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O esquema representa o espectro de radiações eletromagnéticas, em ordem crescente das freqüências. Utilize-o para responder às questões de números 67 a 69.
Observando-se os valores de freqüência cuja radiação tem origem na camada eletrônica ou no núcleo atômico, pode-se estimar que a energia de radiação liberada por uma bomba nuclear, relativamente à liberada pela explosão de uma dinamite é da ordem de
1020 vezes maior.
1015 vezes maior.
1010 vezes maior.
104 vezes maior.
102 vezes maior.
O esquema representa o espectro de radiações eletromagnéticas, em ordem crescente das freqüências. Utilize-o para responder às questões de números 67 a 69.
O efeito fotoelétrico, interpretado há um século por Einstein, ocorre quando a incidência de luz com freqüência suficientemente elevada, arranca elétrons de um metal. Para cada metal há uma energia mínima necessária dessa luz para que o fenômeno ocorra. No caso da platina, por exemplo, o valor dessa energia é de 6,35 eV (elétron-Volt). Assim, para que o efeito fotoelétrico possa ser observado em uma placa de platina, ela deve ser iluminada com luz
(Dado: Constante de Planck h = 4,1.10–15 eV.s)
infravermelha.
vermelha.
branca.
azul.
ultravioleta.
O conhecimento da microestrutura dos materiais possibilita a compreensão de suas propriedades e de seus comportamentos. Em muitos casos, podem ser feitas previsões detalhadas do comportamento do material. A importância desse conhecimento tem levado a um desenvolvimento contínuo de técnicas experimentais, particularmente da microscopia, cujos aumentos máximos têm crescido e as resoluções, melhorado continuamente. Acerca da microscopia óptica, julgue os itens subseqüentes.
A resolução de um microscópio pode ser definida como a menor distância entre dois pontos da amostra que podem ser vistos separadamente.
Física - Física Atômica e Nuclear - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Entre as diferenças essenciais nos danos e riscos provocados por explosões nucleares e explosões químicas convencionais, deve-se destacar que nas nucleares
há liberação de radiações de comprimento de onda muito maior, por isso com maior alcance e penetração na matéria.
há liberação de isótopos radioativos que por muito tempo produzirão efeitos danosos, particularmente sobre os seres vivos.
a quantidade de matéria produzida na explosão é expressivamente maior que nas bombas químicas, provocando danos imediatos muito mais intensos.
há emissão de radiação ultravioleta, enquanto nas de origem química, as radiações são infravermelhas, com efeitos menos duradouros e danosos para os seres vivos.
a radiação liberada permanece na atmosfera local durante longo tempo, ao passo que nas de origem química, a radiação se dissipa em poucas horas.
O conhecimento da microestrutura dos materiais possibilita a compreensão de suas propriedades e de seus comportamentos. Em muitos casos, podem ser feitas previsões detalhadas do comportamento do material. A importância desse conhecimento tem levado a um desenvolvimento contínuo de técnicas experimentais, particularmente da microscopia, cujos aumentos máximos têm crescido e as resoluções, melhorado continuamente. Acerca da microscopia óptica, julgue os itens subseqüentes.
O fenômeno da difração faz com que a imagem formada pela passagem de raios provenientes de uma fonte pontual através de uma lente se reduza a um ponto.
Física - Física Atômica e Nuclear - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Tanto as usinas nucleares como as termelétricas convencionais utilizam-se do calor obtido pelo aquecimento de água, para mover turbinas que acionam um gerador elétrico. O que diferencia essencialmente a geração nuclear das demais termelétricas é
o processo de produção de calor utilizado no aquecimento da água.
o processo de conversão de trabalho mecânico em eletricidade.
o uso de vapor a alta pressão para mover as turbinas.
o isolamento do combustível dos demais elementos da usina.
a presença de um condensador para resfriamento da água.
O conhecimento da microestrutura dos materiais possibilita a compreensão de suas propriedades e de seus comportamentos. Em muitos casos, podem ser feitas previsões detalhadas do comportamento do material. A importância desse conhecimento tem levado a um desenvolvimento contínuo de técnicas experimentais, particularmente da microscopia, cujos aumentos máximos têm crescido e as resoluções, melhorado continuamente. Acerca da microscopia óptica, julgue os itens subseqüentes.
A aberração cromática de lentes esféricas é causada pela variação do índice de refração do material da lente com o comprimento de onda da luz.
Física - Física Atômica e Nuclear - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Em uma bomba atômica, assim como em um reator nuclear para geração de energia elétrica, um núcleo atômico é bombardeado de modo a provocar sua fissão, gerando outros núcleos e liberando grande quantidade de calor. No entanto, uma diferença essencial entre uma bomba e um reator nuclear é
a maior quantidade de elementos radioativos liberados na fissão, na bomba.
o maior número atômico do elemento químico a ser fissionado, na bomba.
a necessidade de maior quantidade de massa do núcleo a ser fissionado, no reator.
a promoção da reabsorção de nêutrons na bomba, e sua contenção no reator.
a quantidade de energia liberada em cada fissão, menor no reator.
O conhecimento da microestrutura dos materiais possibilita a compreensão de suas propriedades e de seus comportamentos. Em muitos casos, podem ser feitas previsões detalhadas do comportamento do material. A importância desse conhecimento tem levado a um desenvolvimento contínuo de técnicas experimentais, particularmente da microscopia, cujos aumentos máximos têm crescido e as resoluções, melhorado continuamente. Acerca da microscopia óptica, julgue os itens subseqüentes.
Em um microscópio óptico, altos valores de abertura numérica da objetiva em geral estão associados a uma pequena profundidade de campo.
Física - Física Atômica e Nuclear - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
As partículas elementares com as quais se estabelecia o modelo atômico eram (e segundo alguns livros didáticos ainda são) os prótons e nêutrons, no núcleo, e orbitando em torno deste, os elétrons. Hoje, aceita-se um modelo segundo o qual
elétrons continuam sendo vistos como elementares, mas os prótons e nêutrons são constituídos de quarks com cargas fracionárias.
elétrons não são mais vistos como elementares, mas constituídos de outras partículas com cargas fracionárias, os quarks.
fora do núcleo, além dos elétrons que continuam sendo vistos como elementares, há novas partículas elementares, os quarks.
prótons e nêutrons continuam sendo vistos como elementares, mas além deles há no núcleo os quarks, partículas também elementares.
prótons, nêutrons e elétrons não são mais vistos como elementares, mas todos são constituídos de quarks, estes sim, partículas elementares.
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