Questões de Física

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O esquema representa o espectro de radiações eletromagnéticas, em ordem crescente das freqüências. Utilize-o para responder às questões de números 67 a 69.

Observando-se os valores de freqüência cuja radiação tem origem na camada eletrônica ou no núcleo atômico, pode-se estimar que a energia de radiação liberada por uma bomba nuclear, relativamente à liberada pela explosão de uma dinamite é da ordem de

  • A.

    1020 vezes maior.

  • B.

    1015 vezes maior.

  • C.

    1010 vezes maior.

  • D.

    104 vezes maior.

  • E.

    102 vezes maior.

O esquema representa o espectro de radiações eletromagnéticas, em ordem crescente das freqüências. Utilize-o para responder às questões de números 67 a 69.

O efeito fotoelétrico, interpretado há um século por Einstein, ocorre quando a incidência de luz com freqüência suficientemente elevada, arranca elétrons de um metal. Para cada metal há uma energia mínima necessária dessa luz para que o fenômeno ocorra. No caso da platina, por exemplo, o valor dessa energia é de 6,35 eV (elétron-Volt). Assim, para que o efeito fotoelétrico possa ser observado em uma placa de platina, ela deve ser iluminada com luz

(Dado: Constante de Planck h = 4,1.10–15 eV.s)

  • A.

    infravermelha.

  • B.

    vermelha.

  • C.

    branca.

  • D.

    azul.

  • E.

    ultravioleta.

O conhecimento da microestrutura dos materiais possibilita a compreensão de suas propriedades e de seus comportamentos. Em muitos casos, podem ser feitas previsões detalhadas do comportamento do material. A importância desse conhecimento tem levado a um desenvolvimento contínuo de técnicas experimentais, particularmente da microscopia, cujos aumentos máximos têm crescido e as resoluções, melhorado continuamente. Acerca da microscopia óptica, julgue os itens subseqüentes.

A resolução de um microscópio pode ser definida como a menor distância entre dois pontos da amostra que podem ser vistos separadamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre as diferenças essenciais nos danos e riscos provocados por explosões nucleares e explosões químicas convencionais, deve-se destacar que nas nucleares

  • A.

    há liberação de radiações de comprimento de onda muito maior, por isso com maior alcance e penetração na matéria.

  • B.

    há liberação de isótopos radioativos que por muito tempo produzirão efeitos danosos, particularmente sobre os seres vivos.

  • C.

    a quantidade de matéria produzida na explosão é expressivamente maior que nas bombas químicas, provocando danos imediatos muito mais intensos.

  • D.

    há emissão de radiação ultravioleta, enquanto nas de origem química, as radiações são infravermelhas, com efeitos menos duradouros e danosos para os seres vivos.

  • E.

    a radiação liberada permanece na atmosfera local durante longo tempo, ao passo que nas de origem química, a radiação se dissipa em poucas horas.

O conhecimento da microestrutura dos materiais possibilita a compreensão de suas propriedades e de seus comportamentos. Em muitos casos, podem ser feitas previsões detalhadas do comportamento do material. A importância desse conhecimento tem levado a um desenvolvimento contínuo de técnicas experimentais, particularmente da microscopia, cujos aumentos máximos têm crescido e as resoluções, melhorado continuamente. Acerca da microscopia óptica, julgue os itens subseqüentes.

O fenômeno da difração faz com que a imagem formada pela passagem de raios provenientes de uma fonte pontual através de uma lente se reduza a um ponto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tanto as usinas nucleares como as termelétricas convencionais utilizam-se do calor obtido pelo aquecimento de água, para mover turbinas que acionam um gerador elétrico. O que diferencia essencialmente a geração nuclear das demais termelétricas é

  • A.

    o processo de produção de calor utilizado no aquecimento da água.

  • B.

    o processo de conversão de trabalho mecânico em eletricidade.

  • C.

    o uso de vapor a alta pressão para mover as turbinas.

  • D.

    o isolamento do combustível dos demais elementos da usina.

  • E.

    a presença de um condensador para resfriamento da água.

O conhecimento da microestrutura dos materiais possibilita a compreensão de suas propriedades e de seus comportamentos. Em muitos casos, podem ser feitas previsões detalhadas do comportamento do material. A importância desse conhecimento tem levado a um desenvolvimento contínuo de técnicas experimentais, particularmente da microscopia, cujos aumentos máximos têm crescido e as resoluções, melhorado continuamente. Acerca da microscopia óptica, julgue os itens subseqüentes.

A aberração cromática de lentes esféricas é causada pela variação do índice de refração do material da lente com o comprimento de onda da luz.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma bomba atômica, assim como em um reator nuclear para geração de energia elétrica, um núcleo atômico é bombardeado de modo a provocar sua fissão, gerando outros núcleos e liberando grande quantidade de calor. No entanto, uma diferença essencial entre uma bomba e um reator nuclear é

  • A.

    a maior quantidade de elementos radioativos liberados na fissão, na bomba.

  • B.

    o maior número atômico do elemento químico a ser fissionado, na bomba.

  • C.

    a necessidade de maior quantidade de massa do núcleo a ser fissionado, no reator.

  • D.

    a promoção da reabsorção de nêutrons na bomba, e sua contenção no reator.

  • E.

    a quantidade de energia liberada em cada fissão, menor no reator.

O conhecimento da microestrutura dos materiais possibilita a compreensão de suas propriedades e de seus comportamentos. Em muitos casos, podem ser feitas previsões detalhadas do comportamento do material. A importância desse conhecimento tem levado a um desenvolvimento contínuo de técnicas experimentais, particularmente da microscopia, cujos aumentos máximos têm crescido e as resoluções, melhorado continuamente. Acerca da microscopia óptica, julgue os itens subseqüentes.

Em um microscópio óptico, altos valores de abertura numérica da objetiva em geral estão associados a uma pequena profundidade de campo.

  • C. Certo
  • E. Errado

As partículas elementares com as quais se estabelecia o modelo atômico eram (e segundo alguns livros didáticos ainda são) os prótons e nêutrons, no núcleo, e orbitando em torno deste, os elétrons. Hoje, aceita-se um modelo segundo o qual

  • A.

    elétrons continuam sendo vistos como elementares, mas os prótons e nêutrons são constituídos de quarks com cargas fracionárias.

  • B.

    elétrons não são mais vistos como elementares, mas constituídos de outras partículas com cargas fracionárias, os quarks.

  • C.

    fora do núcleo, além dos elétrons que continuam sendo vistos como elementares, há novas partículas elementares, os quarks.

  • D.

    prótons e nêutrons continuam sendo vistos como elementares, mas além deles há no núcleo os quarks, partículas também elementares.

  • E.

    prótons, nêutrons e elétrons não são mais vistos como elementares, mas todos são constituídos de quarks, estes sim, partículas elementares.

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