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Estudos antropológicos afirmam que os mitos são muito importantes para a organização cultural dos povos. Nesse sentido, asseguram que os gregos, como qualquer outro povo, acreditavam em seus mitos e que a Filosofia nasceu gradualmente do interior desses mitos. Acerca desse tema, é correto afirmar que
os mitos prendem-se a narrativas passadas para explicar o presente.
a filosofia admite as coisas incompreensíveis.
o mito valoriza, acima de tudo, as contradições.
a Filosofia não se preocupa em explicar como e por que as coisas acontecem na totalidade.
tanto na Filosofia quanto no mito, a autoridade e a credibilidade da explicação se fortalecem na pessoa de quem os expõe.
Embora vivessem em cidades-nação distintas e rivais entre si, os gregos conseguiram desenvolver uma comunidade única de língua, religião e cultura, que foi responsável pelo grande avanço da ciência na Idade Antiga. A genialidade grega foi responsável pelo avanço de diversas áreas do conhecimento, como artes, literatura, música e filosofia. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
No período helenístico, a Filosofia foi utilizada para explicar a origem do mundo e das coisas ao redor.
Os pré-socráticos buscavam um princípio que deveria estar presente em todos os momentos da existência de tudo.
A fase pré-socrática foi marcada pela associação da visão cristã à Filosofia, passando-se a crer mais em soluções individuais que coletivas.
Entre os filósofos do período socrático, estão Marco Aurélio, Sêneca e Diógenes de Sínope.
O período socrático compreende o lapso de tempo desde o final do século III a.C até o séc. II d.C.
Desde Platão e Aristóteles, passou-se a tratar os sofistas como um conjunto de pensadores e técnicos da palavra. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A sofística coloca o homem no centro das atenções e, por isso, consolidou-se como uma das escolas pré-socráticas.
O homem é a medida de todas as coisas é uma das frases mais famosas da sofística criada por Pitágoras.
Protágoras duvida que a virtude possa ser ensinada, enquanto Sócrates entende que sim.
Os sofistas constituem uma escola que provocou determinada corrente de pensamento e influenciou fortemente a Grécia antiga.
Mesmo tendo o homem como tema central, os sofistas não chegam a formar uma escola, pois não adotam uma única linha de pensamento.
Em A Política, Aristóteles afirma que a política está, de certa forma, ligada à moral e que o Estado deve levar o homem à virtude e à felicidade. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
Esse filósofo afirma que as mulheres devem casar-se novas e precisam amamentar seus filhos com o próprio leite, pois isso é saudável e está de acordo com a natureza.
A vida política, dizia esse filósofo, deve ser exercida por todos os cidadãos, especialmente pelos militares e pelos trabalhadores em geral.
O Estagirita procura ressaltar a formação da cidade e a forma como se dá a coesão social e, ao contrário de Platão, ele acredita que a formação de uma comunidade não está na união familiar, mas na reunião de indivíduos.
Com relação aos escravos, Aristóteles cria uma teoria bastante complexa: sua tese parte dos fatores econômicos para a necessidade natural da escravidão.
Para Aristóteles, o escravo é destituído de humanidade, surge de maneira natural, ou seja, existem homens que nasceram para ordenar e outros para obedecer.
A respeito do tema educação em Rousseau, assinale a alternativa correta.
A educação da natureza consiste em aprender com as flores e as outras manifestações naturais; por isso, não há distinção entre natureza e hábito.
Uma educação livresca é mais eficiente que uma educação de fatos, pois as interpretações do preceptor ou dos autores auxiliam o educando no entendimento real dos acontecimentos.
O primeiro papel do educador é proteger o seu aluno das influências da sociedade e dos julgamentos dos outros, para que este possa desenvolver sua própria capacidade de pensar.
Não há como separar a educação da natureza, a educação das coisas e a educação dos homens, pois as três podem ser controladas do mesmo modo.
A educação é uma ciência cujo êxito pode ser provado; por isso, pode ser controlada e previsível para todos os homens.
Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Um escritor não ensina nada a outros escritores, nem a ninguém.
A produção escrita deve ter o caráter de modelar, apresentando algo cada vez mais melhorado aos outros produtores.
Ao escritor, não é necessário repensar sua própria posição no processo de produção: o que mais importa é sua capacidade no uso da criatividade.
A melhor tendência afirma-se independentemente de se mostrar uma atitude a ser seguida.
Nos estudos a respeito de estética de Adorno, constata-se que uma teoria dialética da cultura deve resistir não apenas à dicotomia abstrata entre cultura e vida material, como também à não menos abstrata negação da distinção entre elas. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O conceito de cultura, segundo Adorno, restringe-se ao modo de vida de um determinado povo.
A concepção de cultura como ideologia é comum à doutrina burguesa.
O confronto entre diferentes conceitos de cultura não era valorizado nessa teoria estética.
Falar de cultura independe da abordagem dos sentidos antropológicos ou elitistas que o termo pressupõe.
Nessa teoria, o estudo da cultura tem como fundamento principal a estética kantiana.
Hegel, Marx e Engels foram os filósofos que mais influenciaram as discussões acerca do conceito de ideologia. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A concepção de ideologia de Lenin não influenciou as de Lukács e Gramsci.
Marx defendia um conceito positivo de ideologia.
Com Lênin, o conceito de ideologia direciona-se à consciência política das classes, sobretudo da proletária.
Na obra O Capital, existe um capítulo específico que discute o conceito de ideologia e aborda questões relativas à consciência do proletariado.
Marx concorda com o conceito de ideologia defendido pela hegelianos.
Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.
A ideologia constitui um corpo sistemático de regras que interferem exclusivamente no pensar humano.
A ideologia não se refere aos conflitos sociais e de classe; por isso, assegura a coesão entre os homens.
A naturalização das diferenças sociais não constitui objeto de estudo da ideologia.
A função da ideologia dominante é a de apagar a diferença entre os indivíduos e fornecer aos membros da sociedade uma identidade social.
A ideologia mostra uma realidade como ela realmente é; por isso, não valoriza a práxis.
Acerca desse pensamento, assinale a alternativa correta.
A ideia de exercício de solidão propõe uma contradição que não admite que se ensine ou que se aprenda Filosofia.
Na concepção do autor, o ensino de Filosofia pressupõe o conhecimento da história da Filosofia e dos filósofos como algo imprescindível no processo do filosofar.
Na concepção do autor, o ensino de Filosofia passa pela aprendizagem e pela socialização de conceitos como ferramentas a serviço da resolução de problemas específicos.
O professor ensina, e o aluno aprende: esse é o fundamento que embasa a tese de Gallo.
A Filosofia não deve se preocupar com as respostas, e sim com as perguntas; por isso, os conceitos não precisam ser aprofundados nem solucionar problemas do cotidiano.
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