomes tradicionais dessas três leis fundamentais do pensamento são os princípios
de identidade, de não-contradição e do terceiro excluído.
de não-contradição, de caridade e de identidade.
da existência, de identidade e de não-contradição.
do terceiro excluído, de caridade e de identidade.
da abstração, de identidade e de não-contradição.
A respeito das proposições categóricas, sabe-se que é costume usar as letras A, E, I e O como marcadores para as quatro formas típicas dessas proposições: universal afirmativa, universal negativa, particular afirmativa e particular negativa, respectivamente. As proposições categóricas de forma típica começam com uma das expressões: todos, nenhum ou alguns, pois elas têm qualidade (afirmativa ou negativa) e quantidade (universal e particular). Elas compõem-se de quatro partes: o quantificador, o termo sujeito, a cópula (verbo ser afirmado ou negado e flexionado de acordo com o tempo e o modo verbal) e o termo predicado. A partir das proposições categóricas, podem-se fazer inferências imediatas, já que há apenas uma premissa, diferentemente do silogismo, em que se fazem inferências mediatas, pois há mais de uma premissa.
Tendo como base o texto acima, considere as seguintes proposições categóricas, assim interpretadas:
A: Todo professor é inteligente.
E: Nenhum professor é inteligente.
I: Algum professor é inteligente.
O: Algum professor não é inteligente.
Assumindo que I: Algum professor é inteligente é falsa, é correto inferir, imediatamente, que
A é falsa, E e O são indeterminadas.
A é falsa, E é verdadeira e O é indeterminada.
A é verdadeira, E é falsa e O é falsa.
A é verdadeira, E é falsa e O é verdadeira.
A é falsa, E é verdadeira e O é verdadeira.
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